Questões de Vestibular de Artes Plásticas - Cultura e Patrimônio

Foram encontradas 32 questões

Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021231 Artes Plásticas
             Como é que, ao longo dos últimos 2 mil ou 3 mil anos, nós construímos a ideia de humanidade? Será que ela não está na base de muitas das escolhas erradas que fizemos, justificando o uso da violência?

           A ideia de que os brancos europeus podiam sair colonizando o resto do mundo estava sustentada na premissa de que havia uma humanidade esclarecida que precisava ir ao encontro da humanidade obscurecida, trazendo-a para essa luz incrível. Esse chamado para o seio da civilização sempre foi justificado pela noção de que existe um jeito de estar aqui na Terra, uma certa verdade, ou uma concepção de verdade, que guiou muitas das escolhas feitas em diferentes períodos da história.


Aílton Krenak, Ideias para adiar o fim do mundo.
Companhia das Letras, 2009 (com adaptações).  

A partir das ideias do texto precedente e de assuntos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


Obra modernista de Mário de Andrade, Macunaíma inspirou diversas versões para o teatro e para o cinema, sendo considerada uma obra de resistência à cultura imposta pelos europeus durante séculos.

Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021221 Artes Plásticas
       Na tradição canônica do Ocidente, o corpo foi encarado como uma materialidade desvinculada da mente e inferior a esta. Conhecer é visto como um ato superior a operar; contemplar e compreender o mundo é superior a agir sobre ele. Nas reflexões platônicas, a perfeição não pode ser atingida em virtude do corpo. A matéria imprime um grau de imperfeição que impossibilita a existência de um universo absolutamente perfeito.

       A estruturação do cristianismo, especialmente com Paulo de Tarso, desenvolve-se a partir de certa tradição judaica em que a busca da salvação impõe o exercício cotidiano de uma austeridade expressa no controle do corpo. Já Descartes, no século XVII, elabora a mais radical reflexão sobre o dualismo entre mente e matéria, compreendendo a natureza a partir de uma divisão entre reinos independentes: o da mente (res cogitans) e o da matéria (res extensa). O corpo é matéria incapaz de compreender o mundo, tarefa só realizável pelo intelecto.

      Ao contrário disso, as tradições afroindígenas não percebem o ser humano como cindido, e sim como resultado da interdependência entre todas as coisas. A corporeidade, para esses saberes, não engloba só a motricidade (entendida como corpo e movimento), mas também envolve dimensões afetivas, intelectuais, sociais e espirituais do ser humano.


Luiz Antonio Simas. Umbandas: uma história do Brasil. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2022, p.42-3 (com adaptações). 

Considerando os múltiplos aspectos históricos relacionados ao texto anterior, julgue o item.


O Carnaval, festa popular da cultura brasileira, é a expressão de liberdade do corpo por meio de danças e festividades que incorporam tradições das culturas ocidentais e afro-indígenas em seus diferentes aspectos.

Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021219 Artes Plásticas
       Na tradição canônica do Ocidente, o corpo foi encarado como uma materialidade desvinculada da mente e inferior a esta. Conhecer é visto como um ato superior a operar; contemplar e compreender o mundo é superior a agir sobre ele. Nas reflexões platônicas, a perfeição não pode ser atingida em virtude do corpo. A matéria imprime um grau de imperfeição que impossibilita a existência de um universo absolutamente perfeito.

       A estruturação do cristianismo, especialmente com Paulo de Tarso, desenvolve-se a partir de certa tradição judaica em que a busca da salvação impõe o exercício cotidiano de uma austeridade expressa no controle do corpo. Já Descartes, no século XVII, elabora a mais radical reflexão sobre o dualismo entre mente e matéria, compreendendo a natureza a partir de uma divisão entre reinos independentes: o da mente (res cogitans) e o da matéria (res extensa). O corpo é matéria incapaz de compreender o mundo, tarefa só realizável pelo intelecto.

      Ao contrário disso, as tradições afroindígenas não percebem o ser humano como cindido, e sim como resultado da interdependência entre todas as coisas. A corporeidade, para esses saberes, não engloba só a motricidade (entendida como corpo e movimento), mas também envolve dimensões afetivas, intelectuais, sociais e espirituais do ser humano.


Luiz Antonio Simas. Umbandas: uma história do Brasil. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2022, p.42-3 (com adaptações). 

Considerando os múltiplos aspectos históricos relacionados ao texto anterior, julgue o item.


Nas culturas africana e indígena, a dança é muito utilizada em rituais religiosos, por isso não pode ser denominada como expressão artística. 

Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021217 Artes Plásticas
       Na tradição canônica do Ocidente, o corpo foi encarado como uma materialidade desvinculada da mente e inferior a esta. Conhecer é visto como um ato superior a operar; contemplar e compreender o mundo é superior a agir sobre ele. Nas reflexões platônicas, a perfeição não pode ser atingida em virtude do corpo. A matéria imprime um grau de imperfeição que impossibilita a existência de um universo absolutamente perfeito.

       A estruturação do cristianismo, especialmente com Paulo de Tarso, desenvolve-se a partir de certa tradição judaica em que a busca da salvação impõe o exercício cotidiano de uma austeridade expressa no controle do corpo. Já Descartes, no século XVII, elabora a mais radical reflexão sobre o dualismo entre mente e matéria, compreendendo a natureza a partir de uma divisão entre reinos independentes: o da mente (res cogitans) e o da matéria (res extensa). O corpo é matéria incapaz de compreender o mundo, tarefa só realizável pelo intelecto.

      Ao contrário disso, as tradições afroindígenas não percebem o ser humano como cindido, e sim como resultado da interdependência entre todas as coisas. A corporeidade, para esses saberes, não engloba só a motricidade (entendida como corpo e movimento), mas também envolve dimensões afetivas, intelectuais, sociais e espirituais do ser humano.


Luiz Antonio Simas. Umbandas: uma história do Brasil. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2022, p.42-3 (com adaptações). 

Considerando os múltiplos aspectos históricos relacionados ao texto anterior, julgue o item.


O Grupo Corpo é um grupo de dança contemporâneo que montou o espetáculo Gil-Refazendo, inspirado em músicas de Gilberto Gil, cuja temática aborda a corporeidade em todas as dimensões humanas. 

Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021204 Artes Plásticas
         E falar de sociedade brasileira, falar de um processo histórico e de um processo social é falar justamente da contribuição que o negro traz para esta sociedade, por outro lado é falar de um silêncio e de uma marginalização de mecanismos que são desenvolvidos no interior desta sociedade, para que ela se veja a si própria como uma sociedade branca, continental e masculina, diga-se de passagem.

Lélia Gonzalez. Discurso sobre a Constituinte. 1987 (com adaptações). 

Considerando o fragmento de texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


O Rei da Vela, peça teatral escrita por Oswald de Andrade, foi encenada, em 1967, pelo grupo teatral Oficina, de São Paulo, e configura-se como um protesto à ideologia dominante, evidenciado na encenação de problemas como domínio estrangeiro, cultura colonizada, urbanização acelerada e novas formas de exploração.

Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021164 Artes Plásticas



7 DE SETEMBRO DE 1960

Eu não sai porque, hoje é feriado passei o dia em casa, lavando roupas. O senhor Antonio Soeiro Cabral foi pra casa de sua sogra. Que silencio. Os visinhos são bons.

8 DE SETEMBRO DE 1960 Levantei as 5 horas, preparei a refeição matinal para os filhos, preparei o almoço, carne com batata. A Vera está alegre. Eu comprei um radio, eu gosto de dramas e tangos.

9 DE SETEMBRO DE 1960

Ela diz: agora, nós somos ricos porque temos o que comer, ate encher a barriga. E da risada. Vendo-a sorrir eu fico contente e penso em Deus, ele escreveu outra peça para eu representa-lá no palco da vida. Aquela peça de morar na favela e ouvir aquela canção que o custo de vida compôs. Eu estou com fome!

Carolina Maria de Jesus. Casa de alvenaria. Vol. 1. Osasco, São
Paulo: Companhia das Letras, 2021, p. 47-8 (com adaptações). 

Considerando a obra artística representada na imagem precedente, o fragmento de texto extraído da obra de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1961, bem como as características e a repercussão da produção literária dessa autora, julgue o item a seguir.


A indiferença com a população negra está refletida na obra Proclamação da Independência, por meio da retratação dos camponeses, cujas vestimentas reproduzem características europeias, e no texto de Carolina Maria de Jesus, por meio do relato da tranquilidade do feriado.

Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021162 Artes Plásticas



7 DE SETEMBRO DE 1960

Eu não sai porque, hoje é feriado passei o dia em casa, lavando roupas. O senhor Antonio Soeiro Cabral foi pra casa de sua sogra. Que silencio. Os visinhos são bons.

8 DE SETEMBRO DE 1960 Levantei as 5 horas, preparei a refeição matinal para os filhos, preparei o almoço, carne com batata. A Vera está alegre. Eu comprei um radio, eu gosto de dramas e tangos.

9 DE SETEMBRO DE 1960

Ela diz: agora, nós somos ricos porque temos o que comer, ate encher a barriga. E da risada. Vendo-a sorrir eu fico contente e penso em Deus, ele escreveu outra peça para eu representa-lá no palco da vida. Aquela peça de morar na favela e ouvir aquela canção que o custo de vida compôs. Eu estou com fome!

Carolina Maria de Jesus. Casa de alvenaria. Vol. 1. Osasco, São
Paulo: Companhia das Letras, 2021, p. 47-8 (com adaptações). 

Considerando a obra artística representada na imagem precedente, o fragmento de texto extraído da obra de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1961, bem como as características e a repercussão da produção literária dessa autora, julgue o item a seguir.


Em sua obra, François René Moreaux intencionou representar o envolvimento dos súditos com o feito do príncipe.

Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021161 Artes Plásticas



7 DE SETEMBRO DE 1960

Eu não sai porque, hoje é feriado passei o dia em casa, lavando roupas. O senhor Antonio Soeiro Cabral foi pra casa de sua sogra. Que silencio. Os visinhos são bons.

8 DE SETEMBRO DE 1960 Levantei as 5 horas, preparei a refeição matinal para os filhos, preparei o almoço, carne com batata. A Vera está alegre. Eu comprei um radio, eu gosto de dramas e tangos.

9 DE SETEMBRO DE 1960

Ela diz: agora, nós somos ricos porque temos o que comer, ate encher a barriga. E da risada. Vendo-a sorrir eu fico contente e penso em Deus, ele escreveu outra peça para eu representa-lá no palco da vida. Aquela peça de morar na favela e ouvir aquela canção que o custo de vida compôs. Eu estou com fome!

Carolina Maria de Jesus. Casa de alvenaria. Vol. 1. Osasco, São
Paulo: Companhia das Letras, 2021, p. 47-8 (com adaptações). 

Considerando a obra artística representada na imagem precedente, o fragmento de texto extraído da obra de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1961, bem como as características e a repercussão da produção literária dessa autora, julgue o item a seguir.


A obra Proclamação da Independência foi idealizada para enaltecer a participação e a representação da população brasileira no movimento de Independência do Brasil. 


Alternativas
Ano: 2013 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2013 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Arte |
Q1367490 Artes Plásticas
Desde os tempos mais remotos, nos grupos primitivos, a dança faz parte dos rituais que expressam emoções e sentimentos profundos da alma humana. A dança é uma forma de linguagem corporal que permite diferentes possibilidades e combinações de movimentos e que pode trazer inúmeros benefícios, como alívio das tensões do dia a dia, relaxamento, ou seja, o prazer proporcionado pelo movimento físico do corpo. Sobre a dança, assinale a alternativa correta.
Chamamos de dança étnica a dança que retrata a cultura de um povo, seus valores, seus costumes, sua vida. Entre as danças étnicas que podemos encontrar no Brasil, destacamos as danças indígenas.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2013 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Arte |
Q1367489 Artes Plásticas
Desde os tempos mais remotos, nos grupos primitivos, a dança faz parte dos rituais que expressam emoções e sentimentos profundos da alma humana. A dança é uma forma de linguagem corporal que permite diferentes possibilidades e combinações de movimentos e que pode trazer inúmeros benefícios, como alívio das tensões do dia a dia, relaxamento, ou seja, o prazer proporcionado pelo movimento físico do corpo. Sobre a dança, assinale a alternativa correta.
O Brasil possui um repertório variado de danças folclóricas que acontecem em todas as regiões do Brasil, porém com maior incidência no Rio de Janeiro. Atualmente, algumas danças folclóricas são executadas no período do carnaval e, com isso, são bastante divulgadas pelos meios de comunicação, tornando-se mais conhecidas por todo Brasil.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2013 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Arte |
Q1367488 Artes Plásticas
Desde os tempos mais remotos, nos grupos primitivos, a dança faz parte dos rituais que expressam emoções e sentimentos profundos da alma humana. A dança é uma forma de linguagem corporal que permite diferentes possibilidades e combinações de movimentos e que pode trazer inúmeros benefícios, como alívio das tensões do dia a dia, relaxamento, ou seja, o prazer proporcionado pelo movimento físico do corpo. Sobre a dança, assinale a alternativa correta.
As danças indígenas se realizam em diferentes situações, normalmente não trazem intenções ritualísticas.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2013 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Arte |
Q1367487 Artes Plásticas
Desde os tempos mais remotos, nos grupos primitivos, a dança faz parte dos rituais que expressam emoções e sentimentos profundos da alma humana. A dança é uma forma de linguagem corporal que permite diferentes possibilidades e combinações de movimentos e que pode trazer inúmeros benefícios, como alívio das tensões do dia a dia, relaxamento, ou seja, o prazer proporcionado pelo movimento físico do corpo. Sobre a dança, assinale a alternativa correta.
O espaço para a dança pode ser pequeno ou grande, circular ou quadrado, desde que possibilite os movimentos dos dançarinos. O espaço é um elemento essencial para a dança e deve ser estudado e analisado para definir o tipo de coreografia a ser elaborada.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2013 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Arte |
Q1367486 Artes Plásticas
Desde os tempos mais remotos, nos grupos primitivos, a dança faz parte dos rituais que expressam emoções e sentimentos profundos da alma humana. A dança é uma forma de linguagem corporal que permite diferentes possibilidades e combinações de movimentos e que pode trazer inúmeros benefícios, como alívio das tensões do dia a dia, relaxamento, ou seja, o prazer proporcionado pelo movimento físico do corpo. Sobre a dança, assinale a alternativa correta.
A dança está associada às possibilidades de movimento de corpo. Quando dançamos, temos possibilidades de entender o nosso corpo, pois cada dança nos permite expressá-la de maneira diferente. Apreciando a dança, podemos aprender mais sobre as pessoas e sobre o mundo em que vivemos.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2013 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Arte |
Q1367480 Artes Plásticas
Para produzir sons, vale tudo, de piano de cauda abuzinas de caminhão. Há um bom tempo, o ser humano busca, no seu corpo e à sua volta,elementos que fazem sons para criar sua música. Assinale a alternativa correta.
Na Grécia, a música era uma prática separada da dança e da poesia, nunca se apresentavam juntas. Os gregos acreditavam que o ritmo das palavras confundia-se com o da música.
Alternativas
Q1366979 Artes Plásticas
A Arte urbana pode se manifestar em diferentes linguagens. O muralismo e o grafite são duas expressões dessa arte presentes nas cidades. Sobre eles, assinale o que for correto
O grafite, sob qualquer aspecto, é uma forma de depredação do patrimônio público ou privado e é considerado crime previsto no Código Penal Brasileiro.
Alternativas
Q1366978 Artes Plásticas
A Arte urbana pode se manifestar em diferentes linguagens. O muralismo e o grafite são duas expressões dessa arte presentes nas cidades. Sobre eles, assinale o que for correto
O grafite é uma pintura praticada no muro, e o autor dessa pintura é chamado de muralista. A pichação é uma pintura praticada no patrimônio público, e seu autor é chamado de grafiteiro.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Artes |
Q1352283 Artes Plásticas
Na segunda metade do século XX, a arte, no Brasil e no mundo, ganhou expressão por meio de diversas linguagens. Com isso, o conceito de obra de arte ou de criação artística também evoluiu e expandiu-se.

Sobre a arte, seus conceitos e abrangência, assinale o que for correto.
Nos anos de 1950 e 1970, no Brasil, o artista Hélio Oiticica se destacava ao mostrar ao público que a arte não é apenas o que está no quadro: em seus famosos Parangolés, podiam-se ver reunidos, numa mesma obra, estandartes, bandeiras e capas de vestir, fundindo elementos diversos, como cor, dança, poesia e música, numa manifestação artística coletiva.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Artes |
Q1352273 Artes Plásticas
A dança no Brasil originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Nas danças, há uma mistura de ritmo e som que faz as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar. Sobre as danças e os ritmos musicais brasileiros, assinale a alternativas correta.
A catira, ou cateretê, é uma dança do folclore brasileiro, cujo ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Artes |
Q1352272 Artes Plásticas
A dança no Brasil originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Nas danças, há uma mistura de ritmo e som que faz as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar. Sobre as danças e os ritmos musicais brasileiros, assinale a alternativas correta.
O xaxado é uma dança popular brasileira, com origem no Estado do Amazonas e surgiu entre os povos indígenas.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Artes |
Q1352271 Artes Plásticas
A dança no Brasil originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Nas danças, há uma mistura de ritmo e som que faz as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar. Sobre as danças e os ritmos musicais brasileiros, assinale a alternativas correta.
O bugio, ou bugiu, é uma dança típica do Estado do Rio Grande do Sul.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: C
5: C
6: E
7: C
8: E
9: C
10: E
11: E
12: C
13: C
14: E
15: E
16: E
17: C
18: C
19: E
20: C