Questões de Vestibular Sobre platelmintos e nematódeos em biologia

Foram encontradas 80 questões

Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3108280 Biologia
Para sobreviverem, os organismos vivos precisam realizar trocas gasosas com o meio ambiente. No que se refere ao processo de respiração, julgue o item a seguir.

Nos platelmintos, a respiração é traqueal.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2023 - PUC - RS - Vestibular - Medicina |
Q2092752 Biologia

Numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1.


Coluna 1

1. exoesqueleto quitinoso

2. lanterna de Aristóteles

3. coanócitos

4. clitelo

5. nematocisto

6. amplexo


Coluna 2

( ) cnidários

( ) anfíbios

( ) equinodermos

( ) anelídeos

( ) artrópodos

( ) poríferos


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Q1709796 Biologia
As doenças tropicais negligenciadas afetam principalmente as populações que vivem em condições de pobreza, sem acesso ao saneamento básico e em contato com diversos vetores. Nesse contexto, a esquistossomose é uma das mais emblemáticas doenças parasitárias causadas por platelmintos no Brasil.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase a seguir.
O ciclo de vida do Schistosoma mansoni envolve a fase adulta, com fecundação e produção de ovos principalmente nas veias do fígado e mesentéricas do intestino do ser humano, considerado o hospedeiro (i) __________. Os ovos são então excretados nas fezes e, em contato com a água, eclodem e liberam os (ii) __________, os quais penetram no corpo de um caramujo, considerado o hospedeiro (iii) __________. No caramujo, dão origem às (iv) __________, que se locomovem na água e penetram na pele humana, migrando para os vasos sanguíneos viscerais, onde se tornam um esquistossomo adulto.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Universidade Presbiteriana Mackenzie Órgão: MACKENZIE Prova: Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2019 - MACKENZIE - Vestibular Mackenzie - Grupos I, IV, V e VI |
Q1793354 Biologia

Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a respeito do celoma.


( ) Está presente a partir dos platelmintos.

( ) Trata-se de uma cavidade corpórea revestida totalmente por mesoderme.

( ) Atua no transporte de diversas substâncias (nutrientes, gases, hormônios, excretas etc) por meio do líquido celomático.

( ) Permite a diversificação dos movimentos corporais.


A sequência correta de cima para baixo é:

Alternativas
Q1785735 Biologia
Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose, apresenta o ciclo de vida com dois hospedeiros: os seres humanos e os moluscos (caramujos aquáticos). Os adultos vivem nas veias do fígado humano, onde se alimentam e acasalam. A postura de seus ovos ocorre nos vasos capilares do mesentério intestinal e, com a ajuda de pequenos espinhos em sua estrutura, perfuram e atravessam os capilares até a cavidade intestinal, onde são eliminados pelas fezes. “Na água, os ovos eclodem e libertam larvas ciliadas denominadas ______________ que necessitam de um segundo hospedeiro, no caso o caramujo, para formarem larvas adaptadas à vida aquática conhecida por ________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q1784254 Biologia
A hidatidose cística é uma verminose provocada pelo Echinococcus granu/osus, verme chamado popularmente de "tênia-anã", enquanto a teníase tem como organismo causador a Taenia so/ium ou "tênia".
Em relação às tênias, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2019 - IF-PE - Vestibular - Técnico PROEJA |
Q1643538 Biologia
TEXTO 5 Muitas parasitoses são consequência da falta de saneamento básico, inclusive nas grandes cidades. Os parasitas podem estar na água contaminada, nas verduras mal lavadas, nos alimentos crus, até nos bichos de estimação. No Brasil, elas afetam 36% da população. Isso é mais do que uma em cada três pessoas. E, entre as crianças, mais da metade (55%). Entre as parasitoses mais comuns, podemos destacar: giardíase, ascaridíase, ancilostomose, oxiurose e teníase. A médica explica que o tratamento é simples, mas diz que muita gente nem vai ao médico porque não reconhece os sintomas. Os principais são dor de barriga, barriga inchada, enjoos, diarreia, perda de peso.
Verminose afeta 36% da população − entre as crianças, mais da metade. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2019 (adaptado).
Entres as doenças destacadas no TEXTO 5, podemos afirmar que
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Biologia 1° Dia |
Q1403657 Biologia
Relacione, corretamente, as verminoses humanas com suas características, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
 Coluna I  1. Ancilostomose 2. Ascaridíase 3. Teníase 4. Esquistossomose
Coluna II ( ) Conhecida como amarelão, por poder desencadear anemia.
( ) Popularmente conhecida como barriga d’água, é uma verminose causada pelo Schistosoma mansoni.
( ) Causada pelo Ascaris lumbricoides adquirido pela ingestão de seus ovos presentes em água ou alimento.
( ) Pode ser causada pela Taenia solium ou pela Taenia saginata presentes em carnes contaminadas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 2ª Etapa |
Q1403550 Biologia

O ser humano pode conseguir muitos benefícios por meio do solo, mas também pode contrair vários tipos de doenças, se o solo estiver contaminado. Entre essas doenças, destacam-se as verminoses, causadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro. Uma das verminoses mais comuns em todo o mundo é a ascaridíase, doença causada pelo verme Ascaris lumbricoides, conhecido popularmente como lombriga.
A respeito desse helminto e da doença que ele poderá proporcionar, é correto afirmar:

Alternativas
Q1399619 Biologia
Três espécies de parasitas apresentam os seguintes comportamentos típicos durante seus ciclos de vida no hospedeiro humano:

1. instala-se no músculo cardíaco, prejudicando o funcionamento do coração.
2. atravessa a parede intestinal do hospedeiro e entra na corrente sanguínea.
3. penetra as células hepáticas e as hemácias do hospedeiro.

Assinale a alternativa CORRETA que indica os nomes dos parasitas, respectivamente, de acordo com os três comportamentos enumerados:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FAINOR Órgão: FAINOR Prova: FAINOR - 2019 - FAINOR - Vestibular - 2019.1 |
Q1369460 Biologia
São animais de corpo achatado dorso-ventralmente, triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. Vivem em água doce ou salgada, em ambientes de terra úmida, ou no interior de outros animais formando uma associação parasitária.
O animal descrito acima pertence ao filo:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UniCEUB Órgão: UniCEUB Prova: UniCEUB - 2019 - UniCEUB - Vestibular de Medicina |
Q1342555 Biologia
A filariose é causada pelo helminto Wuchereria bancrofti, também conhecido como filária. As larvas desse animal se instalam em algumas regiões do corpo humano, causando inchaço exagerado de estruturas como pernas, mamas e escroto. As larvas da filária são contraídas pelos humanos por meio
Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: UEA Prova: VUNESP - 2019 - UEA - Prova de Conhecimentos Gerais |
Q1340739 Biologia

A fotomicroscopia mostra uma proglote de uma tênia, um verme hermafrodita.

Imagem associada para resolução da questão


A tênia é capaz de se autofecundar dentro do hospedeiro, encostando duas proglotes, as quais realizam a troca de gametas masculinos.


O processo descrito é classificado como

Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: EINSTEIN Prova: VUNESP - 2019 - EINSTEIN - Vestibular 2020 - Prova 1 |
Q1338654 Biologia
Tênia ou solitária são nomes populares dos vermes parasitas do gênero Taenia. A Taenia solium, adquirida quando uma pessoa ingere carne de porco com cisticercos crua ou mal cozida, pode atingir até 5 metros de comprimento no intestino humano. Como normalmente só há um exemplar adulto no intestino, é chamada de solitária. Sobre a Taenia solium, é correto afirmar que se reproduzem de forma
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FATEC Órgão: FATEC Prova: FATEC - 2019 - FATEC - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1266594 Biologia
Os nematelmintos são vermes que causam diversas doenças, mas geralmente não provocam a morte do hospedeiro, o que pode ser interpretado como uma grande adaptação à vida parasitária. É vantajoso ao parasita que o hospedeiro resista à parasitose, pois, se este morrer, o parasita perderá a moradia e a fonte de alimentação.
Os textos se referem a dois tipos diferentes de doenças comuns no Brasil, causadas por nematelmintos nos seres humanos.
I. Verminose, habitualmente sem sintomatologia, mas que pode se manifestar por dor abdominal, diarreia, náuseas e anorexia. Quando há grande número de vermes, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal. A contaminação ocorre por meio da ingestão dos ovos infectantes do parasita, procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes humanas.
II. Verminose que pode ser assintomática em caso de infecções leves. Em crianças com parasitismo intenso, pode ocorrer queda na quantidade de proteína sanguínea e atraso no desenvolvimento físico e mental. Com frequência, dependendo da intensidade da infecção, acarreta anemia por redução de ferro. A transmissão acontece por meio de contato, geralmente dos pés, com as larvas desse parasita, que vive no solo. Não se transmite de pessoa a pessoa. Os indivíduos infectados, quando não são adequadamente tratados, podem contaminar o solo. No Brasil, predomina nas áreas rurais, principalmente sem saneamento, cujas populações têm como hábito andar descalças.
Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, as verminoses descritas nos textos I e II.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: Cepros Órgão: CESMAC Prova: Cepros - 2018 - CESMAC - Vestibular Medicina - Dia 2 |
Q1797118 Biologia
A teníase está diretamente relacionada com o consumo humano de carne crua ou mal cozida, contaminada com cisticercos. Contudo, sobre esta doença, é incorreto afirmar:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: UEA Prova: VUNESP - 2018 - UEA - Prova de Conhecimentos Gerais |
Q1794477 Biologia
Comparando-se a organização do sistema nervoso em cnidários, como as águas-vivas, e platelmintos, como as planárias, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1793210 Biologia
A esquistossomose é hoje uma doença endêmica em 74 países em desenvolvimento e estima-se que cerca de 600 milhões de pessoas vivam em áreas expostas ao parasita. Tamanha população sob risco vive em países com saneamento básico insatisfatório, o que facilita a transmissão do parasita por meio das fezes dos doentes, que acabam contaminando lagos e lagoas. (www2.uol.com.br. Adaptado.)
A transmissão da esquistossomose ocorre por meio da
Alternativas
Q1398316 Biologia
Alguns parasitas que provocam doenças no ser humano, como a tênia, o esquistossoma, a filária, o ancilóstomo, entre outros, desenvolvem parte de seu ciclo de vida em outros animais, tais como: o caramujo, o porco, o mosquito, os cães e outros, sendo, por isso, chamados de hospedeiros intermediários.
Relacione o hospedeiro intermediário que se encontra na condição citada com a respectiva verminose em que está envolvido.
Alternativas
Q1393912 Biologia
Verminoses são infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo, podendo causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Representam um grande problema de saúde, principalmente nos países subdesenvolvidos.
São verminoses humanas causadas por platelmintos:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: D
5: A
6: D
7: D
8: D
9: C
10: C
11: B
12: A
13: B
14: E
15: C
16: C
17: C
18: D
19: B
20: E