Questões de Vestibular de Biologia - Artrópodes
Foram encontradas 145 questões
Numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1.
Coluna 1
1. exoesqueleto quitinoso
2. lanterna de Aristóteles
3. coanócitos
4. clitelo
5. nematocisto
6. amplexo
Coluna 2
( ) cnidários
( ) anfíbios
( ) equinodermos
( ) anelídeos
( ) artrópodos
( ) poríferos
A sequência correta de preenchimento dos parênteses,
de cima para baixo, é
Coluna 1 1. exoesqueleto quitinoso 2. lanterna de Aristóteles 3. coanócitos 4. clitelo 5. nematocisto 6. amplexo
Coluna 2 ( ) cnidários ( ) anfíbios ( ) equinodermos ( ) anelídeos ( ) artrópodos ( ) poríferos
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Em relação aos artrópodes, animais invertebrados, julgue o item seguinte.
Os artrópodes mais conhecidos são os insetos (formigas,
cigarras, borboletas), mas esse filo também é composto pelos
crustáceos (caranguejos, siris, camarões), aracnídeos
(aranhas, escorpiões), quilópodes (lacraias) e diplópodes
(piolho-de-cobra).
Em relação a essas estruturas, é correto afirmar que
Fóssil 1: Simetria radiada, esqueleto com espinhos e sulco ambulacral.
Fóssil 2: Simetria bilateral, esqueleto e dois pares de antena.
Considerando as características descritas, assinale a alternativa que indica animais dos mesmos filos dos fósseis 1 e 2, respectivamente.
"Se oriente, rapaz Pela constatação de que a aranha Vive do que tece Vê se não se esquece Pela simples razão de que tudo merece Consideração”
O animal invertebrado presente na letra da música apresenta como características anatomofisiológicas marcantes a presença de:
A quitosana é um biopolímero obtido da quitina e tem diversas atividades biológicas importantes, como antioxidante, anti-inflamatória, anticoagulante, antitumoral e antimicrobiana.
(Mariana Pezzo. https://sinteses.blogfolha.uol.com.br, 21.03.2020. Adaptado.)
Este biopolímero pode ser obtido a partir de macerados
O ESCORPIONISMO INFANTIL
Um levantamento epidemiológico realizado no Centro de Controle de Intoxicação (CCI), vinculado ao Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), destacou a alta incidência de acidentes graves em crianças causados por escorpiões. Foram analisadas 922 ocorrências em Campinas e região, incluindo cidades como Sumaré, Indaiatuba, Nova Odessa, Americana e Piracicaba. A gravidade dos casos foi classificada de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde: 2,9% não apresentaram sintomas, 3,1% foram considerados graves (vômitos frequentes, hipertonia muscular e edema pulmonar agudo), 11% moderados e 83% leves (dor local, taquicardia e agitação).
Fonte: www.estadao.com.br/infograficos/2010/10/sim_enem_estadao_2010
Sobre o animal invertebrado citado no texto, depreende-se que
A circulação entre os artrópodos, como os insetos, se realiza através
Pesquisadores da Fiocruz recomendam atenção para a prevenção de doenças transmitidas por mosquitos por meio de uma verificação no ambiente doméstico realizada semanalmente, o que é capaz de prevenir essas doenças. Como o mosquito leva de sete a dez dias de desenvolvimento na água, basta que a população elimine os potenciais criadouros dos insetos em suas casas uma vez por semana.
Disponível em: www.fiocruz.br. Acesso em: 25 jul. 2015 (adaptado).
Essa verificação é suficiente porque, em relação aos mosquitos, é na água que ocorre o(a)
Sericicultura é o nome dado ao cultivo do bicho-da-seda, espécie Bombix mori. Para obter os fios de seda, é preciso mergulhar os casulos em água quente para amolecê-los e retirar deles uma espécie de goma que os faz ficar presos uns aos outros. Uma vez encontrada a ponta dos fios, os casulos são desenrolados calmamente e, depois disso, esses fios são enrolados numa roda formando uma meada.
O processo descrito consiste em desfazer o trabalho realizado pelo(a)
I. Em crustáceos, a troca entre o oxigênio dissolvido na água e o gás carbônico da hemolinfa ocorre nos filamentos branquiais. II. O sistema circulatório de artrópodes é aberto, e a aorta anterior de insetos termina abruptamente na região da cabeça. III. As nervuras das asas dos insetos são revestidas por exoesqueleto e no interior delas acumulam-se gases para facilitar o voo. IV. As células da parede do esôfago e dos cecos gástricos contribuem para a secreção de enzimas e a absorção de nutrientes. V. No sistema traqueal, o ar atmosférico penetra pelos espiráculos e difunde-se por tubos que se ramificam até próximo às células.
Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
O verão é uma época que merece muita atenção, já que o uso do aparelho de ar-condicionado aumenta. Além de o equipamento retirar a umidade do ar, o que deixa o sistema respiratório mais seco e mais exposto, há mais contato com organismos que se alimentam de células mortas suspensas no ar e que vivem nos filtros desse aparelho sem manutenção, causando alergias.
PIO, A. Infecções aéreas no calor. Jornal do Commercio, 15 nov. 2013 (adaptado).
Os organismos, retidos nesses filtros, que causam problemas respiratórios são os(as)