Questões de Vestibular Sobre internet na tecnologia da comunicação social em comunicação social

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Jornalismo |
Q2186487 Comunicação Social
Atualmente, na rotina de produção de um veículo impresso, o planejamento de uma cobertura jornalística precisa levar em conta novas demandas e novos arranjos produtivos que caracterizam a fase mais recente do jornalismo, na qual há uma tendência cada vez maior à sinergia entre as redações do impresso e do site de um veículo. Esse é um processo em franco desenvolvimento, com modelos sendo testados em todas as áreas. Na busca por caminhos para a profissão frente a inúmeras transformações tecnológicas, profissionais e econômicas em curso, as adaptações têm sido constantes.
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A convergência entre o ambiente digital e o impresso, que caracteriza o jornalismo atual, exige que o jornalista seja um profissional multitarefa, capaz de atender a distintas plataformas e de realizar com habilidade as funções de apurar, escrever, gravar, fotografar, filmar, editar e postar material informativo.
PORQUE
II. Nas redações unificadas, integradas e cada vez mais reduzidas, é preciso que uma cobertura jornalística seja pensada levando-se em consideração não apenas a interação entre mídias, que marca o jornalismo contemporâneo, mas também a predominância de formatos jornalísticos cujas características híbridas exigem do profissional amplo domínio de variadas técnicas e funções.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
Q2183035 Comunicação Social
TEXTO 1
Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: https://www.instagram.com. Acesso em: 13 jun. 2022 (adaptado).

TEXTO 2
Existem milhares de perfis, com grande número de seguidores no Instagram, que optam por uma estratégia de conteúdos mais pessoais, incluindo momentos de seu dia a dia, viagens realizadas, entre outros. Não é necessariamente preciso produzir conteúdos técnicos para o Instagram. No fundo, o mais importante é sentir-se confortável com aquilo que publica, independentemente do que é certo ou errado. Em termos práticos, o certo é aquilo que dá resultados e o errado é aquilo que não dá resultados.
FAUSTINO, P. Marketing digital na prática: como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos. São Paulo: DVS Editora, 2019 (adaptado).
Considerando a postagem da influenciadora na rede social e o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Em mídias sociais como o Instagram, a autoridade de uma influenciadora é reconhecida pelo público como consequência da visibilidade e boa reputação do perfil.
II. As estratégias de conteúdo pessoal no Instagram, nas quais o tema principal é a identidade dos próprios usuários, podem ser observadas na recorrência de fotografias em que o enquadramento privilegia a figura humana, como em retratos, selfies ou imagens que captam acima da linha da cintura.
III. O figurino, o cenário e a tipografia do texto inserido na fotografia representam uma quebra na seriedade, o que pode ameaçar a autoridade da influenciadora entre seu público.
IV. O uso da linguagem coloquial nas palavras “bonitah” e “goxtou”, assim como no termo adaptado do inglês em “lookinhu”, na legenda da postagem, deve ser evitado em conteúdos publicados em redes sociais, por fugirem à norma culta da língua portuguesa.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: A
2: A