Questões de Vestibular
Sobre conceitos fundamentais em arquivologia
Foram encontradas 22 questões
Quanto à natureza do assunto, os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos.
Os ostensivos são aqueles que, por sua natureza, devem ser de conhecimento restrito e, portanto, requerem medidas especiais de salvaguarda para sua custódia e divulgação.
De acordo com as entidades mantenedoras, os arquivos produzidos pelas organizações, em face das características delas, podem ser classificados em públicos, institucionais e comerciais.
Na categoria dos comerciais, há os das corporações, das companhias e das instituições educacionais.
Para qualquer área da ciência, faz-se necessário estabelecerem-se rotinas disciplinadas por normas e regulamentos visando à consolidação e ao crescimento do saber nessa área.
No que se refere à Arquivologia, foi a partir do século XVI que essas rotinas começaram a ser regulamentadas em caráter oficial.
O surgimento dos primeiros arquivos está relacionado ao desenvolvimento da escrita, que possibilitou o registro das memórias.
Segundo Malheiro, pode-se afirmar que foi na Roma Antiga, desde o 4° milênio a.C, que se desenvolveram os primeiros arquivos.
Malheiro (1999, p.24) diz que uma das características da informação é a de que ela pode ser registrada sobre diferentes suportes.
Assim, a informação não deve ter existência material e, consequentemente, não há necessidade de ela ser depositada sobre algo manuseável.
Segundo Carvalho, (2000, p.119), a sociedade pós-industrial ou sociedade de informação tem sua concepção baseada em cinco dimensões.
Desse modo, é possível afirmar que uma dessas concepções é que o setor econômico mudou a sua economia de produção de bens tangíveis para bens econômicos intangíveis.
Com base na afirmação de Aguiar, pode-se dizer que essa ideia de sociedade em rede já constitui uma inexorável realidade.
Para efeito de eficiência e eficácia na gestão dos documentos, recomenda-se que seja considerado o ciclo completo de vida deles, ou seja, as fases corrente, intermediária e permanente.
A corrente de pensamento arquivístico que tem essa preocupação é denominada de arquivística tradicional.