Questões de Vestibular de Administração Geral - Soluções Emergentes

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Administração |
Q2162566 Administração Geral
Nos últimos anos, observou-se uma transformação rápida no ecossistema dos negócios de impacto no Brasil e no mundo. Diversos modelos e iniciativas surgiram com o propósito de minimizar um problema social e/ou ambiental por meio de sua atividade principal (seu produto/serviço e/ou sua forma de operação).
Disponível em: https://aliancapeloimpacto.org.br/wp-content/uploads/2020/03/ice-estudo-negocios-de-impacto-2019-web.pdf. Acesso em: 16 jul. 2022 (adaptado).
A respeito dos negócios de impacto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os negócios de impacto social são impedidos de obter lucro em suas operações, em virtude de seu caráter filantrópico.
II. As ferramentas tradicionais de gestão podem ser utilizadas no gerenciamento dos negócios de impacto social, apesar de suas diferenças conceituais.
III. Uma outra forma de se referir às empresas de impacto social é o termo startup, conceito fundado para denominar esse tipo de organização.
IV. Os negócios de impacto caracterizam-se como empreendedorismo por necessidade, visto que são criados a partir da necessidade de geração de renda.
V. O ecossistema dos negócios de impacto inclui aceleradoras e incubadoras que atuam com esses modelos de negócios.

É correto apenas o que se afirma em 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Administração |
Q2162546 Administração Geral
Além dos resultados econômicos, a dimensão ética da atividade empresarial tornou-se uma das principais preocupações dos gestores. A adoção de uma conduta pautada em princípios morais de respeito ao ambiente e aos valores da comunidade é uma exigência incontornável das sociedades contemporâneas. O impacto social e ambiental das atividades empresariais pode influenciar, inclusive, a competitividade das organizações.
ALMEIDA, F. J. R. Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais. RAC - Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. 3, p. 105-25, 2007 (adaptado).
De acordo com o texto, os gestores devem 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D