Questões de Vestibular Sobre linguagem e encenação teatral em artes cênicas

Foram encontradas 39 questões

Ano: 2017 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2017 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 3ª Etapa |
Q1404194 Artes Cênicas
Leia o texto abaixo, retirado do artigo “Teatro-fórum: propósitos e procedimentos” de Cilene Nascimento Canda:
“O Teatro-fórum é considerado por Boal como um ensaio para a vida, por meio do qual o ‘espect-ator’ experimenta as possibilidades de atuação, de reivindicação da resolução de opressões vividas ou testemunhadas no contexto social. Em cena, o sujeito é portador da voz, do ato cênico e visa colocar em prática as ideias e as sugestões de ações para a superação do problema de opressão, para que possa ensaiar possibilidades de atuação no contexto social.” 
FONTE: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3227/2349> acesso em 30/09/2017

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Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular -Arte |
Q1403954 Artes Cênicas
A tipificação das formas de ação requer haver nestas um sentido objetivo, que, por sua vez, exige uma objetivação linguística. Isto é, haverá um vocabulário que se refere a essas formas de ação. [...] Em princípio, portanto, uma ação e seu sentido podem ser apreendidos à parte dos desempenhos individuais dela e dos variáveis processos subjetivos que a eles se associam. O indivíduo e o outro podem ser compreendidos como executantes de ações objetivas, geralmente conhecidas, que são recorrentes e repetíveis por qualquer ator do tipo adequado (Berger e Luckmann, 1985, p.101).
No teatro, papel e personagem são sinônimos. Desta forma, define-se personagem enquanto um papel
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Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular -Arte |
Q1403953 Artes Cênicas
Que a ação corresponda à palavra e a palavra à ação, cuidando sempre em não ultrapassar os limites da simplicidade da natureza, porque tudo o que a ela se opõe, afasta-se igualmente do próprio fim da arte dramática, cuja finalidade sempre foi e continuará sendo como que apresentar um espelho à vida; mostrar à virtude suas próprias feições, ao vício sua verdadeira imagem e a cada idade e geração sua fisionomia e características. No teatro grego, comumente é utilizado o termo "persona".
O significado da palavra persona, da qual mais tarde derivará, em português, a palavra pessoa é
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Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 3ª Etapa |
Q1403499 Artes Cênicas

Atuais estudos na área da recepção, a exemplo de Jauss (1994) e Soares (2010), apresentam similaridades com a proposta de Teatro-fórum, de Augusto Boal, especialmente no sentido de rever a ideia de um receptor passivo de uma obra acabada. A compreensão de leitura da obra de arte, no presente texto, é amparada por Pareyson (1997), ao conferir um lugar produtivo à leitura da obra de arte e não meramente receptivo. Assim, o sentido dado à obra artística dependerá da realidade sensível do espectador, do seu repertório de experiências sociais e estéticas, e não somente dos elementos técnicos produzidos, a priori, pelo artista.


Esse pressuposto afina-se à ideia de Boal de compreensão do espect-ator como sujeito ativo capaz de

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Ano: 2016 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2016 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 3ª Etapa |
Q1403449 Artes Cênicas
O Teatro Fórum é visto por diversos segmentos sociais como a mais radical na socialização dos meios de produção teatral, pois rompe completamente a barreira palco e plateia. A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações. Acerca da importância do teatro na educação e tendo como referência o texto apresentado e os conhecimentos sobre o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) O Teatro do Oprimido, através da prática de jogos, exercícios e técnicas teatrais, procura estimular a discussão e a problematização de questões do cotidiano, com o objetivo de fortalecer as relações de poder, nas sociedades capitalistas, através da exploração de histórias entre opressor e oprimido. ( ) O teatro invisível, o teatro-fotonovela e o teatro-mito fazem parte da estrutura geral do sistema curinga proposto por Augusto Boal. ( ) Entre as técnicas do Teatro do Oprimido, estão Teatro Imagem, Teatro Jornal, Teatro Invisível, Teatro Legislativo e Teatro Fórum. ( ) O Teatro Fórum é considerado por Augusto Boal como uma metáfora teatral, que pode ser recriada e reinterpretada na vida social de cada sujeito presente na plateia.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
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Ano: 2013 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2013 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Arte |
Q1367495 Artes Cênicas
O Teatro na Grécia surgiu em meio a muita festa, dança e música. Os gregos acreditavam em muitos deuses e os louvavam. Cada deus tinha uma função. Existia um deus até para o vinho. Ele era o preferido do povo e era chamado de Dionísio. Foi em meio a esse misto de religiosidade e de “festa” que surgiram as primeiras encenações teatrais para o público. Sobre o teatro grego, assinale a alternativa correta.
O teatro pode ser o local onde acontece o evento teatral e também a apresentação de uma peça teatral. Segundo a definição dos gregos, teatro é o “local de onde se vê”.
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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Artes |
Q1352288 Artes Cênicas
O teatro é um instrumento social muito eficaz, que nos faz pensar melhor sobre a nossa vida. Augusto Boal (1931-2009) foi um importante diretor e teórico do teatro no Brasil. Desenvolveu uma técnica chamada “teatro do oprimido”, a partir de 1970, durante o período em que ficou exilado na Europa devido à ditadura militar. Considerando a teoria do teatro do oprimido, é correto afirmar que 
o Sistema Stanislavski consiste em uma série de procedimentos de interpretação do ator e da atriz e foi desenvolvido por Boal.
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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Artes |
Q1352284 Artes Cênicas
O teatro é um instrumento social muito eficaz, que nos faz pensar melhor sobre a nossa vida. Augusto Boal (1931-2009) foi um importante diretor e teórico do teatro no Brasil. Desenvolveu uma técnica chamada “teatro do oprimido”, a partir de 1970, durante o período em que ficou exilado na Europa devido à ditadura militar. Considerando a teoria do teatro do oprimido, é correto afirmar que 
o teatro do oprimido permite o contato direto do público com atores, introduzindo temas sociais para serem debatidos.
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Q1268493 Artes Cênicas


 A máscara ilustrada nessa figura refere-se ao filme V de Vingança, dirigido por James McTeigue, realizado em 2006, sendo esse tipo de máscara utilizado pelos participantes das manifestações populares de junho de 2013, no Brasil.


Com base nessa informação, é correto afirmar:

O uso da máscara nessas manifestações deu um aspecto teatral ao evento, junto a outros elementos presentes, como tensão e conflito, que podem ser associados à ação dramática no cotidiano.
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Q1268492 Artes Cênicas


O Teatro Castro Alves, em Salvador-Bahia, tem uma estrutura com base no modelo arquitetônico do palco à italiana.


Considerando-se essa figura, é correto afirmar:

A plateia do TCA apresenta-se dividida em frisas, camarotes e poltronas, permitindo diversos ângulos de visibilidade do palco.
Alternativas
Q1268491 Artes Cênicas


O Teatro Castro Alves, em Salvador-Bahia, tem uma estrutura com base no modelo arquitetônico do palco à italiana.


Considerando-se essa figura, é correto afirmar:

Bertolt Brecht utilizava a estrutura de palco à italiana, semelhante ao da figura apresentada, para revelar os mecanismos de ilusão cênica, ou seja, tornava visíveis ao público os elementos da maquinaria teatral.
Alternativas
Q1268490 Artes Cênicas


O Teatro Castro Alves, em Salvador-Bahia, tem uma estrutura com base no modelo arquitetônico do palco à italiana.


Considerando-se essa figura, é correto afirmar:

O proscênio refere-se às áreas que separam as plateias em corredores verticais e horizontais.
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Q1268488 Artes Cênicas
A performance e o happening são incorporados ao teatro, no século XIX, e procuram reproduzir o método de improvisação realizado pelos atores da Commedia dell’arte.
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Q1268480 Artes Cênicas
As peças de Shakespeare foram escritas com o objetivo de serem representadas para os nobres e eruditos de sua época, o que justifica o uso de uma linguagem sofisticada na construção dos diálogos teatrais.
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Q1268473 Artes Cênicas
O teatro romântico surge no período medieval, com os trovadores e cantadores, e tem sua melhor expressão na peça Romeu e Julieta, de Shakespeare.
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Q1268472 Artes Cênicas
A obediência às regras, o culto à razão e o desprezo pelo popular eram características do Teatro do Classicismo francês.
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Q1268471 Artes Cênicas
O sistema coringa, adotado por Augusto Boal, em seu Teatro do Oprimido, tem como pressuposto a identificação do ator com a personagem que representa.
Alternativas
Q1268470 Artes Cênicas
A ação teatral pode ocorrer em qualquer espaço, mesmo que não seja um teatro, mas, para isso, é necessário, pelo menos, que haja um ator e um espectador.
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Q1268469 Artes Cênicas
Distanciamento crítico, dialética, atitude política e dramaturgia épica são características do Teatro do Absurdo.
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Ano: 2016 Banca: UNESPAR Órgão: UNESPAR Prova: UNESPAR - 2016 - UNESPAR - Vestibular - 1º Dia - Grupos 1, 2, 3 e 4 |
Q749854 Artes Cênicas

“Como ir pro trabalho sem levar um tiro

Voltar pra casa sem levar um tiro
Se as três da matina tem alguém que frita 
E é capaz de tudo pra manter sua brisa 
Os saraus tiveram que invadir os botecos 
Pois biblioteca não era lugar de poesia 
Biblioteca tinha que ter silêncio, 
E uma gente que se acha assim muito sabida 

Há preconceito com o nordestino 
Há preconceito com o homem negro 
Há preconceito com o analfabeto 
Mas não há preconceito se um dos três for rico, pai. 

A ditadura segue meu amigo Milton 
A repressão segue meu amigo Chico 
Me chamam Criolo e o meu berço é o rap 
Mas não existe fronteira pra minha poesia, pai. 
Afasta de mim a biqueira, pai 
Afasta de mim as biate, pai 
Afasta de mim a cocaine, pai 
Pois na quebrada escorre sangue.”

(Disponível em http://www.vagalume.com.br/criolo/ calice.html#ixzz3qOyuM3T6 Acesso em 25/10/2015)

Os versos acima foram compostos pelo rapper Criolo sobre os versos da canção “Cálice”, composta por Chico Buarque e Gilberto Gil em 1973. A composição do rapper:
I. Foi acusada de plágio pelos autores da canção original; II. Foi assimilada por Chico Buarque no repertório de seu show; III. Foi assimilada por Gilberto Gil no repertório de seu show; IV. Denuncia de forma contundente a opressão social sofrida pelas minorias e o papel de intervenção da arte, o que torna a sua versão da canção uma atualização das posições defendidas pelos compositores de “Cálice” no período da ditadura militar; V. Não tem afinidade, no seu conteúdo, à composição original “Cálice” que aborda, exclusivamente, a questão da censura sofrida pelos artistas no período da ditadura militar.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: A
5: A
6: C
7: E
8: C
9: C
10: E
11: C
12: E
13: E
14: E
15: E
16: C
17: E
18: C
19: E
20: B