Questões de Vestibular
Sobre história do jornalismo em jornalismo
Foram encontradas 4 questões
AGUIAR, R. C. Almanaque da Rádio Nacional. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007 (adaptado).
Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A história do rádio no Brasil foi caracterizada por transmissões a partir dos centros urbanos, carregadas de sotaque e contextos sociais distantes daqueles vividos por grande parte do público que as ondas sonoras conseguiam alcançar.
II. O jornalismo esportivo se desenvolveu de forma nacional no início das transmissões de rádio no Brasil, privilegiando a cobertura das competições nacionais entre times de diversos estados e regiões.
III. A difusão radiofônica, em meados do século XX, era pautada pela adequação à diversidade linguística e cultural do público, pois as emissoras transmitiam para todo o território brasileiro.
É correto o que se afirma em
Considerando esse contexto histórico, avalie as afirmações a seguir.
I. O cientista político Harold Lasswell, partindo de uma visão marxista da sociedade, realizou estudos sobre propaganda na Segunda Guerra Mundial, que se tornaram representativos da corrente conhecida como mass communication research.
II. O modelo estatal de radiofonia foi predominante na Alemanha durante as primeiras décadas do século XX, o que favoreceu o controle político do meio.
III. Na visão dos teóricos da Escola de Frankfurt, a adesão das “massas” ao projeto nazista representou a regressão da razão humana, e o rádio, assim como os demais meios de comunicação de massa, passou a ser visto como promotor de violência simbólica.
IV. Na perspectiva dos estudos administrativos realizados pela mass communication research, a audiência deve ser analisada em um processo de consumo que considera, principalmente, os efeitos de determinado meio sobre os receptores.
É correto apenas o que se afirma em
Sobre as revistas, marque a alternativa correta:
I - Elas podem ter periodicidade semanal, quinzenal ou mensal, sendo que algumas podem circular em intervalos maiores.
II- Sua prática jornalística é diferenciada, dada a variedade de estilos e abordagem sobre os temas tratados.
III - Cada revista tem uma percepção de identidade repassada ao leitor. Assim, seria mais fácil reposicionar uma revista no mercado do que lançar uma nova revista.
IV - Cada revista traz uma proposta discursiva cuja sobrevivência dependeria diretamente de uma relevância engendrada socialmente e adaptada de forma constante às mudanças da sociedade.
Ambos tipos de Jornalismo circulam em torno da ideia de: