Questões de Concurso Sobre funções da linguagem: emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética. em português

Foram encontradas 1.142 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3299415 Português
Em relação à intencionalidade do gênero textual utilizado na questão anterior, pode-se afirmar precipuamente que é:
Alternativas
Q3299139 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Descoberta no sistema imunológico viabiliza novos antibióticos


Uma nova parte do sistema imunológico foi descoberta, e é uma mina de ouro para potenciais antibióticos, de acordo com cientistas.

Pesquisadores em Israel mostraram que uma parte do corpo conhecida por reciclar proteínas possui um modo secreto que libera um arsenal de substâncias químicas, eliminando bactérias.

Eles afirmam que isso transforma nossa compreensão de como estamos protegidos contra infecções e oferece uma nova fonte para a busca de antibióticos, no esforço para combater o problema crescente das superbactérias resistentes às drogas atuais.

A descoberta gira em torno do proteassoma, uma estrutura minúscula encontrada em todas as células do corpo.

Sua principal função é decompor as proteínas antigas em pedaços menores para que possam ser recicladas e utilizadas na produção de novas proteínas.

No entanto, uma série de experimentos, detalhados na revista científica Nature, revelou que o proteassoma detecta quando uma célula foi infectada por bactérias.

A partir desse momento, ele muda de estrutura e função, passando a transformar as proteínas antigas em armas capazes de romper a camada externa das bactérias para eliminá-las.

"Isso é realmente emocionante, porque nunca soubemos que esse processo ocorria", afirmou Yifat Merbl, do Instituto de Ciência, em Israel.

"Descobrimos um novo mecanismo de imunidade que nos permite ter uma defesa contra infecções bacterianas."

"Esse processo acontece em todo o nosso corpo, em todas as células, e gera uma classe totalmente nova de potenciais antibióticos naturais." 

A equipe de pesquisa adotou um processo que eles chamam de "revirar o lixo" para encontrar esses antibióticos naturais.

Eles testaram essas substâncias em bactérias cultivadas em laboratório e em camundongos com pneumonia e sepse. Os pesquisadores relataram que os resultados foram comparáveis aos de alguns antibióticos já estabelecidos.

Além disso, ao pegarem células em laboratório e desativarem o proteassoma, perceberam que a infecção por bactérias como a Salmonella tornou-se significativamente mais fácil.

"O mais empolgante é que se trata de um processo totalmente desconhecido, pelo qual as moléculas antigermes são produzidas dentro de nossas células, o que é profundamente importante e surpreendente", diz Daniel Davis, professor de Imunologia da Universidade no Reino Unido.

No entanto, ele advertiu que transformar essa descoberta em uma nova fonte de antibióticos é uma hipótese que "ainda precisa ser testada" e que esse processo levará tempo.

Estima-se que mais de um milhão de pessoas morram por ano devido a infecções resistentes a medicamentos, como os antibióticos.

Diante desse cenário sombrio, a possibilidade de uma nova fonte de antibióticos traz otimismo para alguns cientistas.

"Em anos anteriores, foi necessário escavar o solo para encontrar novos antibióticos. É incrível pensar que possuímos essas substâncias dentro de nós, e que a questão principal é ter a tecnologia necessária para detectá-las", relata Davis.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cm2nvk7ypymo.adaptado. 
A linguagem é um sistema de comunicação que permite a expressão de pensamentos, emoções e informações por meio de signos e símbolos. Essencial para a interação humana, ela estrutura o conhecimento, influencia a cultura e possibilita a transmissão de ideias ao longo do tempo (MARTINS, 2006).

No texto base intitulado "Descoberta no sistema imunológico viabiliza novos antibióticos", o tipo de linguagem presente é:
Alternativas
Q3289906 Português

Leia o texto a seguir:


Rússia anuncia vacina contra o câncer, e prevê distribuição gratuita em 2025


Avanço tecnológico inclui mRNA e vírus oncolíticos desenvolvidos por centros de pesquisa russos


    A Rússia anunciou o desenvolvimento de uma vacina mRNA contra o câncer, que será disponibilizada gratuitamente aos pacientes no país. Segundo o diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa Radiológica do Ministério da Saúde da Rússia, Andrey Kaprin, o lançamento para uso geral está previsto para o início de 2025. A informação foi divulgada pela agência estatal TASS nesta semana.

    O desenvolvimento é resultado de esforços conjuntos entre centros de pesquisa, incluindo o Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya. De acordo com Alexander Gintsburg, diretor do Gamaleya, os testes pré-clínicos da vacina já demonstraram eficácia na supressão do desenvolvimento de tumores e no potencial controle de metástases.

    A abordagem mRNA utiliza a análise genética individual para criar vacinas personalizadas que programam o sistema imunológico a identificar e destruir células cancerígenas. Esse método analisa o perfil mutacional do tumor (neoantígenos) e projeta vacinas direcionadas, permitindo um combate específico a cada tipo de tumor.

    Além disso, o país estuda uma frente de vacinas oncolítica chamada de EnteroMix, desenvolvida em colaboração com o Instituto Engelhardt. Ela utiliza um conjunto de quatro vírus não patogênicos capazes de destruir células malignas e, ao mesmo tempo, ativar a imunidade antitumoral do paciente. De acordo com o Centro Nacional de Pesquisa Radiológica, os estudos pré-clínicos do EnteroMix já foram concluídos, confirmando sua segurança e eficácia.

    Os cientistas russos informam que os testes clínicos e o recrutamento de pacientes para as fases iniciais do EnteroMix começarão entre o final de 2024 e o início de 2025. Enquanto isso, a vacina mRNA avança para os testes finais de eficácia e deve ser liberada ao público em 2025.



Fonte: https://www.jb.com.br/mundo/2024/12/1053478-russia-anuncia-vacinacontra-o-cancer-e-preve-distribuicao-gratuita-em-2025.html. Acesso em 27/12/2024

No texto, predomina uma das funções da linguagem, que é a: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: Marinha Órgão: EAM Prova: Marinha - 2025 - EAM - Aprendiz Marinheiro |
Q3288855 Português
Texto 1


Literacura 


    Antipatizo com trocadilhos, mas não pude evitar a pérola que dá título a esta crônica. Conheci a expressão "literacura" através do professor Sílvio Volpato, de Parobé, e agora o comentário de um leitor me fez colocá-la em uso. Disse o rapaz que não entende a razão de nos mobilizarmos pelo setor livreiro do Rio Grande do Sul quando há categorias mais importantes a socorrer, como hospitais. É o mesmo assunto, caro leitor. Se na sua mesa de cabeceira, ao lado da cama, há remédios para colesterol, pressão alta e ansiolíticos que ajudam a pegar no sono, coloque também um livro, pois uma hora você terá que acordar. Não há saúde mental, espiritual e mesmo física que prescinda da literatura.  

    Livro combate a arrogância, um dos males do século. O leitor tem acesso aos sofrimentos dos personagens, se identifica com suas dores e percebe que é tão miserável! quanto. Menos um nariz em pé no mundo. 

    Livro é perfeito contra o narcisismo, que é outra praga moderna. O leitor é capturado pela história de uma escravizada ou pela biografia de um atleta, e claro que cairá no delírio de julgar sua própria história mais interessante, mas, pelo menos por meia hora, ficará focado na leitura em vez de tagarelar sobre si mesmo. Aliás, livro protege contra calos nas cordas vocais. Bendito hábito silencioso.  

    Vivemos uma pandemia de depressão, que tem atacado jovens sem perspectiva, com a moral em baixa, já que a tecnologia os instiga a se comparar com um monte de boçais comunicativos. A vacina se chama literatura, que os reconecta com seus valores, preenche a alma em vez dos lábios e resgata a autoconfiança, salvando-os de sucumbirem a amostragens superficiais de popularidade. 

    [...]

    Livro minimiza a solidão. Enquanto lemos, um povaréu nos habita. 

    Livro salva até da morte, sem exagero. Deu no Jornal Nacional, anos atrás. Um cidadão escapou de um tiro no peito por carregar um exemplar de capa dura por debaixo do terno. Portanto, doem livros para bibliotecas arrasadas pelas enchentes do sul, comprem livros das editoras gaúchas que ficaram com o estoque submerso e ajudem a manter a cabeça dos gaúchos à tona.


MEDEIROS, Martha Disponível em:<https:/oglobo.oglobo.com/ela/marthamedeiros/colunar2024/06/literatura ghtml>- Acesso em 25 ago. 2024 - Adaptado.  
Que função da linguagem predomina em “[...] doem livros para bibliotecas arrasadas pelas enchentes do sul, comprem livros das editoras gaúchas [...].” (6° §)? 
Alternativas
Q3279534 Português

Significado de Resiliência


substantivo feminino. Característica dos corpos que, após sofrerem alguma deformação ou choque, voltam à sua forma original; elasticidade.

[Figurado] Capacidade natural para se recuperar de uma situação adversa, problemática; superação.

[Figurado] Capacidade de quem se adapta às intempéries, às alterações ou aos infortúnios; estoicismo.

[Figurado] Tendência natural para se recuperar ou superar com facilidade os problemas que aparecem.

[Física] característica mecânica que define a resistência dos choques de materiais. Etimologia (origem da palavra resiliência).

A palavra resiliência tem sua origem no latim "resilientia", pelo inglês "resilience", que significa flexibilidade, elasticidade.

 


Disponível em: https://www.dicio.com.br


As características dos significados da palavra “resiliência” são próprias da função................................ de linguagem.

Alternativas
Q3277436 Português

Releia, a seguir, o trecho do texto I e o texto II para responder à questão


TRECHO DO TEXTO I


“Ao invés de se perder nas imagens retocadas e narrativas cuidadosamente construídas, busque a essência de sua própria jornada.”


TEXTO II


Imagem associada para resolução da questão



Disponível em: https://www.gompy.com.br/tag/vicio-e-dependencia/. Acesso em: 25 jan. 2024.


Tanto no trecho do texto I quanto no texto II identifica‑se a função conativa ou apelativa da linguagem, especificamente pelo(a)


Alternativas
Q3276882 Português
Assinale a opção em que a frase de propaganda tenta vender as “camisas X” apelando para a vaidade do comprador.
Alternativas
Q3276871 Português

O anúncio de um azeite dizia:


Compre azeite X, é português e mais barato!


Para vender o produto, o anunciante apelou para

Alternativas
Q3276827 Português
Saia da cadeira! Caminhar por 15 minutos já reduz risco de infarto e AVC


Passar muitas horas do dia sentado é prejudicial à saúde e aumenta o risco de morte, em especial por doenças cardiovasculares (como infarto e AVC). No entanto, movimentar‑se por ao menos 15 minutos diariamente parece reduzir os prejuízos que a “cadeira” traz para a saúde.

É o que afirma um grande estudo realizado em Taiwan com quase meio milhão de pessoas e publicado na semana passada no «JAMA Network Open».


VARELLA, Mariana. Disponível em: https://www.uol.com. br/vivabem/colunas/mariana-varella/2024/01/25/saia-dacadeira-caminhar-por-15-minutos-ja-reduz-risco-de-infartoe-avc.htm. Acesso em: 25 jan. 2024. [Fragmento]
Na expressão “Saia da cadeira!”, utilizada no título do texto, verifica‑se a função
Alternativas
Q3275725 Português
Leia o trecho a seguir.

O incêndio, que ainda não havia chegado à sala da biblioteca, jogava sobre o teto um reflexo rosa... Todos os esplendores surgiam: a hidra negra e o dragão escarlate apareciam na fumaça disforme, exageradamente escura e vermelha. Longas chamas brilhavam ao longe e iluminavam a sombra, como cometas combatentes correndo uns atrás dos outros. Já tinham sido feitos na parede do terceiro andar buracos enormes por onde as brasas derramavam cascatas de pedrarias.
Victor Hugo.

A função das comparações e das metáforas desse texto é, predominantemente,
Alternativas
Q3275680 Português
Assinale a opção que apresenta a frase interrogativa que tem valor de uma ordem. 
Alternativas
Q3274831 Português

Leia o texto a seguir.


Ser tão sem

sem ser tão

tão sem ser.

ATHAYDE, Felix. Poema. In: TELES, G. M. O conto brasileiro em Goiás. 3ª ed. Goiânia: Kelps, 2010, p. 80. [Adaptado].


O poema evidencia qual problema social?

Alternativas
Q3274819 Português

Leia o texto a seguir.


No meio do caminho


No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

tinha uma pedra

no meio do caminho tinha uma pedra.


Nunca me esquecerei desse acontecimento

na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma pedra.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia Poética. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.


A repetição do verbo “tinha”

Alternativas
Q3271233 Português
TEXTO BASE PARA A QUESTÃO.


Dia Internacional da Mulher 2025 – para TODAS as mulheres e meninas: direitos, igualdade e empoderamento.


07.01.2025


No dia 8 de março de 2025, junte-se a nós para celebrar o Dia Internacional da Mulher com o tema: “Para TODAS as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento.”

O tema deste ano representa um chamado para ações que possam ampliar a igualdade de direitos, poder e oportunidades para todas, e um futuro feminista onde nenhuma seja deixada para trás. O empoderamento da próxima geração é central para essa ideia — a juventude, especialmente as jovens mulheres e meninas, será protagonista de mudanças duradouras.
[…]


DIA INTERNACIONAL DA MULHER 2025 ONU. Disponível em: https://www.onumulheres.org.br/noticias/diainternacional-da-mulher-2025-para-todas-as-mulheres-e-meninas-direitos-igualdade-e-empoderamento/. Acesso em: 17 janeiro 2025.
O texto Dia Internacional da Mulher 2025 – para TODAS as mulheres e meninas: direitos, igualdade e empoderamento tem como principal objetivo
Alternativas
Q3265180 Português
Assinale o fragmento textual a seguir que deve ser classificado como injuntivo por representar um desejo, conselho ou uma ordem.
Alternativas
Q3243554 Português

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.



Disponível em [https://br.pinterest.com/pin/1118089044980297048/visual-search/?x=1 6&y=16&w=532&h=424&surfaceType=flashlight], consultado em 16.12.2024.

Ao analisarmos a charge constatamos a seguinte associação: 
Alternativas
Q3243549 Português
O texto seguinte servirá de base para responder questão.

RELÓGIOS ROLEX ESTÃO MAIS CAROS QUE O USUAL POR CONTA DE "CORRIDA DO OURO"

Os relógios Rolex, que não são conhecidos por serem acessíveis, estão ficando ainda mais caros este ano, devido ao alto preço do ouro.

Os preços de alguns dos relógios de ouro da empresa suíça saltaram até 14% em 2025, de acordo com vários sites de entusiastas que rastreiam listagens. Essa é uma comparação gritante com seus equivalentes de aço, que tiveram um aumento médio de 3%.

O aumento do preço do ouro foi o grande responsável por ___(I)___ os preços dos relógios de ouro duas vezes em 2024. Os preços do ouro subiram 27% no ano passado, com os bancos centrais ao redor do mundo cortando as taxas.

Os investidores geralmente ___(II)___ o ouro como um porto seguro em tempos de turbulência econômica e inflação, e quando as taxas de juros são cortadas, o ouro pode se tornar mais atraente do que ativos que pagam renda, como títulos.

Mas não espere que os preços mais altos desanimem compradores e colecionadores de relógios. Em vez disso, clientes ricos ___(III)___ bolsos muito fundos que "raramente são impaquitados por flutuações de mercado que afetam consumidores comuns", escreveu Antonio Sasso para o Italian Watch Spotter.

Ele acrescentou que "aumentos de preços não apenas não levam a uma perda significativa de clientes, como se tornam uma estratégia-chave".

Não se espera que os preços do ouro caiam em 2025, com o aumento do valor do dólar americano e menores taxas de juros.

O "sentimento geral do mercado sugere suporte sustentado para os preços do ouro, particularmente a medida que os investidores buscam o equilíbrio de seus portfólios contra vários riscos econômicos e políticos", escreveu Joseph Dahrieh, diretor administrativo da corretora Tickmill.

Compilado e adaptado. Disponível em [https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/relogios-rolex-estaomais-caros-que-o-usual-por-conta-de-corrida-do-ouro/]. Publicado e consultado em 3.1.2025. 
Avalie as asseverações feitas sobre o texto:
I − De acordo com o texto foi a partir da alta do valor do ouro, em 2024, que os preços dos Relógios Rolex se tornaram inacessíveis ao grande público.
II − A "comparação gritante" a que se faz referência no segundo parágrafo do texto é a da alta dos preços de alguns relógios de ouro quando cotejados com seus equivalentes em aço.
III − Em tempos de turbulência econômica e inflação as taxas de juros são cortadas e o ouro deixa de ser visto, por investidores, como um porto seguro.
IV − Antoni Sasso pondera que as flutuações do mercado desestimulam não apenas consumidores comuns, mas também os clientes mais ricos à compra de itens supérfluos, como, por exemplo, relógios de luxo.
Não são inferências possíveis da leitura do texto o afirmado em:
Alternativas
Q3237452 Português

Na frase: Estou morrendo de calor, encontramos a figura de linguagem: 

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: C
5: C
6: D
7: B
8: C
9: A
10: D
11: C
12: E
13: A
14: D
15: E
16: C
17: D
18: A
19: C
20: B