Questões de Vestibular
Sobre protistas e algas em biologia
Foram encontradas 110 questões
No que diz respeito à reprodução das algas, assinale a opção correta.
No ciclo sexuado da reprodução das algas, o gametófito é haploide (n) e o esporófito é diploide (2n).
(01) As euglenófitas possuem cloroplastos, núcleo e dois flagelos, reprodução assexuada por bipartição no sentido longitudinal da célula, parede celular flexível, e vacúolo contrátil. (02) Dinoflagelados são unicelulares, possuem peridinina, caroteno e clorofilas a e c, apresentam flagelos e endoesqueleto formado por vesículas achatadas e membranosas associadas à membrana plasmática e que podem conter celulose. (04) Diatomáceas são unicelulares e possuem fucoxantina, caroteno e parede celular de sílica e frústula como estrutura de locomoção. (08) Feofíceas possuem fucoxantina, são multicelulares, dotadas de estruturas cheia de gás que permitem a flutuação, sendo a pórfira o gênero mais conhecido e abundante. (16) Rodofíceas possuem ágar, e tem o gênero Sargassum como sendo o mais conhecido. (32) Clorofíceas, podem ser unicelulares ou multicelulares. Algumas espécies vivem em associação com fungos, constituindo liquens.
Grande parte da biodiversidade brasileira corresponde à biodiversidade marinha. A zona costeira brasileira tem como aspecto distintivo sua longa extensão e lá existem diferentes biomas. Esses biomas, com grande variedade de espécies e de ecossistemas, abrangem mais de 8.500 km de costa litorânea.
Internet:: <biologo.com.br>
Considerando o fragmento de texto precedente, julgue o item a seguir.
Zooplancton é o nome dado ao conjunto de seres flutuantes
não fotossintetizantes, como algas e diatomáceas.
O gráfico representa o volume celular de um protozoário ciliado em um gradiente de salinidade:
A partir desses dados, é correto afirmar que o protozoário ciliado é
Note e adote:
O volume celular do ciliado em seu habitat natural é o referencial 1.
0% corresponde a água doce pura.
As áreas da figura que correspondem a todas as medidas profiláticas contra os protozoários Entamoeba histolytica, Plasmodium falciparum e Trypanosoma cruzi, respectivamente, são
A principal forma de transmissão da doença é
(http://goo.gl/34eVK. Acesso: 07/10/2012.)
A principal diferença escrita pelo aluno indica a
A principal forma de transmissão da doença se dá por meio
CALAZAR JÁ PROVOCOU 8 ÓBITOS NESTE ANO NO CEARÁ
A Capital registrou a maior incidência, com 43 casos, o equivalente a 30% do total registrado no Estado.
De janeiro a julho deste ano, 8 pessoas morreram no Estado em decorrência da doença leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). Dos óbitos, 3 foram registrados na Região Metropolitana de Fortaleza (dos quais dois na Capital e um em Caucaia), um em Barbalha, um em Brejo Santo, um em Choró, um em Independência e um em Umirim.
Disponível em:<http://www.maisfm.com/calazar-ja-provocou-8-obitos-neste-ano-no-ceara/>. Acesso em: 2 de agosto de 2016.
Sobre a doença citada no texto, pode-se inferir que
No dia 14 de fevereiro de 1909, Chagas, ao examinar o sangue de uma criança de 9 meses com sintomas de febre alta, face e corpo com edema duro e ligeiro comprometimento do sistema nervoso, encontrou o Trypanossoma cruzi. Era o primeiro caso da moléstia em humanos a que, mais tarde, se daria o nome de doença de Chagas. Com esse caso, consolidou-se a descoberta do ciclo de vida do tripanossomo, no qual foi conhecido primeiro o vetor (barbeiro), em seguida, o protozoário, os seus depositários domésticos e, por fim, um caso humano – tudo por um só pesquisador. Até então, a verificação da presença do Trypanossoma cruzi tinha sido feita em cães, gatos e tatus, que passaram a ser considerados como reservatório silvestre. Foi o início de uma epopeia científica que até hoje exige a atenção de especialistas do Brasil, da América Latina e do mundo inteiro.
Disponível em:<http://www.netium.com.br/lcpa/90.htm>. Acesso em: 2 de agosto de 2016. (Adaptado)
Baseando-se no texto e no tema abordado, pode-se afirmar que
A grande maioria das algas é invisível a olho nu e flutua junto à superfície de mares e lagos. A importância dessas algas microscópicas é enorme. Ao servirem de alimento para outros seres vivos, as algas transferem energia que originalmente captaram da luz solar e por elas foi transformada. Se elas desaparecerem, a maioria dos outros seres marinhos também se extinguem. (Amabis; Martho, p. 37)
Comparando-se as algas com os vegetais, pode-se afirmar que eles compartilham entre si
Os esquemas destacados representam dois organismos.
A partir dos conhecimentos sobre os organismos representados, pode ser afirmado que ambos