Questões de Concurso
Sobre geografia política em geografia
Foram encontradas 1.136 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Acerca de soberania e segurança alimentar, julgue o item que se segue.
O reconhecimento e a proteção dos territórios tradicionais são essenciais para garantir que os povos indígenas possam manter sua soberania alimentar, pois esses territórios fornecem os recursos necessários para sua alimentação.
Tomando como referência com o trecho retirado de "A questão do território no Brasil", por Manuel Correia de Andrade e seus fundamentos teóricos sobre território e espaço geográfico apresentados, qual alternativa explana, de forma mais precisa, a relação entre o conceito de território e a noção de poder?
“Podemos então falar de uma cientificização e de uma tecnicização da paisagem. Por outro lado, a informação não apenas está presente nas coisas, nos objetos técnicos, que formam o espaço, como ela é necessária à ação realizada sobre essas coisas. A informação é o vetor fundamental do processo social e os territórios são, desse modo, equipados para facilitar a sua circulação.
Pode-se falar, como S. Gertel (1993), de inevitabilidade do "nexo informacional". Os espaços assim requalificados atendem sobretudo aos interesses dos atores hegemônicos da economia, da cultura e da política e são incorporados plenamente às novas correntes mundiais. O meio técnico-científico informacional é a cara geográfica da globalização.”
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006, p.160.
Tomando como base o trecho apresentado, analise a influência das big techs no meio técnico-científicoinformacional. Como essas empresas interferem na autonomia dos países e na configuração do espaço geográfico?
Fonte: Geografia: conceito e temas, 2000.
O seu território integra a região conhecida como Leste Europeu, a qual possui semelhanças nos aspectos econômicos, socioculturais e étnicos. A região, inicialmente, foi ocupada pelos povos eslavos, também conhecidos como Rus, e, durante o século XVIII, uma parte do seu território foi incorporada ao Império Russo. Esse movimento repetiu-se durante o século XX, na Revolução Bolchevique. Cinco anos mais tarde, foi criada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), da qual passou a fazer parte. O país tornou-se independente somente em 1991, ano em que aconteceu a dissolução da URSS. A figura a seguir destaca a localização desse país.

Disponível em: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2F. Acesso em: 10 fev. 2025. Adaptado.
O país a que o texto e a área destacada na figura se referem é a
Diferentemente de outros instrumentos de integração econômica e comercial, a Unasul é um espaço multilateral de coordenação e cooperação política. Uma de suas principais características é a pluralidade ideológica dos seus membros. Participam da nova organização países com distintos signos ideológicos e diferentes esquemas integrativos.”
Fonte: NERY, Tiago. UNASUL: a dimensão política do novo regionalismo sul-americano. Caderno Crh, v. 29, p. 59-75, 2016.
O texto traz referências a uma importante integração intergovernamental da América do Sul: União das Nações Sul-americanas. Contudo, desde 2019 a UNASUL vem sendo substituída por uma novo projeto de iniciativa regional entre os países do Sul, que seria:

Disponível em: https ://brainly.com.br/tarefa/55573931. Acesso em: 15 nov. 2024.
Essa atual ordem é unimultipolar por ser caracterizada como uma superpotência

Disponível em: https://proenem.com.br/enem/geografia/regionalizacao-mundial-criterios-e-grupos-de-paises/. Acesso em 12 fev. 2025.
O mapa da página anterior retrata uma regionalização do espaço geográfico muito utilizada a partir dos anos 80. Essa regionalização utiliza qual critério de divisão?
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/organizacao-nao-governamental-ong.htm. Acesso em: 10 fev. 2025.: 10 fev. 2025.
Com o auxílio do texto, podemos definir as ONGs como