Questões de Vestibular
Sobre ist´s e métodos contraceptivos em biologia
Foram encontradas 56 questões
1. Cólera 2. Sífilis 3. Hanseníase 4. Tuberculose
( ) Infecção sexualmente transmissível causada por Treponema pallidum. ( ) Causa diarreia aguda, vômito e pode provocar câimbra e olhos turvos. ( ) Transmitida pela inalação de gotículas contendo o bacilo de Koch. ( ) Afeta pele e nervos periféricos e é causada por Mycobacterium leprae.
A sequência correta, de cima para baixo, é

O método que, além de atender ao planejamento citado, também contribui para evitar doenças sexualmente transmissíveis é o(a)
No que diz respeito a infecções sexualmente transmissíveis
(ISTs), identifique a relação correta entre grupo causador, um
dos seus sintomas e se possui ou não vacina preventiva.
Naturalmente, quanto mais cedo for diagnosticada a doença, menores serão as sequelas e maior êxito terá o tratamento da sífilis que deverá ser feito com:
A partir da puberdade, meninos e meninas tornam-se fisiologicamente capazes de gerar filhos. No entanto, existem diferentes métodos contraceptivos disponíveis que impedem, além da concepção, a disseminação de doenças transmitidas sexualmente.
O método contraceptivo que impede as situações citadas é o(a)
I. Impede o encontro dos gametas II. Impede a implantação do embrião III. Previne a ovulação
( ) Camisinha Masculina ( ) Dispositivo Intrauterino (DIU) ( ) Pílula comum ( ) Diafragma ( ) Pílula do dia seguinte
Os métodos que previnem a gravidez e DSTs, durante relações sexuais, são:
1) pode causar verrugas nos genitais e câncer no colo do útero. 2) é transmitida sexualmente e no contato com o vaso sanitário de banheiros públicos. 3) é evitada com máxima eficácia com a vacinação de pessoas infectadas.
Está(ão) correta(s):
A campanha de vacinação contra o HPV é uma ação de saúde pública eficaz contra os tipos de vírus mais comuns causadores de lesões que podem originar o câncer de colo de útero. A transmissão do vírus se dá pelo contato sexual, e o público-alvo inicial da campanha eram meninas que não haviam iniciado a vida sexual.
Qual é o benefício dessa ação de saúde pública para as meninas?
Por que os jovens não usam camisinha?
Os jovens estão deixando de usar camisinha. Apesar dos alertas de que o preservativo evita DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) ou gravidez indesejada, diferentes justificativas aparecem e a ausência da camisinha vira hábito. Para ter uma ideia, uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que 9 em cada 10 jovens de 15 a 19 anos sabem que usar camisinha é o melhor jeito de evitar HIV, mas mesmo assim, 6 em cada 10 destes adolescentes não usaram preservativo em alguma relação sexual no último ano.
(Fonte: UOL Notícias, 13 fev. 2017)
• Ao não adotarem o método preventivo
mencionado no texto, além da AIDS, os jovens
aumentam as chances de também contraírem

Esse método de prevenção envolve diferentes estratégias e modos de ação, dentre eles:
Assinale a alternativa que apresente uma afirmação que possa fazer parte do texto do cartaz, por estar biologicamente correta.
Considere as afirmações a seguir:
I. A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Manifesta-se inicialmente como uma pequena lesão nos órgãos sexuais, denominada cancro duro, além do aumento dos gânglios linfáticos na região inguinal.
II. O HPV provoca lesões com aspecto de couve-flor e de tamanhos variáveis nos órgãos genitais. A maior gravidade é relacionada ao aparecimento de alguns tipos de câncer, principalmente no colo do útero, vulva, pênis e reto.
III. A gonorreia é causada por um vírus e é tratada com antibióticos. Os primeiros sintomas surgem poucos dias após o contato sexual: ardor na uretra e secreção purulenta.
IV. A Aids é causada por um grupo de vírus, chamado HIV, que invade os linfócitos TCD4 – responsáveis pela defesa do organismo, deixando o indivíduo mais suscetível a doenças chamadas de oportunistas.
V. Janela imunológica é o termo que designa o intervalo entre a infecção pelo vírus da AIDS e a detecção de anticorpos anti-HIV no sangue da pessoa infectada, por meio de exames laboratoriais específicos. Nesse caso, a detecção de HIV tem possibilidade de um resultado falso-positivo.
É correto o que se afirma em: