Questões de Vestibular de Educação Artística - Linguagens Artísticas

Foram encontradas 15 questões

Q2182167 Educação Artística



SARAH AZOUBEL e BIA GUIMARÃES

 Adaptado de cienciafundamental.blogfolha.uol.com.br, 05/12/2020.

Imagem associada para resolução da questão
O quadro de Dalí, ao contrário do que muitos pensam, é bastante pequeno (24 x 33 cm). No entanto, não deixa de exercer fascínio no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). Segundo o próprio pintor, duas foram as suas fontes de inspiração para a obra: os queijos Camembert e a teoria da relatividade de Einstein.
A obra de Salvador Dalí associa tempo e memória. Essa associação pode ser estabelecida de acordo com o princípio da: 
Alternativas
Q2182165 Educação Artística



SARAH AZOUBEL e BIA GUIMARÃES

 Adaptado de cienciafundamental.blogfolha.uol.com.br, 05/12/2020.

A noção de tempo é fundamental. A sociedade é atual, mas a paisagem, pelas suas formas, é composta de atualidades de hoje e do passado. O espaço construído que daí resulta é variado. Formas de idades diferentes, com finalidades e funções múltiplas, são organizadas e dispostas de diversas maneiras. Cada movimento da sociedade lhes atribui um novo papel.
Adaptado de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Edusp, 2007.

No fragmento acima, o autor expõe uma concepção sobre a relação entre tempo e espaço urbano.
A paisagem citadina que melhor exemplifica essa concepção é:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular -Arte |
Q1403957 Educação Artística
A expressão pode ser feita de diversas maneiras: falando, rindo ou cantando. O ser humano também se expressa através da arte e de diversas formas.
Identifique as linguagens artísticas que correspondem às várias formas de expressão artística:
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Artes |
Q1352293 Educação Artística
De acordo com Graça Proença (PROENÇA, G.. História da Arte. São Paulo: Ed. Ática, 2007, p.368), estudiosa da história da arte, “a indústria trouxe grandes modificações a todos os campos da vida social e deu também à obra de arte um novo caráter: ela começa a ser feita dentro do modo de produção industrial – em série e dirigida ao mercado”.

Nesse contexto, ao relacionar arte e indústria cultural, é correto afirmar que 
o cinema pode ser apontado como uma das mais características expressões de arte no contexto das artes criadas pela indústria cultural, ou seja, a arte, que muitas vezes aplica novas descobertas tecnológicas, é produzida em série e é voltada para o público de massa.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - Primeiro Semestre - Prova 3 - Artes |
Q1350821 Educação Artística
Assinale a alternativa correta sobre a arte do Renascimento.
Com o advento da pintura de cavalete, a pintura afresco deixou de ser um objeto de invenção e especulação artísticas.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - Primeiro Semestre - Prova 3 - Artes |
Q1350802 Educação Artística
Sobre a arte europeia da Idade Média, assinale o que for correto
Durante todo esse período, a técnica mais praticada para a representação artística foi a pintura a óleo.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - Primeiro Semestre - Prova 3 - Artes |
Q1350783 Educação Artística
Sobre a arte na Roma Antiga, assinale o que for correto.
A técnica de pintura afresco é assim denominada porque é realizada sobre uma superfície que não recebia nenhum tipo de tratamento.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - Primeiro Semestre - Prova 3 - Artes |
Q1350779 Educação Artística
Sobre a arte na Roma Antiga, assinale o que for correto.
Os romanos não faziam pinturas afresco com temas religiosos, servindo-se apenas de temas mitológicos.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Canto |
Q1269279 Educação Artística

Sobre o trecho musical acima, é correto afirmar:


Sua relativa é menor.

Alternativas
Ano: 2010 Banca: COPS-UEL Órgão: UEL Prova: COPS-UEL - 2010 - UEL - Vestibular - Artes |
Q1263313 Educação Artística

Sobre a imagem , é correto afirmar:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Ano: 2010 Banca: COPS-UEL Órgão: UEL Prova: COPS-UEL - 2010 - UEL - Vestibular - Artes |
Q1263312 Educação Artística

Observe as imagens a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre o Movimento Neoconcreto e sobre a Arte Contemporânea, considere as afirmativas a seguir.


I. Num mundo impregnado pela experiência virtual, tais trabalhos promovem a interatividade física, herdeiros dos ensinamentos de Lygia Clark e Hélio Oiticica.

II. A interação do sujeito com o objeto artístico é um dos princípios da Arte Contemporânea que se efetivou com os trabalhos de Tomie Ohtake.

III. A presença do sujeito a interagir com a obra altera sua percepção e relação com o mundo, conforme a tônica do Movimento Neoconcreto.

IV. A aridez dos materiais usados contribui para acentuar o aspecto industrial, umas das tônicas do Movimento Neoconcreto brasileiro.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2010 Banca: COPS-UEL Órgão: UEL Prova: COPS-UEL - 2010 - UEL - Vestibular - Artes |
Q1263307 Educação Artística
Observe as imagens a seguir, da artista contemporânea brasileira Regina Silveira, e responda à questão.



Com relação ao repertório da artista, é possível afirmar que ela lida com imagens de natureza
Alternativas
Ano: 2014 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2014 - UNB - Prova 1 |
Q434596 Educação Artística
Tendo como referência o texto acima e a figura apresentada, que se refere à obra Ceci n'est pas une pipe (Isto não é um cachimbo), julgue o item a seguir.

Na obra Ceci n'est pas une pipe, em que os elementos do grafismo e os das artes plásticas são expressos no mesmo espaço, o enunciado ratifica a identidade da figura
Alternativas
Ano: 2014 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2014 - UNB - Prova 1 |
Q434595 Educação Artística
Tendo como referência o texto acima e a figura apresentada, que se refere à obra Ceci n'est pas une pipe (Isto não é um cachimbo), julgue o item a seguir.

A relação entre imagem e texto como sistemas de comunicação na obra Ceci n'est pas une pipe, de René Magritte, elimina o princípio da separação entre as representações linguística e plástica.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216107 Educação Artística
Imagem 015.jpg

A imagem acima representa o ciclo infinito da vida e da
morte. Na mitologia grega, os fenômenos vida e morte eram
representados pela díade Eros e Tânatos. Eros é a força
fundamental do cosmo, e seu poder estende-se sobre todos os
seres vivos e todos os elementos da natureza. Eros representa a
energia fecundante do universo, consubstanciada no amor físico,
que dá origem à vida. Eros constitui o princípio da ação, da vida,
o qual se opõe à pulsão de morte e se realiza na libido. Segundo
a mitologia grega, Tânatos, conhecido por ter coração de ferro e
entranhas de bronze, existe desde antes da criação da humanidade
e personifica a morte. Foi descrito como uma figura sinistra
coberta de negro, passeando entre os homens com uma foice na
mão. Em psicanálise, é a representação mítica da pulsão de morte,
um impulso instintivo e inconsciente de busca da morte e(ou) da
destruição. Essa dualidade vida-morte está expressa, em
linguagem moderna, na letra da canção de Lulu Santos
apresentada a seguir.

Imagem 016.jpg

Considerando a imagem, as informações e a letra da canção
apresentadas acima, julgue os itens .

Considere as informações a seguir.
Na dança expressionista, são encontradas referências medievais, como a dança da morte, presente, principalmente, no balé A mesa verde, criado por Curt Jooss em 1932, e a dança relacionada à alegria de viver, que faz parte da obra de Isadora Duncan. Rudolf Laban trabalhou com oposições no desenvolvimento de sua teoria de análise do movimento expressivo, como peso leve e firme, tempo rápido e lento, espaço focado e multifocado, interno e externo, fluência livre e contida.
Com base nessas informações, é correto afirmar que os mitos Eros e Tânatos podem ser fontes de inspiração artística da dança expressionista.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: C
5: E
6: E
7: E
8: E
9: E
10: E
11: B
12: E
13: E
14: C
15: C