Questões de Vestibular de Contabilidade Geral - Procedimentos Específicos
Foram encontradas 2 questões
A escrituração contábil das companhias deve seguir as regras estabelecidas nas interpretações dos critérios e procedimentos pela ITG 2000 (R1) – Escrituração Contábil, bem como as formalidades da escrituração contábil em forma digital para fins de atendimento ao SPED, reguladas no CTG 2001 (R3).
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. O contabilista deve tomar as medidas necessárias para que a entidade titular da escrituração armazene, em meio digital, os livros e as demonstrações contábeis mencionadas no Comunicado Técnico (CT), devidamente assinados, visando à sua apresentação de forma integral, nos termos estritos das respectivas leis especiais, ou em juízo, quando previsto em lei.
II. O livro diário e o livro razão constituem registros permanentes da entidade e, quando escriturados em forma digital, são constituídos um conjunto único de informações das quais eles se originam.
III. O balanço patrimonial e demais demonstrações contábeis de encerramento de exercício devem ser inseridos no livro diário, completando-se com as assinaturas digitais da entidade e do contabilista legalmente habilitado, com registro ativo em Conselho Regional de Contabilidade.
IV. A escrituração contábil e a emissão de livros, relatórios, peças, análises, mapas, demonstrativos e demonstrações contábeis são de atribuição da administração, sob responsabilidade exclusiva de contabilista legalmente habilitado, e devem conter assinatura digital do contabilista.
É correto apenas o que se afirma em
ASSAF NETO, A. Mercado Financeiro. 15. ed. São Paulo: GEN Atlas, 2021 (adaptado).
Com base nas afirmações do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O financiamento de capital de giro, realizado por bancos comerciais/múltiplos e bancos de investimentos, visa suprir as necessidades de recursos do ativo circulante (capital de giro) das empresas.
II. As operações de repasse constituem-se em empréstimos contratados por instituições financeiras do mercado de capitais e repassados a empresas carentes de recursos para investimentos de longo prazo.
III. As debêntures são títulos de dívida de curto prazo emitidas por sociedades LTDA e destinadas, geralmente, ao financiamento de projetos de investimentos ou para alongamento do perfil de endividamento das empresas.
IV. A caderneta de poupança é considerada a modalidade de aplicação financeira mais tradicional no Brasil, classificada como conservadora por oferecer baixo risco e, também, menor retorno, principalmente se comparada a outros tipos de aplicações financeiras.
É correto apenas o que se afirma em