Questões de Vestibular de Biologia - Biomas brasileiros

Foram encontradas 125 questões

Q2182199 Biologia
Os manguezais têm a capacidade de armazenar carbono, pois a ausência de oxigênio no solo desse ecossistema retarda, ou até impede, a decomposição da matéria orgânica soterrada. Tendo em vista essa característica, a destruição dos manguezais pode contribuir, significativamente, para o seguinte fenômeno:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2023 - UNICAMP - Vestibular Indígena |
Q2073473 Biologia
A vegetação do Cerrado é constituída por espécies adaptadas a uma condição ambiental que inclui a presença do fogo. As espécies vegetais conviveram com o fogo durante a sua evolução, sendo selecionadas por este fator. Muitas delas chegam a exigir a ocorrência de queimadas periódicas para a sua sobrevivência e reprodução. O fogo as revigora e aumenta seu poder competitivo, embora não seja uma exigência para todas as formas de vida do bioma.
(Adaptado de COUTINHO, L. M. (2000). Cerrado. Disponível em http://ecologia.ib.usp.br/cerrado/fogo_itens.htm)
Sobre o fogo no Cerrado, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2033558 Biologia
Relacione, corretamente, os ambientes com algumas de suas características abaixo apresentadas, numerando os parênteses de acordo com a seguinte indicação:
1. Caatinga 2. Cerrado 3. Floresta Amazônica 4. Pantanal
( ) É o segundo maior complexo vegetacional da América do Sul. No entanto, vem sendo degradado, nas últimas décadas, pela expansão da fronteira agrícola brasileira. ( ) Possui alta diversidade biológica: porém, por manter-se a partir do material orgânico que produz, seu equilíbrio é extremamente sensível às interferências antrópicas. ( ) Abriga uma fauna aquática muito variada. Nesse ambiente, a sobrevivência de diversas espécies como onças, jaguatiricas, lontras e, especialmente, de jacarés é colocada em risco devido ao mercado de peles. ( ) Apresenta índice pluviométrico entre 500 a 700 mm anuais, característica que, quando associada a outras, como por exemplo, à antropização, torna-o passível de desertificação.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 2º Dia |
Q2020201 Biologia
        Quem defende o desmatamento de áreas na Amazônia costuma dizer que ele é necessário para levar progresso à região e desenvolvê-la economicamente. O conflito entre preservar a floresta e desenvolver a região, porém, é uma ideia errada e fora de lugar, afirma Ricardo Abramovay, professor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Ele lançou o livro Amazônia: por uma economia do conhecimento da natureza, em que analisa e propõe formas de conservar a mata e gerar crescimento econômico ao mesmo tempo.

        A verdadeira alternativa é a economia da floresta em pé, em substituição à economia da destruição da natureza que predomina hoje. O açaí é o exemplo mais emblemático: o rendimento de um hectare de açaí é muito superior ao de um hectare de soja (R$ 26,8 mil para o açaí e R$ 2,8 mil para a soja por ano em 2015). Há outras cadeias de valor existentes, como castanha do Pará, borracha e piscicultura, mas exploradas em condições muito precárias. A piscicultura de peixes de água doce em cativeiro na Amazônia tem vantagem sobre as formas mais conhecidas de piscicultura em cativeiro, como a de salmão. Os peixes da Amazônia criados em água doce não são carnívoros, logo o impacto ambiental é mais baixo. Além disso, o turismo ecológico no mundo cresce 15% ao ano, e na Amazônia ele tem um potencial de crescimento imenso. Tem também todo um potencial de moléculas da biodiversidade para a produção de fármacos. O Brasil vive o paradoxo de ser o país com a maior diversidade do mundo e ter uma indústria farmacêutica concentrada na produção de genéricos, pouco voltada a inovações para as principais moléstias do século XXI. É outro potencial para a valorização da floresta em pé que não estamos aproveitando. 

Internet:<www.dw.com>  (com adaptações).

A partir do texto anterior e considerando que o açaizeiro ou palmeira-açaí (Euterpe oleracea), a planta responsável pela produção do açaí, é uma monocotiledônea nativa da região amazônica, julgue o seguinte item.


A Amazônia representa um bioma riquíssimo em biodiversidade e ocupa uma área que se estende por vários países das Américas do Sul e Central, como Brasil, Colômbia, Venezuela e Costa Rica. 

Alternativas
Q1985229 Biologia
O Cerrado tipicamente apresenta uma estação chuvosa e uma estação seca que se alternam. Essa condição climática compromete o abastecimento hídrico durante a estação seca, influenciando diretamente a vegetação presente nesse bioma. As árvores, por exemplo, possuem certas características adaptativas para essa condição sem as quais não sobreviveriam.
Uma dessas características é o(a)
Alternativas
Q1861395 Biologia

Atente para o que se diz a seguir sobre ecologia:


I. Comunidade é o conjunto de indivíduos da mesma espécie que habitam o mesmo ecossistema.

II. Biomas são classificados pela composição e estrutura da vegetação dominante que reflete as condições climáticas.

III. Os fatores abióticos são representações das interações intraespecíficas e interespecíficas.

IV. Cadeia alimentar é uma sequência linear por meio da qual a matéria e a energia são transferidas de um nível trófico a outro.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Q1861382 Biologia

Leia atentamente o seguinte texto:


“Nem Amazônia, nem Pantanal, nem Cerrado: o bioma brasileiro com maior crescimento no número de queimadas em 2021 até agora é a Caatinga. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), houve até 1º de agosto 2.130 focos de fogo no bioma — o maior número em nove anos e uma alta de 164% em relação ao mesmo período de 2020. Especialistas atribuem o crescimento das queimadas à expansão da agricultura na região e à antecipação do período seco, fenômeno que pode estar ligado às mudanças climáticas e tende a se intensificar”.

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-58065453


Considerando o problema ambiental das queimadas, atente para as seguintes afirmações:

I. Quando os incêndios fogem do controle e atingem áreas vizinhas com vegetação de Caatinga, o fogo é alimentado pelas folhas secas da vegetação decídua.

II. As queimadas são práticas tradicionais feitas por pequenos e grandes agricultores e, por este motivo, devem ser mantidas como forma de manejo sustentável do solo.

III. As mudanças climáticas, os desmatamentos e as queimadas contribuem com o processo de desertificação que está ocorrendo em algumas áreas da Caatinga.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2021 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2021 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais |
Q1802328 Biologia
São características da adaptação de plantas que permite a sobrevivência em ambientes sazonalmente secos, como é o caso da Caatinga brasileira:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: CECIERJ Órgão: CEDERJ Prova: CECIERJ - 2021 - CEDERJ - Vestibular - 2021.2 |
Q1795860 Biologia
O Pantanal, umas das maiores planícies sedimentares alagáveis do mundo, está localizado na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. O bioma possui uma área de aproximadamente 150.355 km² (IBGE, 2021), estando entre os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e ainda, ocupando uma pequena região da Bolívia e Paraguai.
As inundações periódicas nos períodos de chuvas, ocasionadas pelas cheias do Rio Paraguai e seus afluentes, é o fenômeno ecológico mais significativo desse bioma. A biodiversidade faunística está representada por mais de 650 espécies de aves; inúmeras espécies de peixes, mamíferos, répteis e, dentre os insetos, são mais de mil espécies de borboletas catalogadas.
Apesar de o Pantanal ter sido, em 2000, considerado como a Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, a sua biodiversidade corre riscos. Toda sua vegetação vem sendo destruída, e as queimadas são as principais responsáveis por isso.
Em 2020, foram registrados mais de 15 mil focos de incêndios no Pantanal, o que ocasionou a destruição de milhões de hectares do bioma.
O período extremante seco e as altas temperatura contribuem para as queimadas, mas uma significativa parte dos focos de incêndio é causada por ações antrópicas ilegais com objetivo de remover a vegetação nativa e substituir por pastagem.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53662968. Acesso em: 25/05/21 (adaptado)
Um dos fatores associados à falta de chuva no Pantanal e em outros biomas brasileiros é
Alternativas
Q1795268 Biologia
A imagem mostra uma grande área na floresta amazônica devastada devido à ação antrópica.
Imagem associada para resolução da questão (www.correiobraziliense.com.br)

Para que essa área seja recuperada naturalmente é necessário que o processo de sucessão ecológica se estabeleça. Um dos indicativos ecológicos quantitativos que poderá ser constatado ao longo desse processo é
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Universidade Presbiteriana Mackenzie Órgão: MACKENZIE Prova: Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2019 - MACKENZIE - Vestibular Mackenzie - Grupos II e III |
Q1793896 Biologia

Texto referente à questão.

Pesquisadora sobre fogo na Amazônia explica real situação da floresta.


A pesquisadora sênior da Universidade de Oxford, Dra. Erika Berenguer, é uma das maiores referências sobre fogo em florestas tropicais do mundo. Ela relata que um “aspecto importante a ser considerado é que incêndios na floresta amazônica não ocorrem de maneira natural – eles precisam de uma fonte de ignição antrópica. Ao contrário de outros ecossistemas, como o Cerrado, a Amazônia não evoluiu com o fogo e esse não faz parte de sua dinâmica. Isso significa que quando a Amazônia pega fogo, uma parte imensa de suas árvores morrem, porque elas não têm nenhum tipo de proteção ao fogo. Ao morrerem, essas árvores então se decompõem liberando para a atmosfera todo o carbono que elas armazenavam, contribuindo assim para as mudanças climáticas. O problema nisso é que a Amazônia armazena muito carbono nas suas árvores - a floresta inteira estoca o equivalente a 100 anos de emissões de CO2 dos EUA. Então queimar a floresta significa colocar muito CO2 de volta na atmosfera.”


Disponível em: https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/pesquisadora-fogoamazonia-explica-real-situacao-floresta/ Acesso em 29 set. 2019


Os biomas tropicais reagem de forma diferente ao efeito do fogo. Considerando as informações do texto e o processo de sucessão ecológica, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Instituto Consulplan Órgão: FIMCA Prova: Instituto Consulplan - 2019 - FIMCA - Vestibular de Medicina - Edital nº 01/ 2020 |
Q1790441 Biologia
É o Bioma que apresenta diferentes formas de relevo, paisagem e características climáticas; com isso possuía maior diversidade de espécies em comparação com a Floresta Amazônica. Tinha como área original boa parte do litoral brasileiro. Em virtude das queimadas e ocupação humana, restaram cerca de 7% de sua cobertura original. Com sua destruição, muitas espécies endêmicas ou não foram extintas.
(Brito, E. A. Bio, Pré-vestibular Biologia, livro 4. Sistema de Ensino Poliedro. Editora Poliedro. São José dos Campos – SP. 2017.)
O enunciado descreve o seguinte bioma:
Alternativas
Q1784265 Biologia
A Floresta Nacional de São Francisco de Paula é uma unidade de conservação localizada no nordeste do Rio Grande do Sul, onde há matas de araucária.
Com relação às matas de araucária, é correto afirmar que
Alternativas
Q1709795 Biologia
O primeiro relatório do desmatamento no Brasil, publicado pelo MapBiomas, apresentou dados preocupantes sobre a situação no ano de 2019. Foram cortados cerca de 12.000 km2 de vegetação nativa no país. Após sobreposição com bases de dados oficiais, constatou-se que 99,5% da área de desmatamento detectada pelos alertas apresentaram irregularidades que incluem desde a localização em áreas protegidas ou com restrição legal até a ausência de autorização para supressão da vegetação.
(Adaptado de Relatório anual do desmatamento no Brasil 2019. São Paulo, SP, MapBiomas, 2020.)
O mapa a seguir representa os biomas brasileiros. As barras indicam as respectivas áreas desmatadas no ano de 2019, conforme o relatório.
Imagem associada para resolução da questão
(Adaptado de M. Pivetta. Pesquisa Fapesp, São Paulo, v. 292, p. 73-75, jun. 2020.)
Considerando os conhecimentos sobre os biomas brasileiros e as informações fornecidas, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UPENET/IAUPE Órgão: UPE Prova: UPENET/IAUPE - 2021 - UPE - Vestibular - 3º Fase - 2º Dia |
Q1679899 Biologia
Os biomas apresentam diferentes fisionomias vegetais, que variam segundo as características macroclimáticas. Padrões de vegetação podem ser identificados em escalas regionais ou continentais. As setas representam temperatura, precipitação e latitude. Observe a figura a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Biologia 1° Dia |
Q1403674 Biologia
Atente para o seguinte excerto de uma matéria publicada no jornal O Povo:

“A dupla cearense Sandino e Daniel, da ONG Associação Caatinga, conseguiu sair do jogo The Wall, no Caldeirão do Huck, com R$ 17.846. O dinheiro deve ser usado em projetos de preservação do tatu-bola, espécie ameaçada de extinção. [...] A dupla cearense que representou a Associação Caatinga pedia que a plateia repetisse o grito de guerra (Eu protejo o tatu-bola!)”.
Fonte: https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2019/06/15/ass ociacao-caatinga-leva-r--17-846-em-quadro-do-caldeiraodo-huck.html.

Considerando as características da Caatinga, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Q1401671 Biologia

A exuberância das florestas tropicais, apesar de sua localização em solos geralmente pobres em nutrientes, pode ser explicada pela complexidade dos processos de ciclagem de nutrientes e por uma série de mecanismos, estruturas e estratégias desenvolvidas ao longo de sua evolução, que promovem a captura e a conservação de nutrientes.

OLIVEIRA, R. R. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 20 jul. 2015 (adaptado).


As árvores desses ecossistemas têm adaptações que permitem a absorção de sais minerais

Alternativas
Ano: 2017 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2017 - UNICENTRO - Vestibular - Biologia |
Q1401417 Biologia
Em relação aos biomas brasileiros, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1399725 Biologia
As queimadas recentes na Floresta Amazônica, a maior florestal tropical do mundo, geraram preocupação mundial. Algumas personalidades públicas se referiram a essa floresta como o “Pulmão do Mundo”. Sabe-se que ela é importante para o clima do planeta e abriga enorme biodiversidade. No entanto, o termo “Pulmão do Mundo” é incorreto porque a Floresta Amazônica é um ambiente em clímax ecológico e consome a maior parte do oxigênio nela produzido. Na realidade, os grupos de organismos responsáveis pela maior parte do oxigênio produzido no planeta são as:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2017 - PUC - RS - Vestibular - Segundo Dia - Inglês |
Q1398111 Biologia

INSTRUÇÃO: A questão trata de conhecimentos relacionados à etnobotânica, a qual se dedica a estudar a interface entre conhecimentos botânicos e etnológicos, ou seja, a relação que diferentes povos estabelecem com as plantas e, a partir disso, os distintos saberes produzidos sobre sua utilização e cultivo.


Algumas tribos indígenas da região da Amazônia costumam alimentar-se das sementes oleaginosas de Hevea brasiliensis, também conhecida como seringueira. A importância econômica dessa planta está fortemente vinculada à extração de látex para a produção de borracha, podendo ser utilizada também para a produção de óleos, vernizes, tintas e suplementos alimentares. A partir dessas informações, é possível concluir que

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: E
5: C
6: D
7: B
8: A
9: C
10: D
11: D
12: C
13: A
14: B
15: B
16: C
17: B
18: D
19: C
20: C