O desenvolvimento tecnológico foi um fator que
transformou sensivelmente a arte do século XX. Com
base nessa afirmação, assinale o que for correto.
Já no final do século XIX, inúmeros compositores se
interessaram pelas possibilidades geradas pelo
gravador, que significou uma sensível transformação
da estética musical do período.
Você errou!  
Resposta:
Acesse Comentários para encontrar explicações sobre a solução da questão.
Parabéns! Você acertou!
Aprenda mais ensinando outros alunos ao comentar esta questão.
Paul Cézanne (1839-1906) foi o principal expoente da pintura do Romantismo, discutindo, nas suas
telas, temas da realidade não aparente e conteúdos espirituais.
Você errou!  
Resposta:
Acesse Comentários para encontrar explicações sobre a solução da questão.
Parabéns! Você acertou!
Aprenda mais ensinando outros alunos ao comentar esta questão.
Auguste Rodin, considerado o pai da escultura moderna, foi, principalmente, um modelador, pois preferia
trabalhar com cera e argila do que esculpir em pedra.
Você errou!  
Resposta:
Acesse Comentários para encontrar explicações sobre a solução da questão.
Parabéns! Você acertou!
Aprenda mais ensinando outros alunos ao comentar esta questão.
Aescultura neoclássica, assim como a pintura e a arquitetura, estava subjugada pela autoridade atribuída
à escultura da Antiguidade Clássica e pelos valores de composição, de proporção e de equilíbrio das
figuras greco-romanas.
Você errou!  
Resposta:
Acesse Comentários para encontrar explicações sobre a solução da questão.
Parabéns! Você acertou!
Aprenda mais ensinando outros alunos ao comentar esta questão.
A Academia de Belas Artes de Paris, ao longo do século XIX, se caracterizou pela total ausência de
regras, estimulando a expressão de uma estética livre de convenções e a experimentação artística de
novas técnicas para escultura e pintura.
Você errou!  
Resposta:
Acesse Comentários para encontrar explicações sobre a solução da questão.
Parabéns! Você acertou!
Aprenda mais ensinando outros alunos ao comentar esta questão.
Uma das características da escultura rococó é a adoção de um cânone da figura humana, com corpos
alongados, silhuetas complexas, gestos graciosos e leves, em cenas associadas ao amor galante.
Você errou!  
Resposta:
Acesse Comentários para encontrar explicações sobre a solução da questão.
Parabéns! Você acertou!
Aprenda mais ensinando outros alunos ao comentar esta questão.
A arte do Barroco protestante se caracterizou pelo emprego de figuras aristocráticas e de retratos da
corte holandesa, em cenas de ostentação, afastadas do universo cotidiano popular.
Você errou!  
Resposta:
Acesse Comentários para encontrar explicações sobre a solução da questão.
Parabéns! Você acertou!
Aprenda mais ensinando outros alunos ao comentar esta questão.
A pintura de Caravaggio (1571-1610) introduz cenários teatrais e gestos coreográficos, aumenta a
dramaticidade das expressões pelos contrastes de claro-escuro e dá um tratamento mais realista aos
temas bíblicos sob uma visão menos otimista.
Você errou!  
Resposta:
Acesse Comentários para encontrar explicações sobre a solução da questão.
Parabéns! Você acertou!
Aprenda mais ensinando outros alunos ao comentar esta questão.
A imagem da obra "Rapto das Sabinas" (1574-82), de Giambologna, exemplifica a torção dinâmica da
“figura serpentinata”, recurso frequente da escultura italiana do século XVI.
Você errou!  
Resposta:
Acesse Comentários para encontrar explicações sobre a solução da questão.
Parabéns! Você acertou!
Aprenda mais ensinando outros alunos ao comentar esta questão.
A pintura "As bodas de Canaã", de Veronese (1562), é um exemplo relevante do despojamento de ação
das figuras, do escasso dinamismo da cena e da simplicidade de composição da arte maneirista.
Você errou!  
Resposta:
Acesse Comentários para encontrar explicações sobre a solução da questão.
Parabéns! Você acertou!
Aprenda mais ensinando outros alunos ao comentar esta questão.
O afresco "A Santíssima Trindade", de Masaccio (c.1425), na igreja de Santa Maria Novella (Florença),
mostra a pouca atenção dada pelos renascentistas à ilusão espacial arquitetônica.
Você errou!  
Resposta:
Acesse Comentários para encontrar explicações sobre a solução da questão.
Parabéns! Você acertou!
Aprenda mais ensinando outros alunos ao comentar esta questão.
O realismo do retrato romano, que remonta às representações ancestrais dos etruscos, adquire especial
impulso na fase da República Romana, quando os imperadores e aristocratas são representados com
suas características fisionômicas sem idealizações.
Você errou!  
Resposta:
Acesse Comentários para encontrar explicações sobre a solução da questão.
Parabéns! Você acertou!
Aprenda mais ensinando outros alunos ao comentar esta questão.