Questões de Vestibular Sobre artes cênicas

Foram encontradas 117 questões

Ano: 2018 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2018 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 3ª Etapa |
Q1405427 Artes Cênicas

O teatro, como arte, foi formalizado pelos gregos, passando por rituais primitivos de concepções religiosas, que eram simbolizadas, através do espaço cênico organizado, como demonstração de cultura e conhecimento. É, por excelência, a arte do homem, exigindo a sua presença de forma completa — corpo, fala e gesto —, numa manifestação da necessidade de expressão e comunicação.
Com base nesses dados e nos conhecimentos sobre a arte teatral, pode-se afirmar:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2017 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 3ª Etapa |
Q1404194 Artes Cênicas
Leia o texto abaixo, retirado do artigo “Teatro-fórum: propósitos e procedimentos” de Cilene Nascimento Canda:
“O Teatro-fórum é considerado por Boal como um ensaio para a vida, por meio do qual o ‘espect-ator’ experimenta as possibilidades de atuação, de reivindicação da resolução de opressões vividas ou testemunhadas no contexto social. Em cena, o sujeito é portador da voz, do ato cênico e visa colocar em prática as ideias e as sugestões de ações para a superação do problema de opressão, para que possa ensaiar possibilidades de atuação no contexto social.” 
FONTE: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3227/2349> acesso em 30/09/2017

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular -Arte |
Q1403963 Artes Cênicas
A Escola de Teatro, que tinha o nome de Escola de Música e Artes Cênicas, fundada em 1956 pelo então reitor da universidade, Edgard Santos, foi a primeira escola de teatro brasileira a integrar uma universidade e foi também a primeira escola da América Latina a adotar o método Stanislavski de formação de atores.
Essa Escola pertence a
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular -Arte |
Q1403956 Artes Cênicas
Diante de tais considerações, na análise de uma ação, de um ato, seja teatral, seja cotidiano, observa-se que toda ação
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular -Arte |
Q1403955 Artes Cênicas
A ideia de papel, quer no teatro, quer nos contextos de interação social, implicita a ideia de função, que é simplesmente
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular -Arte |
Q1403954 Artes Cênicas
A tipificação das formas de ação requer haver nestas um sentido objetivo, que, por sua vez, exige uma objetivação linguística. Isto é, haverá um vocabulário que se refere a essas formas de ação. [...] Em princípio, portanto, uma ação e seu sentido podem ser apreendidos à parte dos desempenhos individuais dela e dos variáveis processos subjetivos que a eles se associam. O indivíduo e o outro podem ser compreendidos como executantes de ações objetivas, geralmente conhecidas, que são recorrentes e repetíveis por qualquer ator do tipo adequado (Berger e Luckmann, 1985, p.101).
No teatro, papel e personagem são sinônimos. Desta forma, define-se personagem enquanto um papel
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular -Arte |
Q1403953 Artes Cênicas
Que a ação corresponda à palavra e a palavra à ação, cuidando sempre em não ultrapassar os limites da simplicidade da natureza, porque tudo o que a ela se opõe, afasta-se igualmente do próprio fim da arte dramática, cuja finalidade sempre foi e continuará sendo como que apresentar um espelho à vida; mostrar à virtude suas próprias feições, ao vício sua verdadeira imagem e a cada idade e geração sua fisionomia e características. No teatro grego, comumente é utilizado o termo "persona".
O significado da palavra persona, da qual mais tarde derivará, em português, a palavra pessoa é
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 3ª Etapa |
Q1403499 Artes Cênicas

Atuais estudos na área da recepção, a exemplo de Jauss (1994) e Soares (2010), apresentam similaridades com a proposta de Teatro-fórum, de Augusto Boal, especialmente no sentido de rever a ideia de um receptor passivo de uma obra acabada. A compreensão de leitura da obra de arte, no presente texto, é amparada por Pareyson (1997), ao conferir um lugar produtivo à leitura da obra de arte e não meramente receptivo. Assim, o sentido dado à obra artística dependerá da realidade sensível do espectador, do seu repertório de experiências sociais e estéticas, e não somente dos elementos técnicos produzidos, a priori, pelo artista.


Esse pressuposto afina-se à ideia de Boal de compreensão do espect-ator como sujeito ativo capaz de

Alternativas
Ano: 2016 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2016 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 3ª Etapa |
Q1403449 Artes Cênicas
O Teatro Fórum é visto por diversos segmentos sociais como a mais radical na socialização dos meios de produção teatral, pois rompe completamente a barreira palco e plateia. A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações. Acerca da importância do teatro na educação e tendo como referência o texto apresentado e os conhecimentos sobre o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) O Teatro do Oprimido, através da prática de jogos, exercícios e técnicas teatrais, procura estimular a discussão e a problematização de questões do cotidiano, com o objetivo de fortalecer as relações de poder, nas sociedades capitalistas, através da exploração de histórias entre opressor e oprimido. ( ) O teatro invisível, o teatro-fotonovela e o teatro-mito fazem parte da estrutura geral do sistema curinga proposto por Augusto Boal. ( ) Entre as técnicas do Teatro do Oprimido, estão Teatro Imagem, Teatro Jornal, Teatro Invisível, Teatro Legislativo e Teatro Fórum. ( ) O Teatro Fórum é considerado por Augusto Boal como uma metáfora teatral, que pode ser recriada e reinterpretada na vida social de cada sujeito presente na plateia.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2013 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Arte |
Q1367495 Artes Cênicas
O Teatro na Grécia surgiu em meio a muita festa, dança e música. Os gregos acreditavam em muitos deuses e os louvavam. Cada deus tinha uma função. Existia um deus até para o vinho. Ele era o preferido do povo e era chamado de Dionísio. Foi em meio a esse misto de religiosidade e de “festa” que surgiram as primeiras encenações teatrais para o público. Sobre o teatro grego, assinale a alternativa correta.
O teatro pode ser o local onde acontece o evento teatral e também a apresentação de uma peça teatral. Segundo a definição dos gregos, teatro é o “local de onde se vê”.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2013 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Arte |
Q1367494 Artes Cênicas
O Teatro na Grécia surgiu em meio a muita festa, dança e música. Os gregos acreditavam em muitos deuses e os louvavam. Cada deus tinha uma função. Existia um deus até para o vinho. Ele era o preferido do povo e era chamado de Dionísio. Foi em meio a esse misto de religiosidade e de “festa” que surgiram as primeiras encenações teatrais para o público. Sobre o teatro grego, assinale a alternativa correta.
Em uma madrugada em Tebas, Antígona deixa o palácio para enterrar seu irmão Polinice, filho rebelde de Édipo, morto quando conduzia o ataque de príncipes estrangeiros contra sua cidade. Ele estava desobedecendo à ordem de seu tio Creonte. Essa narrativa é o início da tragédia grega Antígona de Sófocles, baseada na obra “As três tragédias gregas”.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2013 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Arte |
Q1367493 Artes Cênicas
O Teatro na Grécia surgiu em meio a muita festa, dança e música. Os gregos acreditavam em muitos deuses e os louvavam. Cada deus tinha uma função. Existia um deus até para o vinho. Ele era o preferido do povo e era chamado de Dionísio. Foi em meio a esse misto de religiosidade e de “festa” que surgiram as primeiras encenações teatrais para o público. Sobre o teatro grego, assinale a alternativa correta.
As apresentações teatrais na Roma antiga eram compostas por um coro que narrava e fazia comentários a respeito da história, que era interpretada pelos atores principais (protagonistas), que usavam túnicas e máscaras.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2013 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Arte |
Q1367492 Artes Cênicas
O Teatro na Grécia surgiu em meio a muita festa, dança e música. Os gregos acreditavam em muitos deuses e os louvavam. Cada deus tinha uma função. Existia um deus até para o vinho. Ele era o preferido do povo e era chamado de Dionísio. Foi em meio a esse misto de religiosidade e de “festa” que surgiram as primeiras encenações teatrais para o público. Sobre o teatro grego, assinale a alternativa correta.
A Tragédia tem origem nos primeiros e mais sérios momentos do cerimonial religioso das festas dionisíacas da antiga Roma e narra, além de feitos heroicos, acontecimentos que ressaltam o poder dos deuses sobre o destino dos humanos.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2013 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Arte |
Q1367491 Artes Cênicas
O Teatro na Grécia surgiu em meio a muita festa, dança e música. Os gregos acreditavam em muitos deuses e os louvavam. Cada deus tinha uma função. Existia um deus até para o vinho. Ele era o preferido do povo e era chamado de Dionísio. Foi em meio a esse misto de religiosidade e de “festa” que surgiram as primeiras encenações teatrais para o público. Sobre o teatro grego, assinale a alternativa correta.
Téspis é considerado o primeiro ator grego de que se tem conhecimento. Em uma das festividades a Dionísio, Téspis veio à frente do coro com uma máscara e disse: “Eu sou o deus Dionísio”.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Artes |
Q1352288 Artes Cênicas
O teatro é um instrumento social muito eficaz, que nos faz pensar melhor sobre a nossa vida. Augusto Boal (1931-2009) foi um importante diretor e teórico do teatro no Brasil. Desenvolveu uma técnica chamada “teatro do oprimido”, a partir de 1970, durante o período em que ficou exilado na Europa devido à ditadura militar. Considerando a teoria do teatro do oprimido, é correto afirmar que 
o Sistema Stanislavski consiste em uma série de procedimentos de interpretação do ator e da atriz e foi desenvolvido por Boal.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Artes |
Q1352287 Artes Cênicas
O teatro é um instrumento social muito eficaz, que nos faz pensar melhor sobre a nossa vida. Augusto Boal (1931-2009) foi um importante diretor e teórico do teatro no Brasil. Desenvolveu uma técnica chamada “teatro do oprimido”, a partir de 1970, durante o período em que ficou exilado na Europa devido à ditadura militar. Considerando a teoria do teatro do oprimido, é correto afirmar que 
o “teatro invisível” é uma técnica desenvolvida por Boal, segundo a qual um grupo de atores ensaiados, a partir de um tema pré-estabelecido, desencadeia uma ação junto aos espectadores que não sabem que se trata de uma representação.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Artes |
Q1352286 Artes Cênicas
O teatro é um instrumento social muito eficaz, que nos faz pensar melhor sobre a nossa vida. Augusto Boal (1931-2009) foi um importante diretor e teórico do teatro no Brasil. Desenvolveu uma técnica chamada “teatro do oprimido”, a partir de 1970, durante o período em que ficou exilado na Europa devido à ditadura militar. Considerando a teoria do teatro do oprimido, é correto afirmar que 
teatro do absurdo foi um termo criado por Boal, tentando colocar sob o mesmo conceito obras de dramaturgos completamente diferentes.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Artes |
Q1352285 Artes Cênicas
O teatro é um instrumento social muito eficaz, que nos faz pensar melhor sobre a nossa vida. Augusto Boal (1931-2009) foi um importante diretor e teórico do teatro no Brasil. Desenvolveu uma técnica chamada “teatro do oprimido”, a partir de 1970, durante o período em que ficou exilado na Europa devido à ditadura militar. Considerando a teoria do teatro do oprimido, é correto afirmar que 
Boal chama o público de “espect-atores”, porque não só observam como também participam da peça teatral.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Artes |
Q1352284 Artes Cênicas
O teatro é um instrumento social muito eficaz, que nos faz pensar melhor sobre a nossa vida. Augusto Boal (1931-2009) foi um importante diretor e teórico do teatro no Brasil. Desenvolveu uma técnica chamada “teatro do oprimido”, a partir de 1970, durante o período em que ficou exilado na Europa devido à ditadura militar. Considerando a teoria do teatro do oprimido, é correto afirmar que 
o teatro do oprimido permite o contato direto do público com atores, introduzindo temas sociais para serem debatidos.
Alternativas
Q1268497 Artes Cênicas


 A máscara ilustrada nessa figura refere-se ao filme V de Vingança, dirigido por James McTeigue, realizado em 2006, sendo esse tipo de máscara utilizado pelos participantes das manifestações populares de junho de 2013, no Brasil.


Com base nessa informação, é correto afirmar:

O protesto político, um dos focos das manifestações, faz parte da história do teatro brasileiro, o que pode ser exemplificado pelos espetáculos Gota d’água (Chico Buarque e Paulo Pontes) e Arena Conta Zumbi (Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri).
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: A
5: A
6: A
7: B
8: A
9: A
10: C
11: C
12: E
13: E
14: C
15: E
16: C
17: E
18: C
19: C
20: C