Questões de Vestibular Sobre história e atualidades das artes cênicas em artes cênicas

Foram encontradas 72 questões

Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3111532 Artes Cênicas
Segundo o texto precedente, os estudos realizados pela ExxonMobil foram precisos em relação ao aquecimento global, que pode ser equiparado a uma tragédia. Considerando o contexto do aquecimento global e sua caracterização como uma tragédia, assim como aspectos relacionados à tragédia como gênero teatral, julgue o item a seguir.

Como estilo teatral, a tragédia surgiu depois da comédia. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3111531 Artes Cênicas
Segundo o texto precedente, os estudos realizados pela ExxonMobil foram precisos em relação ao aquecimento global, que pode ser equiparado a uma tragédia. Considerando o contexto do aquecimento global e sua caracterização como uma tragédia, assim como aspectos relacionados à tragédia como gênero teatral, julgue o item a seguir.

As tragédias clássicas eram textos teatrais que apresentavam histórias trágicas e dramáticas derivadas das paixões humanas. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3111530 Artes Cênicas
Segundo o texto precedente, os estudos realizados pela ExxonMobil foram precisos em relação ao aquecimento global, que pode ser equiparado a uma tragédia. Considerando o contexto do aquecimento global e sua caracterização como uma tragédia, assim como aspectos relacionados à tragédia como gênero teatral, julgue o item a seguir.

Nas tragédias clássicas, assim como nas comédias, os personagens representavam pessoas comuns.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3111527 Artes Cênicas
Segundo o texto precedente, os estudos realizados pela ExxonMobil foram precisos em relação ao aquecimento global, que pode ser equiparado a uma tragédia. Considerando o contexto do aquecimento global e sua caracterização como uma tragédia, assim como aspectos relacionados à tragédia como gênero teatral, julgue o item a seguir.


No período renascentista, as tragédias teatrais já abordavam temas relacionados à preservação da natureza. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3111450 Artes Cênicas
A respeito do Teatro do Oprimido e do desenvolvimento da expressão artística no contexto da educação ambiental, julgue o seguinte item.

 Augusto Boal, brasileiro criador do Teatro do Oprimido, certamente negaria a existência das mudanças climáticas.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3111449 Artes Cênicas
A respeito do Teatro do Oprimido e do desenvolvimento da expressão artística no contexto da educação ambiental, julgue o seguinte item. 

Temáticas como lixo, saneamento ambiental e desmatamento fogem dos temas abordados em expressões artísticas como as artes cênicas.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3111448 Artes Cênicas
A respeito do Teatro do Oprimido e do desenvolvimento da expressão artística no contexto da educação ambiental, julgue o seguinte item. 

Originalmente o Teatro do Oprimido foi criado para discutir injustiças sociais. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3111422 Artes Cênicas
           A marchinha de carnaval é um gênero de música popular surgido no Brasil, em 1899 com a canção Ó abre alas, de Chiquinha Gonzaga, para o desfile de carnaval do Cordão Rosas de Ouro, do bairro do Andaraí no Rio de Janeiro. Entretanto, as marchinhas somente ganharam notoriedade vinte anos depois e mantiveram esse prestígio popular até os anos 1960.

       A marchinha de carnaval é um estilo musical originário das marchas populares portuguesas, que possuíam um compasso binário típico das marchas militares. Entretanto, as marchinhas de carnaval são mais aceleradas que as marchas populares portuguesas, com melodias simples e vivas, e letras picantes, cheias de duplo sentido.

         A partir da década de 1950, o sucesso das marchinhas de carnaval foi tão grande que muitos artistas do Brasil se arriscaram a compor marchinhas. Foi o caso de Chico Buarque, que escreveu A banda para o carnaval de 1966 e Caetano Veloso, que escreveu A filha da Chiquita Bacana, em 1977, em homenagem a Carlos Alberto Ferreira Braga, também conhecido como Braguinha ou João de Barro, que haviam escrito a marcha Chiquita Bacana, em 1949.


Internet: <https://brasilescola.uol.com.br> (com adaptações).




          Uma das marchinhas mais populares de todos os tempos é a marcha Allah-la-ô, de Haroldo Lobo e Antônio Nássara, composta para o carnaval de 1941. Sua criação é narrada por Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello, em A canção no tempo.

           A história de Alláh-lá-ô começou no carnaval de 1940, quando um bloco do bairro da Gávea cantou nas ruas a marcha Caravana, de autoria de seu patrono Haroldo Lobo, que tinha apenas estes versos: Chegou, chegou a nossa caravana / viemos do deserto / sem pão e sem banana pra comer / o sol estava de amargar / queimava a nossa cara / fazia a gente suar.

       Meses depois, preparando o repertório para o carnaval de 1941, Haroldo pediu a Antônio Nássara para completar a composição. Achando a ideia (a caravana, o deserto, o calor…) bem melhor do que os versos, ele logo faria esta segunda parte: Viemos do Egito / e muitas vezes nós tivemos que rezar / Alá, Alá, Alá, meu bom Alá / mande água pra Ioiô / mande água pra Iaiá / Alá, meu bom Alá.

        Conta Nássara - em depoimento realizado para o Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro, em 1983 - que, quando Haroldo tomou conhecimento dos versos, com a palavra “Alá” repetida várias vezes, entusiasmou-se: “Mas que palavra você me arranjou, rapaz!” E ali, na hora, criou o refrão Alá-lá-ô, ô-ô-ô ô-ô-ô / mas que calor, ô-ô-ô ô-ô-ô’, ponto alto da composição.




Internet: <https://musicaemprosa.com> (com adaptações). 

Tendo como referência os textos precedentes, julgue o item a seguir.

Na dramaturgia, Chico Buarque se destaca como representante do teatro realista brasileiro. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3111421 Artes Cênicas
           A marchinha de carnaval é um gênero de música popular surgido no Brasil, em 1899 com a canção Ó abre alas, de Chiquinha Gonzaga, para o desfile de carnaval do Cordão Rosas de Ouro, do bairro do Andaraí no Rio de Janeiro. Entretanto, as marchinhas somente ganharam notoriedade vinte anos depois e mantiveram esse prestígio popular até os anos 1960.

       A marchinha de carnaval é um estilo musical originário das marchas populares portuguesas, que possuíam um compasso binário típico das marchas militares. Entretanto, as marchinhas de carnaval são mais aceleradas que as marchas populares portuguesas, com melodias simples e vivas, e letras picantes, cheias de duplo sentido.

         A partir da década de 1950, o sucesso das marchinhas de carnaval foi tão grande que muitos artistas do Brasil se arriscaram a compor marchinhas. Foi o caso de Chico Buarque, que escreveu A banda para o carnaval de 1966 e Caetano Veloso, que escreveu A filha da Chiquita Bacana, em 1977, em homenagem a Carlos Alberto Ferreira Braga, também conhecido como Braguinha ou João de Barro, que haviam escrito a marcha Chiquita Bacana, em 1949.


Internet: <https://brasilescola.uol.com.br> (com adaptações).




          Uma das marchinhas mais populares de todos os tempos é a marcha Allah-la-ô, de Haroldo Lobo e Antônio Nássara, composta para o carnaval de 1941. Sua criação é narrada por Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello, em A canção no tempo.

           A história de Alláh-lá-ô começou no carnaval de 1940, quando um bloco do bairro da Gávea cantou nas ruas a marcha Caravana, de autoria de seu patrono Haroldo Lobo, que tinha apenas estes versos: Chegou, chegou a nossa caravana / viemos do deserto / sem pão e sem banana pra comer / o sol estava de amargar / queimava a nossa cara / fazia a gente suar.

       Meses depois, preparando o repertório para o carnaval de 1941, Haroldo pediu a Antônio Nássara para completar a composição. Achando a ideia (a caravana, o deserto, o calor…) bem melhor do que os versos, ele logo faria esta segunda parte: Viemos do Egito / e muitas vezes nós tivemos que rezar / Alá, Alá, Alá, meu bom Alá / mande água pra Ioiô / mande água pra Iaiá / Alá, meu bom Alá.

        Conta Nássara - em depoimento realizado para o Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro, em 1983 - que, quando Haroldo tomou conhecimento dos versos, com a palavra “Alá” repetida várias vezes, entusiasmou-se: “Mas que palavra você me arranjou, rapaz!” E ali, na hora, criou o refrão Alá-lá-ô, ô-ô-ô ô-ô-ô / mas que calor, ô-ô-ô ô-ô-ô’, ponto alto da composição.




Internet: <https://musicaemprosa.com> (com adaptações). 

Tendo como referência os textos precedentes, julgue o item a seguir.

O teatro naturalista no Brasil aborda questões voltadas à preservação da natureza.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2018 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 3ª Etapa |
Q1405427 Artes Cênicas

O teatro, como arte, foi formalizado pelos gregos, passando por rituais primitivos de concepções religiosas, que eram simbolizadas, através do espaço cênico organizado, como demonstração de cultura e conhecimento. É, por excelência, a arte do homem, exigindo a sua presença de forma completa — corpo, fala e gesto —, numa manifestação da necessidade de expressão e comunicação.
Com base nesses dados e nos conhecimentos sobre a arte teatral, pode-se afirmar:

Alternativas
Ano: 2013 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2013 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Arte |
Q1367494 Artes Cênicas
O Teatro na Grécia surgiu em meio a muita festa, dança e música. Os gregos acreditavam em muitos deuses e os louvavam. Cada deus tinha uma função. Existia um deus até para o vinho. Ele era o preferido do povo e era chamado de Dionísio. Foi em meio a esse misto de religiosidade e de “festa” que surgiram as primeiras encenações teatrais para o público. Sobre o teatro grego, assinale a alternativa correta.
Em uma madrugada em Tebas, Antígona deixa o palácio para enterrar seu irmão Polinice, filho rebelde de Édipo, morto quando conduzia o ataque de príncipes estrangeiros contra sua cidade. Ele estava desobedecendo à ordem de seu tio Creonte. Essa narrativa é o início da tragédia grega Antígona de Sófocles, baseada na obra “As três tragédias gregas”.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2013 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Arte |
Q1367493 Artes Cênicas
O Teatro na Grécia surgiu em meio a muita festa, dança e música. Os gregos acreditavam em muitos deuses e os louvavam. Cada deus tinha uma função. Existia um deus até para o vinho. Ele era o preferido do povo e era chamado de Dionísio. Foi em meio a esse misto de religiosidade e de “festa” que surgiram as primeiras encenações teatrais para o público. Sobre o teatro grego, assinale a alternativa correta.
As apresentações teatrais na Roma antiga eram compostas por um coro que narrava e fazia comentários a respeito da história, que era interpretada pelos atores principais (protagonistas), que usavam túnicas e máscaras.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2013 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Arte |
Q1367492 Artes Cênicas
O Teatro na Grécia surgiu em meio a muita festa, dança e música. Os gregos acreditavam em muitos deuses e os louvavam. Cada deus tinha uma função. Existia um deus até para o vinho. Ele era o preferido do povo e era chamado de Dionísio. Foi em meio a esse misto de religiosidade e de “festa” que surgiram as primeiras encenações teatrais para o público. Sobre o teatro grego, assinale a alternativa correta.
A Tragédia tem origem nos primeiros e mais sérios momentos do cerimonial religioso das festas dionisíacas da antiga Roma e narra, além de feitos heroicos, acontecimentos que ressaltam o poder dos deuses sobre o destino dos humanos.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2013 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Arte |
Q1367491 Artes Cênicas
O Teatro na Grécia surgiu em meio a muita festa, dança e música. Os gregos acreditavam em muitos deuses e os louvavam. Cada deus tinha uma função. Existia um deus até para o vinho. Ele era o preferido do povo e era chamado de Dionísio. Foi em meio a esse misto de religiosidade e de “festa” que surgiram as primeiras encenações teatrais para o público. Sobre o teatro grego, assinale a alternativa correta.
Téspis é considerado o primeiro ator grego de que se tem conhecimento. Em uma das festividades a Dionísio, Téspis veio à frente do coro com uma máscara e disse: “Eu sou o deus Dionísio”.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Artes |
Q1352287 Artes Cênicas
O teatro é um instrumento social muito eficaz, que nos faz pensar melhor sobre a nossa vida. Augusto Boal (1931-2009) foi um importante diretor e teórico do teatro no Brasil. Desenvolveu uma técnica chamada “teatro do oprimido”, a partir de 1970, durante o período em que ficou exilado na Europa devido à ditadura militar. Considerando a teoria do teatro do oprimido, é correto afirmar que 
o “teatro invisível” é uma técnica desenvolvida por Boal, segundo a qual um grupo de atores ensaiados, a partir de um tema pré-estabelecido, desencadeia uma ação junto aos espectadores que não sabem que se trata de uma representação.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Artes |
Q1352286 Artes Cênicas
O teatro é um instrumento social muito eficaz, que nos faz pensar melhor sobre a nossa vida. Augusto Boal (1931-2009) foi um importante diretor e teórico do teatro no Brasil. Desenvolveu uma técnica chamada “teatro do oprimido”, a partir de 1970, durante o período em que ficou exilado na Europa devido à ditadura militar. Considerando a teoria do teatro do oprimido, é correto afirmar que 
teatro do absurdo foi um termo criado por Boal, tentando colocar sob o mesmo conceito obras de dramaturgos completamente diferentes.
Alternativas
Q1268497 Artes Cênicas


 A máscara ilustrada nessa figura refere-se ao filme V de Vingança, dirigido por James McTeigue, realizado em 2006, sendo esse tipo de máscara utilizado pelos participantes das manifestações populares de junho de 2013, no Brasil.


Com base nessa informação, é correto afirmar:

O protesto político, um dos focos das manifestações, faz parte da história do teatro brasileiro, o que pode ser exemplificado pelos espetáculos Gota d’água (Chico Buarque e Paulo Pontes) e Arena Conta Zumbi (Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri).
Alternativas
Q1268495 Artes Cênicas


 A máscara ilustrada nessa figura refere-se ao filme V de Vingança, dirigido por James McTeigue, realizado em 2006, sendo esse tipo de máscara utilizado pelos participantes das manifestações populares de junho de 2013, no Brasil.


Com base nessa informação, é correto afirmar:

A máscara dessa figura é inspirada no teatro medieval, no qual os atores procuravam esconder seus rostos para fugir às perseguições políticas e religiosas.
Alternativas
Q1268494 Artes Cênicas


 A máscara ilustrada nessa figura refere-se ao filme V de Vingança, dirigido por James McTeigue, realizado em 2006, sendo esse tipo de máscara utilizado pelos participantes das manifestações populares de junho de 2013, no Brasil.


Com base nessa informação, é correto afirmar:

Muito antes, no teatro grego, a máscara, de modo geral, era uma forma utilizada pelo ator para mostrar as várias personagens que interpretava diante do público.
Alternativas
Q1268487 Artes Cênicas
A luz elétrica é introduzida na segunda metade do século XIX, causando profundas transformações no uso do palco, sendo que outras formas de iluminação foram utilizadas em diferentes épocas no teatro, a exemplo de tochas, velas, lâmpada a querosene e a gás.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: E
5: E
6: E
7: C
8: E
9: E
10: A
11: C
12: E
13: E
14: C
15: C
16: E
17: C
18: E
19: C
20: C