Questões de Vestibular
Sobre karl marx e as classes sociais em sociologia
Foram encontradas 72 questões
Quintaneiro, T.; Barbosa, M. L. de O.; Oliveira, M. G. M. de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. p. 29-30.
Tendo por base esse trecho sobre a obra de Karl Marx, bem como a leitura da obra de Quintaneiro, Barbosa e Oliveira, é correto afirmar:
Cidadão
Tá vendo aquele edifício, moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Era quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz, desconfiado
Tu ‘tá aí admirado
Ou ‘tá querendo roubar?
Meu domingo ‘tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer
BARBOSA, L. Cidadão. In: RAMALHO, Z. Frevoador. São Paulo: Sony Music, 1992 (fragmento).
Com base na leitura do trecho da música Cidadão e nas formas históricas de organização dos meios de produção pela sociedade (Escravismo, Feudalismo, Capitalismo e Socialismo), é possível estabelecer relação com qual conceito do campo teórico da sociologia?
Na perspectiva de Karl Marx, todos os trabalhadores nas economias capitalistas são explorados, pois trabalham bem mais do que ganham. Isso porque o Capital apenas existe e persiste produzindo Mais-Valia na relação com o Trabalho. A Mais-Valia resulta do tempo gasto no trabalho pelo trabalhador e não pago pelos empregadores. Em resumo, ocorre quando os valores pagos aos trabalhadores são bem menores do que os valores que eles produzem.
Partindo do exposto, marque a alternativa correta.
Partindo do exposto, é correto concluir que
É central, na teoria do materialismo histórico dialético de Karl Marx, a relação entre capital e trabalho. Nesta perspectiva teórica, a referida relação é fundada na contradição e na exploração do capital sobre o trabalho. E é nesta relação de exploração que se explica a dominação de uma classe – a que é detentora dos meios produtivos – sobre as outras, nas sociedades modeladas, pelo sistema econômico capitalista.
Sobre a relação capital e trabalho, na teoria marxiana, é correto dizer que
Assim, partindo da perspectiva teórica de Marx, assinale a opção que corresponde às duas principais classes sociais antagônicas no sistema capitalista com seus respectivos objetivos.
Na perspectiva teórica de Marx, que define o modo social de produção capitalista, apresentam-se como principais características
Analise a imagem a seguir.
Em “O banqueiro e sua esposa”, é possível verificar
a emergência da sociedade capitalista. Com base na
imagem e nos conhecimentos sociológicos sobre o capitalismo, assinale a alternativa correta.
Com base nos conhecimentos sobre modos de produção, no pensamento de Marx, considere as afirmativas a seguir.
I. O primeiro modo de produção existente na história foi baseado na estrutura homens livres e escravos. II. Modos de produção específicos produzem superestruturas que mantêm íntima ligação com a infraestrutura. III. O modo de produção capitalista é a última estrutura produtiva de classes antes do processo de constituição da sociedade comunista. IV. Os modos de produção possuem leis próprias e existem independentemente das vontades individuais dos homens.
Assinale a alternativa correta.
MARX, Karl; ENGELS, Frederic. História (Coleção Grandes Cientistas Sociais). São Paulo: Ática, 2003, p. 152.
De acordo com a informação no texto, é correto afirmar que ele diz respeito
1. Emile Durkheim; 2. Karl Marx; 3. Max Weber.
( ) Religião consiste em um sistema de crenças e de práticas relativas ao sagrado. Une os indivíduos em uma comunidade moral.
( ) Religião é depositária de significados culturais, por meio dos quais indivíduos e coletividades interpretam suas condições de vida.
( ) Religião compreende a alienação do indivíduo na estrutura da produção material da sociedade capitalista.
( ) Secularização é a passagem de fenômenos de domínio religioso para a esfera mundana.
A sequência correta, de cima para baixo, é
( ) Sobre classes sociais, Karl Max concentra sua análise na contradição fundamental entre duas classes: a burguesia e o proletariado (contradição entre o capital e o trabalho).
( ) Uma classe é constituída por um grupo de pessoas que repartem o mesmo espaço social e territorial e, por isso, identificam-se por afinidades eletivas, independente da relação que mantenham com os meios de produção.
( ) Nas sociedades capitalistas, cada indivíduo tem seu lugar e possibilidade de mobilidade social, bastando para isto esforçar-se para aproveitar as oportunidades que são oferecidas a todos, indistintamente.
( ) O conceito de estratificação se dá pela divisão da sociedade em camadas ou estratos sociais em que os ocupantes de cada classe possuem acesso desigual a oportunidades sociais e recompensas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
MARX, K. O capital. Crítica da economia política. Vol. I, 11ª ed., São Paulo: Editora Bertrand Brasil – DIFEL, 1987.
Karl Marx atribui essa propriedade misteriosa assumida pela mercadoria ao
Fonte: Marx, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010. p. 80.
Assinale a opção que corresponde à afirmação de Karl Marx acima.
Karl Max criticava o capitalismo, pois para ele essa corrente defendia apenas o interesse pelo dinheiro e pela busca de bens materiais como principio motivador da vida do homem. No seu conceito social, esse interesse não deve ser dominante de uma sociedade. Em um dos conceitos sociológicos defendidos por Marx, a matéria em movimento é o elemento constitutivo fundamental do universo, diferentemente do idealismo dialético de Hegel.
Esse conceito marxista denomina-se
Sendo assim, para Marx