Questões de Concurso
Sobre geografia física em geografia
Foram encontradas 3.621 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Julgue o próximo item, relativo a relações e conexões entre patrimônio cultural, natural, agrícola e alimentar.
A insuficiência de chuva no semiárido relaciona-se à migração e a condições adversas de sobrevivência, muitas vezes decorrentes da impossibilidade de armazenamento da água ou de seu confinamento nas grandes barragens em terras dos latifúndios, espaços proibidos para muitas famílias agricultoras.
Observe a imagem a seguir.
Disponível em: <https://www.preparaenem.com/geografia/aspectos-fisicos-goias.htm>. Acesso em: 28 dez. 2024.
O relevo da paisagem goiana apresentada na imagem é marcado por formações de
I – Hidrografia do Brasil abrange grandes bacias, como a Amazônica e a do São Francisco, fundamentais para energia e irrigação.
II – A poluição e a degradação de rios urbanos não afetam a qualidade de vida das populações, pois o abastecimento é majoritariamente subterrâneo.
III – As bacias hidrográficas brasileiras concentram diferentes usos e conflitos, exigindo gestão integrada e participativa.
IV – A transposição do rio São Francisco não representa nenhum debate ambiental ou social, sendo unanimemente aprovada.
Estão corretas as afirmativas:
Leia o fragmento a seguir.
Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.
Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-
biomas-brasileiros.html. Acesso: 21 out. 2024
De acordo com o tema abordado no fragmento, correlacione os biomas listados a seguir às suas características.
1. Pampa
2. Caatinga
3. Amazônia
4. Cerrado
( ) Maior reserva de diversidade biológica do planeta, apresentando três estratos densos de vegetação, embora seus solos sejam pobres.
( ) Savana mais rica do mundo, em biodiversidade, tendo vegetação complexa e solos ácidos.
( ) Vegetação predominantemente rasteira, em área de clima chuvoso, sem período seco, mas com temperaturas negativas no inverno.
( ) Presença de plantas xerófilas, em área de grande variedade de paisagens, com relativa riqueza biológica e existência de espécies endêmicas.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Considerando a escala temporal da vida humana, o solo não é um recurso renovável, visto a necessidade de centenas de anos para a formação de poucos centímetros de solo.
Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5244.
Acesso em: 7 nov. 2024.
Quanto aos processos de degradação desse recurso, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Compactação, quando ocorre a diminuição dos espaços vazios entre as partículas do solo, tornando-o mais rígido e resistente.
( ) Salinização, quando há o acúmulo de sais minerais, como cloretos e sulfatos.
( ) Infiltração, quando a água penetra passando através dos espaços vazios entre as partículas do solo.
As afirmativas são, respectivamente,
Leia o trecho a seguir.
Ao longo do tempo geológico a Terra tem passado por sucessivas mudanças climáticas, mas desde o término da última glaciação, entre 10 e 15 mil anos passados, a temperatura do planeta apresentou certa estabilidade.
TAVARES, A. C. Mudanças Climáticas. VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (orgs.). Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. RJ: Bertrand Brasil, 2024.
Sobre esse tema, avalie as afirmativas a seguir.
I. Durante o século XX, as temperaturas cresceram em torno de 0,6°C, sem apresentar elevação uniforme em todas as zonas e regiões do planeta.
II. No século XX, o aquecimento do hemisfério norte ocorreu em duas etapas, por conta da maior influência da maritimidade.
III. No hemisfério sul, sob a influência da continentalidade, os valores térmicos subiram continuamente.
Está correto o que se afirma em
Com relação às rochas, analise as afirmativas a seguir.
I. As rochas que se formam quando a lava se solidifica são conhecidas como rochas metamórficas. Elas também podem se formar dentro da crosta, a partir do magma.
II. O calcário é uma rocha metamórfica, formada principalmente por uma substância química chamada carbonato de cálcio.
III. O basalto tem origem na lava expelida nas erupções vulcânicas, sendo uma rocha ígnea.
Está correto o que se afirma em
Sobre a Geografia da Paraíba, é correto afirmar que, EXCETO:
Sobre esse bioma, assinale os itens:
I. A vegetação predominante da Caatinga é composta exclusivamente por cactáceas e plantas espinhosas, uma adaptação necessária ao clima semiárido e à escassez de água.
II. Apesar das dificuldades impostas pela seca, a transposição de rios é uma solução amplamente aceita e sem impactos ambientais significativos, sendo um modelo eficiente de desenvolvimento sustentável para a região.
III. A Caatinga influencia a cultura nordestina, mas o uso recorrente de sua imagem como símbolo do Nordeste brasileiro pode reforçar estereótipos problemáticos sobre a diversidade da região.
IV. A ação do relevo influencia diretamente o regime de chuvas da Caatinga, sendo o Planalto da Borborema um fator determinante na distribuição da umidade oceânica, criando uma barreira orográfica que acentua a aridez do sertão.
Estão CORRETOS:
Considerando esse contexto e a classificação das Bacias Hidrográficas do Estado do Ceará, realizada pelo Governo do Estado, o município de Brejo Santo está inserido dentro da:
Aquecimento global à beira do limite crítico de 1,5°C: Novo método sugere que o aquecimento provocado por atividades humanas atingiu 1,49 °C acima dos níveis pré-industriais em 2023, sendo quase certo que ultrapassará o limite crítico de 1,5 °C em 2024
O aquecimento global causado pelo ser humano pode estar próximo do limite climático crítico estabelecido pelo Acordo Climático de Paris. Um novo estudo, publicado em novembro na revista científica Nature Geoscience e desenvolvido com base em análises de amostras de núcleos de gelo da Antártica, indica que, em 2023, o aquecimento provocado por atividades humanas atingiu 1,49 graus Celsius (°C) acima dos níveis pré-industriais. Ocorre que os níveis de dióxido de carbono (CO₂) e as temperaturas já estavam aumentando muito antes de 1850, de modo que a linha de base padrão de 1850-1900 não captura todo o panorama. Isso sugere que as abordagens atuais para estimar as mudanças globais de temperatura — que dependem de modelos climáticos e métodos estatísticos — podem estar subestimando o agravamento do aquecimento induzido pelo ser humano. Para contornar esse problema, pesquisadores das universidades de Lancaster e Leeds, ambas no Reino Unido, recorreram a dados de núcleos de gelo da Antártica, os quais têm registrado os níveis atmosféricos de CO₂ nos últimos 2 mil anos [...]. Quando os pesquisadores mudaram a linha de base para o período padrão de 1850–1900, calcularam um aumento de temperatura de 1,31 °C — mesmo valor obtido pelo modelo adotado pelo IPCC. Isso indica que essa linha de base mais recente não capta integralmente o aquecimento pré-industrial que já estava em curso antes de 1850. Outros métodos de cálculo da mudança de temperatura global, como o uso de esponjas marinhas de longa vida, também sugerem que o aquecimento já ultrapassou 1,50 °C.
Fonte:https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-deconteudo/noticias/noticias/460-aquecimento-global-a-beira-do-limitecritico-de-1-5-c.Acesso em 01.Fev. 2025.
A respeito do aquecimento atmosférico em escala global, a alternativa que expõe uma consequência e uma causa desse evento, respectivamente, é:
Considerando os processos e movimentos responsáveis pela produção e manutenção dessa estrutura, pode-se apontar como responsável pela sua formação: