Questões de Vestibular
Sobre introdução ao estudo dos animais em biologia
Foram encontradas 110 questões
LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. BIO: volume único. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
Pode-se afirmar que os insetos têm desenvolvimento
I. ametábolo, direto, sem metamorfose. Do ovo eclode um indivíduo jovem semelhante ao adulto. Exemplo: traça-dos-livros. II. hemimetábulo, indireto, com metamorfose incompleta. Do ovo eclode uma ninfa semelhante ao adulto, mas não tem asas desenvolvidas. A ninfa origina o adulto. Exemplo: percevejo. III. holometábulo, indireto, com metamorfose completa. Do ovo eclode uma larva distinta do adulto, passa por uma fase de pupa, podendo formar casulo. Daí ocorre a metamorfose onde a larva se transforma no jovem que emerge completamente formado e origina o adulto. Exemplo: moscas.
Estão corretas as seguintes afirmativas:
( ) Os roedores têm dentes incisivos de crescimento contínuo, a exemplo de ratos, camundongos, capivara e cutia. ( ) Os quirópteros são voadores, possuem os membros anteriores transformados em asas membranosas, como o morcego. ( ) Os cetáceos são aquáticos, os membros anteriores são transformados em nadadeiras, e os posteriores são ausentes, a exemplo da baleia, do golfinho e do boto. ( ) Os sirênios, como o peixe-boi, são aquáticos, têm os membros posteriores transformados em nadadeiras, os anteriores são ausentes, e a nadadeira é caudal.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Coluna 1 1. exoesqueleto quitinoso 2. lanterna de Aristóteles 3. coanócitos 4. clitelo 5. nematocisto 6. amplexo
Coluna 2 ( ) cnidários ( ) anfíbios ( ) equinodermos ( ) anelídeos ( ) artrópodos ( ) poríferos
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Grande parte da biodiversidade brasileira corresponde à biodiversidade marinha. A zona costeira brasileira tem como aspecto distintivo sua longa extensão e lá existem diferentes biomas. Esses biomas, com grande variedade de espécies e de ecossistemas, abrangem mais de 8.500 km de costa litorânea.
Internet:: <biologo.com.br>
Considerando o fragmento de texto precedente, julgue o item a seguir.
Tubarões são peixes cartilaginosos que possuem o corpo
revestido por escamas placoides.
Grande parte da biodiversidade brasileira corresponde à biodiversidade marinha. A zona costeira brasileira tem como aspecto distintivo sua longa extensão e lá existem diferentes biomas. Esses biomas, com grande variedade de espécies e de ecossistemas, abrangem mais de 8.500 km de costa litorânea.
Internet:: <biologo.com.br>
Considerando o fragmento de texto precedente, julgue o item a seguir.
Cavalos marinhos são membros da classe Sarcopterygii.
A partir do texto anterior e considerando que o açaizeiro ou palmeira-açaí (Euterpe oleracea), a planta responsável pela produção do açaí, é uma monocotiledônea nativa da região amazônica, julgue o seguinte item.
Os peixes encontrados no rio Amazonas estão em um
ambiente hipertônico em relação ao seu meio interno e
eliminam o excesso de sal que penetra pelas brânquias com a
produção de uma urina altamente diluída.
A partir do texto anterior e considerando que o açaizeiro ou palmeira-açaí (Euterpe oleracea), a planta responsável pela produção do açaí, é uma monocotiledônea nativa da região amazônica, julgue o seguinte item.
Infere-se do texto que os peixes de água doce criados em
cativeiro na Amazônia são consumidores primários.
Com base nas informações e no esquema acima, além de outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:
1. Sistema digestório completo 2. Sistema digestório incompleto 3. Protostômio 4. Deuterostômio 5. Simetria bilateral na fase larval 6. Simetria radial na fase larval
Quais dessas características e estruturas são comuns aos equinodermos?
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1. Clivagem completa 2. Clivagem incompleta 3. Clivagem superficial
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Além da simetria, os tecidos embrionários e a origem das cavidades corporais podem auxiliar na compreensão das principais relações evolutivas existentes entre os diferentes grupos animais.
Com base nos conhecimentos sobre as tendências evolutivas nos grupos animais, assinale a alternativa correta.
Uma característica fundamental do plano corpóreo de um animal é sua forma geral e um aspecto básico dessa forma é a simetria. O termo simetria refere-se ao arranjo regular das estruturas corporais em relação ao eixo do corpo. Os animais que podem ser divididos ao longo de ao menos um plano, de modo que as metades resultantes sejam semelhantes entre si, são conhecidos como simétricos.
Com base nas informações apresentadas, considere as afirmativas a seguir.
I. Um corpo com simetria bilateral tem a forma geral de um cilindro, com um eixo principal ao redor do qual as diversas partes do corpo estão dispostas.
II. Na simetria bilateral, um lado do corpo difere do outro por uma escala distinta de 1, fazendo com que as áreas, em cada lado, se alterem nessa mesma escala.
III. É vantajoso para um animal com simetria radial, pelo seu estilo de vida, ser capaz de interagir com o ambiente igualmente a partir de várias direções.
IV. O volume do corpo de um animal, que admite simetria bilateral exata, é igual ao dobro do volume de qualquer um de seus dois lados.
Assinale a alternativa correta.
I) Cnidários possuem células especializadas, os cnidoblastos, capazes de causar queimaduras e irritações dolorosas na pele de pessoas que os tocam. II) Algumas espécies de moluscos gastrópodes podem formar pérola a partir de algas raspadas pela rádula (dentes raspadores). III) Protozoários flagelados causam a inflamação dos ossos das pernas, tornando-as deformadas e provocando uma doença conhecida como elefantíase. IV) Devido ao seu hábito alimentar, as sanguessugas foram muito utilizadas no passado na prática de sangrias, em pacientes com pressão alta.
Assinale a alternativa correta:
I. As serpentes conhecidas como coral-verdadeira são répteis pertencentes à Ordem Squamata. Elas possuem corpo alongado, tegumento revestido por escamas, realizam fecundação interna e apresentam respiração pulmonar. O órgão de Jacobson e a fosseta loreal são estruturas exclusivas de serpentes peçonhentas.
II. As abelhas pertencem à Ordem Hymenoptera da Classe Insecta. Podem apresentar um ferrão na região posterior de seu corpo, que serve para inocular o veneno. Os himenópteros apresentam três pares de patas e quatro asas membranosas, embora, em alguns casos, sejam ápteros, ou seja, desprovidos de asas.
III. A aranha-marrom, artrópode do Subfilo Chelicerata, é um animal octópode, com quelíceras que injetam veneno nas presas e pedipalpos; não possui antenas e apresenta o corpo dividido em cefalotórax e abdômen.
IV. Os escorpiões são artrópodes pertencentes à Classe Arachnida, a mesma das aranhas. O corpo dos escorpiões é semelhante ao desses últimos animais, com uma única diferença: seu abdômen é dividido em duas partes: pré-abdômen e pós-abdômen. No pós-abdômen, encontra-se a glândula produtora do veneno, que é inoculado na vítima por um aguilhão. Similarmente às aranhas, os escorpiões apresentam simetria bilateral, esqueleto corporal externo, apêndices articulados e sistema circulatório fechado.
V. A água-viva é um cnidário livre natante, com simetria radial e ciclo de vida com alternância de gerações ou metagênese. Possui em seus tentáculos, os pinacócitos, células produtoras de um líquido urticante liberado como mecanismo de defesa, que promove irritações quando em contato com a pele humana.
Estão corretas as afirmações
I. Os poríferos possuem reprodução sexual com larvas ciliadas que podem ser descritas como uma blástula. II. Os equinodermos, em sua maioria, têm sexos separados, sem estágios larvais durante o ciclo de vida. III. Os clitelados exibem desenvolvimento direto e ovos eclodem juvenis.
Por meio do exposto, é possível afirmar que
A respeito da fisiologia relacionada a essas trocas gasosas, pode-se afirmar que