Questões de Vestibular de Biologia - Evolução biológica
Foram encontradas 45 questões
(Adaptado de: https://evolution.berkeley.edu/similarities-and-differences-understanding-homology-and-analogy-ms/.../. Acesso em 22/8/2023.)
É correto afirmar que as estruturas anatômicas indicadas
A figura precedente ilustra um dos possíveis mecanismos envolvidos com a formação de novas espécies em ambientes de florestas. Considerando os principais fatores relacionados com a especiação e com o fenômeno indicado na figura, julgue o seguinte item.
Indivíduos de uma mesma espécie são aqueles capazes de
acasalar produzindo descendentes viáveis e férteis.
Uma cabra que nasceu sem uma das patas da frente e com a outra deformada foi criada em um campo gramado. Rapidamente, ela desenvolveu um estilo próprio de se locomover. Ela se apoiava nas patas traseiras para erguer o corpo e pulava. Um especialista em anatomia investigou o esqueleto da cabra e descobriu que seus ossos haviam começado a se adaptar. Os ossos do quadril e das patas eram mais grossos do que o esperado e estavam anormalmente angulados para permitir uma postura mais ereta, e os ossos do tornozelo estavam esticados. Em outras palavras, a estrutura óssea da cabra começou a se parecer muito com a dos animais que saltam, como o canguru.
(Zaria Gorvett. www.bbc.com, 15.08.2020. Adaptado.)
As modificações adaptativas do esqueleto da cabra, relatadas pelo especialista, estão relacionadas
Analise os desenhos.
Neste trabalho de Leonardo da Vinci, transparece a sua dedicação alicerçada no racionalismo, no experimentalismo científico e no antropocentrismo, características do movimento _________ , que, mais de três séculos depois, também influenciaram os ideais evolucionistas de Charles Darwin. A análise desta brilhante investigação científica evidencia a relação evolutiva entre órgãos ________ e de___________ origem embrionária.
As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:
Evolução é adaptação dos seres ao meio. Isso não implica organismos perfeitos, mas que sobrevivam em determinado meio, com suas características próprias e distintas de outros meios.
Observe a figura abaixo:
Os cactos são vegetais que predominam em ambientes áridos e semiáridos, como na Caatinga no Brasil. Para tanto, suas principais e mais
típicas adaptações em relação a este meio são:
Com relação aos processos esquematizados, pode-se afirmar que
Determinado processo presente em todos os seres vivos não foi explicado pela teoria evolutiva de Charles Darwin, tendo sido esclarecido, mais tarde, pelas contribuições da teoria sintética da evolução.
Esse processo é denominado:
(Matheus de M. Silveira et al. Argumentos – Revista de Filosofia, julho/dezembro de 2016. Adaptado.)
Considerando as características adaptativas dos organismos, a teleologia
(David M. Martill e outros, A four-legged snake from the Early Cretaceous of Gondwana. Science, Nova Iorque, v. 349, fasc. 6246, p. 416-419, jul. 2015.)
Sabe-se que os lagartos (que geralmente têm membros) e as serpentes (seres ápodes) que vivem atualmente têm um ancestral comum. Sendo assim, o organismo ilustrado na figura
No processo de evolução biológica, ao longo das gerações, ocorrem alterações nas moléculas que contêm carbono. A imagem abaixo ilustra duas espécies de peixes, separadas pelo Istmo do Panamá. Ambas surgiram a partir de uma única população, existente no local antes da elevação geológica da América Central.
O processo evolutivo que deu origem a essas duas espécies é denominado:
O mapa a seguir mostra duas áreas oceânicas, A e B.
Um estudo mostrou que na localidade A são encontradas sete
(7) espécies de camarões-pistola. Na localidade B são
encontradas outras sete (7) espécies, sendo que cada espécie
do local A tem uma espécie-irmã correspondente no local B
(espécies-irmãs são espécies originadas de um mesmo
ancestral comum recente). É correto afirmar que
Ao longo da evolução dos vertebrados, alguns grupos passaram a explorar o ambiente terrestre, o que demandou adaptações que permitissem o desenvolvimento do embrião nesse novo ambiente. A mais emblemática dessas adaptações talvez seja o âmnio, razão pela qual os répteis (incluindo as aves) e os mamíferos são chamados de amniotas.
A importância do âmnio está em
No segundo parágrafo do texto de Fernando Reinach, a repetição da palavra “animal” aponta para uma crítica a uma ideia do senso comum.
Essa ideia pode ser enunciada da seguinte forma:
A teoria de Darwin, na qual as pesquisas sobre Lucy se baseiam, é amplamente aceita e aplicada na
atualidade. Porém, no momento de sua elaboração, em meados do século XIX, causou polêmicas.
A partir da imagem e do texto, uma contestação à teoria de Darwin fundamentava-se na
formulação conhecida hoje como:
Com base nos conhecimentos científicos atuais sobre a evolução da espécie humana, referidos
na reportagem e ilustrados na árvore genealógica, identifica-se o princípio de:
Na natureza, a grande maioria dos gafanhotos é verde. No entanto, uma mutação genética incomum e pouco conhecida, chamada eritrismo, provoca alteração na produção de pigmentos, o que resulta em gafanhotos cor-de-rosa. Descobertos em 1887, esses gafanhotos raramente são encontrados.
Os gafanhotos cor-de-rosa são raros porque