Questões de Vestibular
Comentadas sobre sistema imunológico em biologia
Foram encontradas 14 questões
A partir dessas informações, julgue o próximo item.
A produção de novos medicamentos com o uso de IA que tivessem como base a estrutura quaternária das proteínas das bactérias resistentes seria inviável porque as bactérias são organismos simples, em constante mutação, e não têm uma estrutura quaternária fixa.
Considerando o texto precedente, julgue o item a seguir.
As vacinas convencionais são compostas por uma solução de anticorpos contra o vírus.
Essa função é denominada:
Com objetivo de obter uma nova vacina, quatro antígenos diferentes foram isolados de um mesmo vírus. Uma mesma quantidade dessas quatro amostras de antígenos foi inoculada, separadamente, em animais de laboratório. Dez dias após a inoculação dos antígenos, amostras de sangue dos animais foram retiradas e a concentração plasmática de antígenos e anticorpos específicos foi determinada.
A figura abaixo apresenta os resultados obtidos.
A amostra mais promissora para a produção de uma vacina é a número:
A vacina estudada pela UFMG e outros centros de pesquisa, além de ser segura para a população, tem como objetivo
A ilustração abaixo mostra tipos de leucócitos.
(Fonte: LOPES, S. Bio. São Paulo: Saraiva, 1999.)
As células responsáveis pela defesa fagocitária e produção de anticorpos são,
respectivamente,
Vacina é uma preparação biológica que fornece imunidade ativa a um indivíduo contra uma ou mais doenças.
A vacina tríplice viral contém em sua composição vírus vivos “atenuados” para proteger os indivíduos contra as seguintes doenças:
James não contraiu a varíola humana, pois a primeira inoculação com o material contaminado
I. A vacina polivalente, recentemente incluída pelo Ministério da Saúde no calendário nacional de vacinação, é um único preparado que defende o organismo do contágio de cinco doenças: coqueluche, difiteria, tétano, Haemophilus influenza Tipo B e hepatite C.
II. No caso da gripe, por exemplo, os vírus Influenza sofrem mutações muito rapidamente; por isso, os anticorpos desenvolvidos pelo organismo num ano não previnem, necessariamente, contra o vírus do ano seguinte.
III. Nos vertebrados, a defesa contra os antígenos é feita basicamente por dois tipos de células do sistema imunológico que circulam no sangue conhecidas como glóbulos brancos ou leucócitos: os eosinófilos e os linfócitos.
IV. Os anticorpos são proteínas de defesa do organismo que entram em ação quando o antígeno ataca.
verifica-se que está(ão) correta(s)

As curvas

( ) As vacinas consistem em antígenos isolados de micro-organismos causadores de certa doença ou mesmo em micro-organismos vivos previamente atenuados.
( ) Após uma infecção ter sido debelada, resta no organismo certa quantidade de linfócitos especiais, as células de memória, que guardam a capacidade de reconhecer agentes infecciosos com os quais o organismo já teve contato.
( ) Se o organismo for invadido por um micro-organismo contra o qual foi imunizado, ocorrerá resposta imunitária secundária, muito mais rápida e intensa que a primária.
( ) O soro é uma solução de anticorpos contra determinado antígeno, no entanto, não confere imunidade permanente, pois a memória imunitária não é estimulada.
( ) O organismo imunizado com soro reconhece os próprios anticorpos do soro como antígenos, e passa a produzir anticorpos específicos contra eles. Assim, deve-se evitar tomar o mesmo soro duas vezes.
A alternativa que apresenta a sequência correta é: