Questões de Vestibular
Sobre ecologia e ciências ambientais em biologia
Foram encontradas 1.018 questões
Em meio à seca na Amazônia, 110 botos são achados mortos no Lago Tefé (AM), aponta Instituto Mamirauá. In: Meio Ambiente, G1. A tragédia dos botos mortos no Amazonas. In: DW, 10/10/2023 (com adaptações).
Tendo como referência as informações do texto precedente, julgue o item que se segue.
Os botos são indicadores da qualidade das águas por estarem no topo da cadeia alimentar, isto é, são herbívoros.
Em meio à seca na Amazônia, 110 botos são achados mortos no Lago Tefé (AM), aponta Instituto Mamirauá. In: Meio Ambiente, G1. A tragédia dos botos mortos no Amazonas. In: DW, 10/10/2023 (com adaptações).
Tendo como referência as informações do texto precedente, julgue o item que se segue.
Como os botos filtram a água com suas brânquias, eles podem estar se contaminando durante a respiração.
Em meio à seca na Amazônia, 110 botos são achados mortos no Lago Tefé (AM), aponta Instituto Mamirauá. In: Meio Ambiente, G1. A tragédia dos botos mortos no Amazonas. In: DW, 10/10/2023 (com adaptações).
Tendo como referência as informações do texto precedente, julgue o item que se segue.
A partir do texto, infere-se que o patógeno que compromete a qualidade da água pode ser, por exemplo, um micro-organismo como as algas.
Com relação ao uso de IA no campo da biologia, julgue o item a seguir.
A partir das informações apresentadas, é correto deduzir que a IA pode ajudar na conservação da biodiversidade de um ambiente ecológico.
O solo da floresta amazônica é rico em nutrientes.
A casca espessa das árvores do cerrado confere resistência ao fogo.
Ferramentas de IA podem ajudar na recuperação do Cerrado, o bioma brasileiro proporcionalmente mais devastado na última década, por meio da identificação da flora endêmica da região e da recomendação do replantio conjunto e simultâneo de todas as espécies nativas, para garantir a eficácia da medida.
Em menos de um mês, a expedição documentou cem novas espécies animais de profundidade, incluindo corais, esponjas, lagostas, polvos, caravelas, águas-vivas, peixes, camarões, entre outros.
(Adaptado de https://www.nytimes.com/2024/03/10/science/new-species-sea-discove ry.html. Acesso em 02/04/2024.)
Sobre essa expedição marinha, é correto afirmar que os animais
Tendo em vista seus conhecimentos sobre biologia e considerando a obra apresentada, é correto afirmar que
Considerando seus conhecimentos e os dados apresentados, é correto afirmar que as espécies
1. Predação 2. Competição interespecífica 3. Inquilinismo 4. Comensalismo 5. Parasitismo
( ) Bromélias, orquídeas e samambaias vivendo sobre arvores que lhes servem de suporte. ( ) Espécies que exploram um mesmo recurso no hábitat tem seus nichos ecológicos sobrepostos quanto a esse recurso. Em decorrência dessa relação, a população de uma das espécies pode diminuir, ou até se extinguir, ou ainda ser obrigada a migrar em busca de uma área disponível em que a relação seja menos acirrada. ( ) O cipó-chumbo, possui raízes especializadas, é uma planta de cor amarela, sem folhas nem clorofila, que cresce sobre outras plantas. ( ) Do ponto de vista ecológico é um importante mecanismo regulador da densidade populacional, embora uma espécie mate e coma indivíduos de outra espécie. ( ) Uma das espécies é beneficiada pela associação, enquanto a outra aparentemente não obtém nenhum benefício, embora não sofra prejuízo.
Considerando os tipos de relações ecológicas interespecíficas descritos, relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna e em seguida assinale a alternativa que corresponde a sequência correta de cima para baixo:
I. é um processo sazonal. II. a razão produção/consumo é maior que 1 na comunidade clímax. III. a comunidade pioneira é observada apenas nas sucessões primárias. IV. a incorporação de biomassa é mais evidente nas comunidades pioneiras e intermediárias.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Analise o ciclo a seguir.
LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia. V. 3. São Paulo: Ática, 2014.
Durante as etapas do ciclo do nitrogênio ocorre
A população global está crescendo em um ritmo mais lento desde 1950, apresentando uma queda de 1% em 2020. As últimas projeções das Nações Unidas indicam que a população mundial deve chegar em 8,5 bilhões em 2030 e 9,7 bilhões em 2050. A estimativa é de que a população atinja um pico de cerca de 10,4 bilhões de pessoas durante a década de 2080 e permaneça neste nível até 2100.
https://brasil.un.org/pt-br/189756-populacao-mundial-chegara-8-bilhoes-em-novembro-de-2022
O crescimento da população humana deve-se à diminuição da taxa de mortalidade, aos avanços tecnológicos e à produção crescente de alimentos, além de avanços na Medicina. Mesmo com esses avanços, parte da população mundial, ainda, passa fome, não tendo acesso a recursos básicos para a sobrevivência.
Analise as situações a seguir.
Podemos afirmar que, se a população humana seguisse os preceitos ecológicos, seu contínuo crescimento
I- alcançaria a capacidade de suporte do planeta e a população teria uma diminuição da densidade populacional por falta de recursos. II- geraria um desequilíbrio ecológico, promovendo o aumento das populações de predadores naturais da espécie. III- desencadearia uma maior competição interespecífica por recursos naturais, levando à extinção de outras espécies. IV- promoveria o aumento das populações de todas as outras espécies que compartilham os mesmos recursos da espécie humana.
Estão corretas as seguintes afirmativas:
[...]
“Nas regiões neotropicais, as espécies que sabemos estarem em risco apresentam distribuições geográficas muito semelhantes em comparação com as espécies com dados insuficientes previstos como em risco de extinção”, explica ecologista da Universidade de Yale e autora principal do estudo.
Jason Bittel, Metade das espécies de anfíbios está em risco de extinção. In: www.nationalgeographicbrasil.com, 2020.
Em relação ao grupo dos anfíbios, pode-se afirmar que são
Para responder à questão, leia o texto a seguir que trata do período de defeso no Maranhão.
O período de defeso dos camarões rosa, branco e sete barbas, no Maranhão, tem início em janeiro. O defeso visa a proteger os camarões ‘jovens’ para garantir sua reprodução. A pesca de camarão está proibida de 1º de janeiro a 31 de maio no Estado.
O período de proteção da espécie foi anunciado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), nesta terçafeira (11), por meio de nota técnica.
Segundo o IMESC, a pesca do camarão tem uma importância econômica, histórica, social e cultural no Brasil e é realizada, em grande escala, no litoral. Por isso, é necessário o período de defeso, o qual permite também que se mantenha a capacidade de autorrenovação do estoque como um todo.
https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/periodo-de-defeso-do-camarao
Considerando o conhecimento sobre o ecossistema de zonas costeiras, identifique como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas a seguir:
I - ( ) A alta disponibilidade de nutrientes minerais e orgânicos faz do mangue um local com baixa oxigenação. Sendo assim, plantas como a Avicenia apresentam raízes com adaptações à respiração aérea, chamadas escoras.
II - ( ) A vegetação das zonas costeiras impede o avanço da erosão, formando uma zona de amortecimento de proteção da costa.
III - ( ) Os ecossistemas aquáticos marinhos apresentam igual variação dos fatores abióticos quando comparados com ecossistemas terrestres.
IV - ( ) Animais bentônicos são aqueles que vivem em contato com o substrato do fundo dos mares.
Está correta a seguinte sequência:
https://imirante.com/oestadoma/noticias/2019/10/06/tradicional-festa-da-jucara-comeca-hoje-no-maracana/
Quanto à natureza do pericarpo do fruto da juçara, esse é classificado por fruto
Entende-se por garimpo qualquer área onde a extração mineral, quase sempre ouro, ocorre com baixo volume e com baixo impacto ambiental, podendo ser praticado por pessoa, cooperação ou associação. Contudo, na prática, é comum vermos impactos de toda ordem provenientes dos garimpos pelo Brasil, principalmente nos corpos d’águas. Isto porque, no processo de purificação do ouro, comumente se usa o mercúrio para separar o ouro do barro, e, por conseguinte, contaminando águas superficiais. Como efeito direto da contaminação pelo mercúrio estão os organismos aquáticos os quais se distribuem na estrutura das Cadeias Alimentares, como evidenciado no esquema a seguir.
G1 Amazonas: “Mercúrio usado no rio Madeira cauda lesões nos órgãos de quem se alimenta todos os dias por peixes contaminados”. https://g1.globo.com/am/amazonas
Analisando o esquema que representa uma cadeia alimentar contaminada por mercúrio, o peixe, que, uma vez
pescado, traria maior prejuízo para um ribeirinho que o pescou, com a finalidade de comê-lo para se alimentar,
seria