Questões de Vestibular de Administração Geral - Processo Decisório
Foram encontradas 12 questões
Disponível em: https://bit.ly/Painel-Covid-19-VR. Acesso em: 16 jul.2022.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A ferramenta Business Intelligence (BI), que contém informações, métricas e indicadores de uma organização ou de uma política pública que auxiliam no processo de tomada de decisões, pode ser utilizada em qualquer nível de gestão, apesar de ser empregada principalmente no nível estratégico.
PORQUE
II. As decisões estratégicas são as que determinam os objetivos da organização como um todo, seus propósitos e sua direção; assim é necessário que dados e informações de diversas fontes sejam corretamente coletados e tratados desde o nível operacional, para que sejam conhecidos os elementos relevantes para o alcance dos objetivos organizacionais e/ou de uma política pública específica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
YU, A. S. O. (coord.). Tomada de decisão nas organizações: uma visão multidisciplinar. São Paulo: Saraiva, 2011 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. O processo de tomada de decisão inicia-se com a identificação das alternativas de ações existentes, a fim de que a melhor seja selecionada.
II. As decisões podem ocorrer de maneira não programada, isto é, decisões que não são rotineiras e ocorrem em situações não usuais.
III. Após uma decisão ser executada, ela deve ser avaliada com o intuito de verificar se o objetivo proposto foi alcançado ou se haverá necessidade de ajustes.
IV. Quando a sustentabilidade é aplicada em um ambiente empresarial, a tomada de decisão é influenciada por objetivos socioambientais.
É correto apenas o que se afirma em
Ao se decidir, é necessário analisar as variáveis envolvidas no processo, buscando escolher uma entre várias alternativas para solucionar um problema ou para atingir um objetivo. Nas organizações, a tomada de decisão deve estar alinhada ao desempenho organizacional, pois representa uma grande responsabilidade para a gestão do negócio. Nesse contexto, este processo organizacional está sujeito à influência de diversos fatores relacionados ao ambiente e também às pessoas.
CORREIA NETO, J. F.; MARQUES, E. V. Tomada de decisões gerenciais com analista de dados: com aplicações práticas com Excel. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020 (adaptado).
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A tomada de decisão, mesmo se for centralizada em uma pessoa nomeada pela organização, estará sujeita ao conhecimento, confiança e segurança do decisor.
PORQUE
II. A tomada de decisão organizacional deve considerar riscos e incertezas envolvidas, estando sujeita à influência de diversos fatores, como tempo, recursos, contexto organizacional e aspectos comportamentais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
GRAHAM, J. R., HARVEY, C. R. The theory and practice of corporate finance: evidence from the field. Journal of Financial Economics, V. 60, n. 1, 2001 (adaptado).
Considerando a pesquisa apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao tomar decisões de aceitar ou rejeitar um projeto, os diretores financeiros das empresas devem calcular e levar em consideração diferentes indicadores, como o payback, payback descontado, VPL, TIR, TIR modificada (TIRM) e índice de lucratividade (IL).
PORQUE
II. Cada indicador captura informações diferentes e relevantes aos tomadores de decisão: o payback e o payback descontado avaliam risco e liquidez; o VPL, a TIR, a TIRM, e o IL avaliam lucratividade sob diferentes enfoques.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Um dos métodos utilizados para classificar as decisões é verificar se a decisão é ou não controlada, sendo que decisões controladas são rotineiras e repetitivas, já as não controladas são sistemáticas e independem dos envolvidos.
As decisões do tipo autocrática são decisões transferidas para a equipe ou para a pessoa que recebeu poderes para isso.
Encontram-se, habitualmente, na literatura sobre processo decisório, três possibilidades para a tomada de decisão: a autocrática, a compartilhada e a delegada.
O processo decisório requer a escolha entre o uso da racionalidade e o da intuição, já que, ambos são concorrentes, mas não são complementares e, muitas vezes, são excludentes.