Questões de Vestibular Sobre arquitetura
Foram encontradas 27 questões
Com base nas imagens apresentadas e considerando a relação entre sustentabilidade e processos de produção de mobiliário ao longo dos períodos históricos, avalie as afirmações a seguir.
I. No período Art Nouveau, exemplificado na imagem 1, o móvel apresenta detalhes intrincados e processos artesanais somados aos industriais; utiliza-se a madeira como elemento escultórico, a partir do qual o profissional retira das toras o objeto pensado, procedimento ainda lento e gerador de muitos resíduos.
II. Durante o modernismo advindo da Bauhaus, representado na imagem 2, nota-se a valorização das formas geométricas somadas à racionalização do uso dos materiais, perceptível na utilização de planos e tubos cromados dobrados.
III. O modernismo racional, adotado por Charles e Ray Eames, presente na imagem 3, apresenta novo uso da madeira compensada, agora moldada: lâminas de madeiras coladas sob pressão dão forma aos elementos ergonômicos da cadeira.
IV. Utilizado no móvel da imagem 4, o papelão, derivado das fibras celulósicas da madeira, é usualmente considerado próprio para embalagens secundárias e para modelos volumétricos e mock-ups de projetos em madeira, não sendo, no entanto, apropriado para a criação de objetos duráveis, como os de mobiliário.
É correto apenas o que se afirma em
MACEDO, S. Plano de Massas um Instrumento para o desenho da paisagem. Paisagem e Ambiente, n. 3, p. 9-27, 10 dez. 1989 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que, no processo de projeto de paisagismo, o plano de massas é
GOUVEIA, A. P. S. O croqui do arquiteto e o ensino do desenho. Tese de Doutorado/FAUUSP, 1998 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
Considerando o tema apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O designer de interiores deve manter-se constantemente atualizado, conhecendo diferentes temas que influenciem seu campo de atuação.
PORQUE
II. Com um bom projeto de interiores, é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas e estimular sensações e autonomia, como no caso dos quartos infantis que seguem o princípio montessoriano.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
MOXON, S. Sustentabilidade no Design de Interiores. São Paulo: Gustavo Gili, 2012 (adaptado).
O quadro a seguir apresenta questionamentos que devem anteceder as especificações de um projeto de design.
Considerando as informações apresentadas no texto e no quadro, relativas a um projeto em que se priorize a sustentabilidade ambiental, avalie as afirmações a seguir.
I. Quando se optar por explorar os materiais naturais, deve-se escolher os abundantes, de rápido desenvolvimento e autossustentáveis.
II. Deve-se, quando possível, priorizar produtos fabricados a partir de materiais naturais, reciclados ou renováveis, ao invés de se optar por produtos construídos a partir de materiais à base de petróleo.
III. É importante se optar por produtos que demandem pouca embalagem protetora, ou por empresas que ofereçam um sistema de retorno para a reciclagem da embalagem.
É correto o que se afirma em
A figura a seguir apresenta um projeto de armários embutidos.
Considerando as informações do texto e da figura, avalie as afirmações a seguir.
I. A partir da figura não é possível afirmar que as profundidades dos armários são uniformes.
II. O projeto dos armários embutidos está representado em escala gráfica.
III. No projeto apresentado, utilizou-se um método de desenho técnico com vistas ortogonais, concebido em meio digital.
IV. A figura apresentada permite concluir que as cotas foram suficientes para a execução do projeto, prescindindo-se das linhas auxiliares.
É correto apenas o que se afirma em
Disponível em: https://bit.ly/2Ld6BqC. Acesso em: 14 jul. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. O briefing é uma ferramenta indispensável na elaboração de qualquer projeto de interiores, pois as informações coletadas nessa etapa, são posteriormente interpretadas pelo designer.
II. Na busca pela qualidade, deve-se priorizar não apenas o projeto, mas também a especificação dos materiais e os fornecedores, pois somente com mão de obra e fornecedores indicados pelo designer garante-se o bom resultado da execução do projeto.
III. A personalização dos projetos permite aos clientes a sensação de pertencimento ao espaço projetado pelo designer, objetivo alcançado graças à boa interpretação do briefing, à aplicação dos princípios e elementos do design, bem como a especificação adequada dos materiais.
É correto o que se afirma em
A partir da situação apresentada e de acordo com as atribuições dos profissionais envolvidos na mencionada reforma, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O designer de interiores deve informar ao cliente sobre a necessidade de atualização das instalações e elaborar um novo projeto elétrico.
PORQUE
II. Odesigner de interiorestem entre suas competências profissionais a elaboração de projetos elétricos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
PHILLIPS, P. L. Briefing: A gestão do projeto de design. São Paulo: Editora Blucher, 2007 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A gestão do design de interiores ocupa-se do desenvolvimento, da organização, do planejamento e controle dos recursos relacionados ao uso humano dos ambientes.
PORQUE
II. Os ambientes são estruturadores de atividades, afetando significativamente modalidades de uso, comportamentos e expectativas dos usuários de um espaço, seja ele residencial, comercial, corporativo ou de lazer.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
CHING, F. D. K. Arquitetura de interiores ilustrada. Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. No detalhamento de um projeto de interiores, a paginação de piso é indiferente para a otimização do material.
II. Na especificação de materiais para ambientes internos e externos, são critérios funcionais e estéticos a serem observados: facilidade de limpeza, manutenção e reparo; assim como cor e textura.
III. A especificação de materiais é importante em um projeto de interiores, devendo-se priorizar aqueles que sejam sustentáveis e que atendam aos critérios estéticos e funcionais do projeto.
É correto o que se afirma em
Considere que um designer tenha sido contratado para projetar a reforma de um banheiro residencial e propôs as alterações apresentadas na planta a seguir.
Considerando as informações apresentadas, os sistemas construtivos e as instalações prediais, avalie as afirmações a seguir.
I. A proposta de uma nova tomada de 20A é plausível. II. Ao propor nova instalação hidráulica de água quente, o designer indicou corretamente o material da tubulação, o cobre. III. O deslocamento da ducha é inadequado, pois existe um pilar no ponto proposto.
É correto o que se afirma em
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que corresponde a correta utilização da representação gráfica dos traços em desenho técnico.
TORRES, M. L. Avaliação do desemprenho ergonômico de cozinhas residenciais. Ambiente Construído. n. 6, n. 3, p. 70, jul./set. 2006 (adaptado).
Sob o ponto de vista da ergonomia e usabilidade, aplicada ao perfil de um usuário com estatura de 1,65m e em plena saúde física e motora, avalie as afirmações a seguir.
I. Na implementação de um projeto, se a bancada do banheiro for executada pelo marmorista com altura de 90 cm e instalada sobre ela uma cuba quadrada de apoio medindo 40x40x12 cm, a altura final de uso será ergonomicamente confortável ao usuário.
II. Na instalação de armários aéreos acima de uma bancada de 60 cm de profundidade e de 90 cm de altura do piso, os armários devem ser instalados a partir de 1,50 m do piso acabado, e sua profundidade não deve ultrapassar 25% da profundidade da bancada de trabalho.
III. O designer de interiores verificou que o micro-ondas estava posicionado junto aos armários aéreos acima da bancada, cuja base distava 1,60 m do piso acabado e, alegando haver prejuízos funcionais e de segurança ao usuário, o profissional recomendou ajustes de marcenaria a fim de reposicionar o micro-ondas.
É correto apenas o que se afirma em
CHING, F. D. K. Arquitetura de interiores ilustrada. Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. As características a serem observadas em um material utilizado como absorvente de som são sua espessura, densidade, porosidade e resistência ao fluxo de ar.
II. O ruído, isto é, o som que gera incômodo, pode ser controlado atuando-se sobre a fonte produtora do som, sobre o caminho de propagação do som e/ou no receptor do som.
III. Os absorventes acústicos servem para reduzir a energia do som transmitido pelas estruturas para os ambientes vizinhos, e os isolantes acústicos servem para reduzir a energia de um som refletido por uma superfície do mesmo ambiente.
IV. O tratamento dado a paredes e pisos influencia diretamente as condições de acústica de um ambiente interno, sendo a madeira o melhor acabamento de piso para a absorção do som.
É correto apenas o que se afirma em
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Caso as fontes de brilho na biblioteca estejam no campo de visão dos usuários, recomenda-se o uso de luminárias com defletores ou com ângulos de vedação adequados, recursos que minimizam a visão direta do leitor à fonte de brilho.
PORQUE
II. O ofuscamento direto aos olhos dos leitores pode decorrer do brilho das fontes de luz dentro do campo normal de visão, que abrange cerca de 30°, ao passo que a zona de ofuscamento abrange em torno de 45°, e, quanto maior for o fluxo luminoso dentro dessa angulação, maior será o potencial de ofuscamento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Na especificação das cores para a pintura de um ambiente, considerando as diversas percepções espaciais e combinações tonais, observa-se que
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que, em seu trabalho, Robert Venturi se apropria da
O espaço planejado também precisa ser pensado em sua dimensão crítica e ética. A obra do artista Hélio Oiticica se inspira nas precariedades das construções de barracos dos morros cariocas dos anos 1970 e dialoga com o frenesi do samba como uma das expressões da cultura brasileira. Oiticica foi um artista que buscou conhecer a cultura brasileira, especialmente a carioca, para refletir sobre a potência criadora dessa cultura, o que o levou a problematizar, entre outras questões, o samba, a marginalidade e os preconceitos étnicos contra a cultura da população afro-brasileira.
Considerando o contexto apresentado e a obra de Hélio Oiticica, avalie as afirmações a seguir.
I. Um projeto de design de interiores pode ser enriquecido com inspiração na pesquisa sobre perspectivas culturais no contexto da diversidade, pois refletir sobre as contradições sociais é um procedimento relevante para projetos sensíveis à sociedade contemporânea brasileira.
II. A síntese entre expressão e forma mantém relação com a experimentação artística proposta por Hélio Oiticica, a qual reflete contradições sociais cujo debate restringe-se a área das Ciências Sociais.
III. A cultura brasileira apresenta uma forma singular de produção ao seguir um programa homogêneo de reprodução de valores historicamente consolidados na cordialidade.
É correto o que se afirma em
Disponível em: https://www.moma.org/. Acesso em: 24 jun. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A Cadeira Vermelha e Azul sintetiza alguns dos ideais que seriam característicos do movimento De Stijl: a simplicidade e pureza das formas, a harmonia estética e o racionalismo em prol da reprodutibilidade. II. A Cadeira Vermelha e Azul é um dos expoentes do design de mobiliário característico das vanguardas artísticas europeias que, de modo geral, buscavam empregar as inovações industriais para possibilitar o acesso à grande massa de consumidores. III. A Cadeira Vermelha e Azul antecipa o funcionalismo que influenciaria a orientação da Bauhaus nos anos seguintes, evidenciado pelas formas geométricas que descartam a necessidade de adornos e pela ênfase nos aspectos ergonômicos, que promovem conforto e segurança à função de sentar.
É correto o que se afirma em
RAITER, S. W. T.; EVERLING, M. T. A cenografia teatral e a ambientação comercial. 5 Gampi Plural, 2015, Joinville, Anais (adaptado).
TEXTO 2 Localizada em Mumbai, na Índia, a Cardboard Bombay é uma cafeteria que utiliza papelão reciclado em boa parte de suas instalações e mobiliários: cadeiras, mesas, luminárias e até mesmo nas paredes onduladas. A escolha pelo papelão mostra como a sustentabilidade pode ser pensada em um modelo de negócios, não apenas como ações pontuais em empresas. O uso de papelão 100% reciclado e biodegradável proporcionou a oportunidade de inovar o ambiente com sustentabilidade, versatilidade e durabilidade.
Considerando as informações apresentadas e a prática de projeto em design de interiores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O emprego do papelão na Cardboard Bombay permitiu abordar a sustentabilidade da marca em nível estratégico no desenvolvimento do projeto.
PORQUE
II. O papelão exerce diferencial na ambientação comercial, permitindo o reconhecimento da marca, além de explorar distintas propriedades físico-mecânicas e estéticas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.