Questões de Vestibular
Sobre principais doenças endêmicas no brasil em biologia
Foram encontradas 127 questões
Com relação ao uso de IA no campo da biologia, julgue o item a seguir.
As informações apresentadas no texto permitem inferir que a IA é excelente ferramenta de auxílio ao diagnóstico de doenças.
A proteção vacinal da poliomielite, no Brasil, está sofrendo queda brusca. De janeiro a julho de 2020, a cobertura atingiu 60% do público-alvo, muito abaixo dos 95% preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O distanciamento social e o medo causado pela pandemia da Covid-19 são listados como as causas do declínio. Os números preocupam médicos que temem um novo surto da doença já erradicada no país. A integrante do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria afirma que, atualmente, há mais de 1 milhão de crianças inadequadamente vacinadas. A poliomielite é uma doença grave que pode causar paralisia e atrofia dos membros e sua evolução pode levar à morte. Apesar de ser predominante entre as crianças com até 5 anos de idade, ela também pode afetar adultos.
https://www.metropoles.com/saude/poliomielite-volta-a-preocupar-em-cenario-de-queda-na-vacinacao
Em relação à poliomielite, é correto afirmar que se trata de uma patologia
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes
Em relação ao herpes é correto afirmar que se trata de uma patologia de infecção
Você já sabe:
Ao final de 2019, o mundo foi surpreendido com o surgimento de uma nova doença, a chamada COVID-19, uma infecção respiratória aguda, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave e com alta taxa de transmissão. Por isso, embora tenha surgido na China, na cidade de Wuhan, logo se espalhou pelos demais países e continentes, colocando o mundo num cenário pandêmico único e prolongado, jamais vivido em toda a história da humanidade.
A extensão da pandemia por mais de 2 anos se dá, em parte, pela alta taxa de transmissão e pelas novas variantes (Ômicron, Mu, Delta, Lambda, etc) que surgem, especialmente em países populosos, como por exemplo, o Brasil.
Apesar de a pandemia já ter infectado quase 30 milhões e ter levado mais de 600 mil a óbito, só, no Brasil, estudos apontam que 20% da população dos contaminados no mundo não manifestaram a doença, ou seja, tiveram-na de forma assintomática. Em outras palavras, tais pessoas não chegarão a desenvolver a doença.
Gov. Ministério da Saúde: O que é convid-19. https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus
No contexto ora vivenciado, ser assintomático para COVID-19 pode ser algo vantajoso para evolução, uma vez que pessoas assintomáticas
“A nova rotulagem de alimentos entrará em vigor a partir de 9 de outubro de 2022. Com isso, os rótulos frontais dos produtos passarão a ter uma lupa identificando quantidades excessivas de açúcar, sódio e gorduras.”
Essa medida está sendo adotada a fim de conscientizar os consumidores: em excesso, esses nutrientes fazem mal à saúde, uma vez que o açúcar se relaciona a
1. Cólera 2. Sífilis 3. Hanseníase 4. Tuberculose
( ) Infecção sexualmente transmissível causada por Treponema pallidum. ( ) Causa diarreia aguda, vômito e pode provocar câimbra e olhos turvos. ( ) Transmitida pela inalação de gotículas contendo o bacilo de Koch. ( ) Afeta pele e nervos periféricos e é causada por Mycobacterium leprae.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Explorando informações veiculadas pelos órgãos de comunicação, com base nos conhecimentos científicos atuais, é INCORRETO afirmar:
A febre amarela voltou as áreas urbanas do Brasil. Essa doença não ocorria nessas áreas desde 1942. Assinale a alternativa que traz vetores dessa doença:
Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/10/criadores-de-terapias-contra-malaria-e-verminoses-levam-nobel-de-medicina.html>. Acesso em: 06 out. 2015.
Essas descobertas fornecerão à população humana novos e poderosos meios de combater doenças como a malária, conforme estudos de uma das pesquisadoras premiadas pelo Nobel. Sobre essa doença tropical, tem-se o seguinte:
Por quase duas semanas, a aposentada Maria Luiza Miranda, de 57 anos, frequentou a UPA diariamente. Os sintomas começaram com fortes dores de cabeça, no corpo e vômito. “De primeira eu não queria vir porque achei que era só uma gripe, mas aí o exame mostrou que um grupo de células do meu sangue estavam muito baixas. O médico até falou que já era pra eu estar internada, pois corria o risco de ter contraído dengue hemorrágica, mas não tinha vaga”, comentou.
Além de risco de morte, dengue é rotina de idas e vindas para exames. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2019 (adaptado).
Podemos afirmar que o grupo de células que estava sendo examinado na aposentada Maria Luiza Miranda, mencionado no TEXTO 6, refere-se
O gráfico compara o número de hospitalizações por varicela (catapora) e a taxa de letalidade por faixa etária no Brasil entre os anos 1998 e 2002. A taxa de letalidade corresponde ao número de óbitos para cada 100 mil habitantes.
Isso ocorreu por causa do(a)
A ação sanitária que levou à redução dos falecimentos causados pelas doenças citadas no texto foi a
Em áreas urbanas, com as mesmas ações, também é possível se prevenir da