Questões de Vestibular Sobre público, massa e audiência em jornalismo

Foram encontradas 8 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Jornalismo |
Q2186497 Jornalismo
Sob o poder do monopólio, toda cultura de massas é idêntica, e seu esqueleto, a ossatura conceitual fabricada por aquele, começa a se delinear. Os dirigentes não estão mais sequer muito interessados em encobri-lo e seu poder se fortalece quanto mais brutalmente ele se confessa de público. O cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte. A verdade de que não passam de um negócio, eles a utilizam como uma ideologia destinada a legitimar o lixo que propositalmente produzem. Eles se definem a si mesmos como indústrias, e as cifras publicadas dos rendimentos de seus diretores-gerais suprimem toda dúvida quanto à necessidade social de seus produtos.
ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A indústria cultural, conceito formulado pelos sociólogos Theodor Adorno e Max Horkheimer, expoentes da Escola de Frankfurt, coloca em pauta as relações de consumo nas sociedades atuais, o que evidencia o papel dosmeios de comunicação como agentes de cidadania.
PORQUE
II. A oferta de cultura como mercadoria, pelos meios de comunicação de massa, contribui, do ponto de vista da Teoria Crítica, para o embotamento da consciência dos indivíduos, perpetuando a padronização própria da lógica capitalista.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Jornalismo |
Q2186484 Jornalismo
Segundo os parâmetros internacionais aprovados pela Unesco em 2005, ações concretas de diversidade na mídia buscam representar a heterogeneidade humana contida no pensamento, na cultura e na fala de grupos sociais historicamente silenciados, como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, imigrantes, maiores de cinquenta anos e LGBTQIAPN+. No caso específico do jornalismo, ela pode incidir nas escolhas de outras pautas investigadas, fontes consultadas, formas de apuração, bem como em novas estratégias de apresentação e socialização de informações que sejam condizentes com as realidades vivenciadas por aquelas populações.
Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/. Acesso em: 27 jun. 2022 (adaptado).

Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os diferentes sistemas que definem hierarquicamente o lugar das pessoas na sociedade, de forma interseccional, silenciam as que acumulam características inferiorizadas socialmente, deixando-as de fora ou à margem das pautas e do conteúdo produzido pela grande mídia.
II. O preconceito e a discriminação são percebidos pela falta de representatividade ou sub-representação de determinados grupos nas redações e na comunicação corporativa, reproduzindo a desigualdade social nas organizações, com reflexo na produção jornalística.
III. As ações para democratizar a comunicação e dar voz à diversidade social e cultural de um povo passam pelo incentivo à cobertura de temas próximos da realidade das pessoas, da busca por fontes alternativas e do desenvolvimento de formatos, produtos e textos adequados aos públicos.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Jornalismo |
Q1906508 Jornalismo
Dona Maria é uma simpática senhora de 60 anos que todos os dias lê seu jornal pela manhã, bem cedo, e depois, passa a comentar os fatos com os clientes de seu pequeno bar. Um dia, ela comentou sobre o roubo ao caixa eletrônico do banco do bairro vizinho, conforme descrito no jornal, mas o cliente - um vigilante bancário - explicou a ela o que teria realmente acontecido, contestando informações que Dona Maria apresentava (que havia retirado do jornal). Muito espantada com tal fato, Dona Maria respondeu que ele estava errado e que todas as informações dela sobre o roubo eram verídicas, pois estavam no jornal.
Com base no texto acima, qual Teoria do Jornalismo explica a visão de Dona Maria sobre o Jornalismo.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Jornalismo |
Q1906507 Jornalismo
Complete as lacunas abaixo, relacionando as informações sobre cada pesquisa com a Teoria do Jornalismo utilizada como referencial teórico e metodológico.
Durante um mês, a estudante de jornalismo Nathalia deseja realizar uma pesquisa sobre o processo de escolha dos assuntos que serão manchete de capa do jornal A Tribuna, de Vitória. A intenção é entender os critérios de noticiabilidade, valores-notícias, constrangimentos organizacionais, construção de audiências e rotinas de produção. Para isso, ele pode se valer dos estudos da teoria ___________________.
A cobertura da morte do Papa João Paulo II, ocorrida em abril de 2005, serviu de base para a realização de uma pesquisa, que buscou identificar os critérios de seleção de notícias do jornal Folha de São Paulo. Para isso, os alunos utilizaram a teoria __________________. Eles chegaram aos resultados esperados, que comprovam o caráter subjetivo e arbitrário dos processos de seleção e edição de notícias, com critérios muitas vezes baseados nos valores pessoais.
O terceiro e último editorial da edição do dia 2 de maio é uma crítica ao "Caos Publicitário", no qual a prefeitura de São Paulo estaria sendo altamente condescendente com a situação, graças às receitas proporcionadas pelos descontrolados anúncios em locais públicos, em detrimento dos pedestres. Mas, por que a Folha decidiu discutir um fato que há tempos vinha ocorrendo na cidade de São Paulo? Possivelmente, a política editorial do veículo possui algumas diretrizes que, de alguma forma, poderiam estar entrando em choque com os interesses da prefeitura de São Paulo. Entretanto, o que se propõe com essa discussão é estimular as diversas interpretações acerca da divulgação da notícia em discussão. Mostra-se, neste caso, e, mais uma vez, que a teoria ______________ pode ser contestada.
Um dos resultados da pesquisa de José Luís Garcia, realizada em Portugal, é que 90,6% dos jornalistas daquele país revelaram já ter sofrido algum tipo de pressão no exercício de sua profissão. Essas pressões eram de origem externa e interna. Entre as pressões externas, a maioria provinha de grupos de interesse político-partidário (85,8%), seguidos por grupos empresariais e governamentais. Essa pressão, entretanto, não é direta. Ao jornalista inexperiente não é informado o que ele deve ou não deve fazer. Ele o aprende aos poucos, através de uma sucessão sutil de recompensas e punições. Assim, o jornalista aprende a antever aquilo que se espera dele, a fim de obter recompensas e evitar penalidades. Para realizar essa pesquisa ele se valeu do conteúdo da teoria _________________.
Assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Jornalismo |
Q1906505 Jornalismo
Leia o texto a seguir: "Alguns jornais e revistas se mostram mais sensíveis que outros a experiência diferenciada do tempo como valor-notícia: mantêm uma brecha de escape diante do fetichismo do imediato e incluem em sua pauta relatos que parecem encarar o presente como lacuna. Na maioria dos grandes jornais e revistas brasileiros, contudo, essas inserções são cada vez mais raras e ocasionais. Seu tempo, pontual, não importa qual a temática, tende a se exaurir na rapidez, enquanto seus relatos se confundem no ruído tagarela (e emudecedor) da consonância da mídia" (VOGEL, Daise In A ficção do relato jornalístico, SBJor, p. 08, 2005).
A fronteira entre ficção e realidade pode ser muito porosa ou até mesmo permeável, sobretudo quando coloca-se em questão a verdade sobre relato jornalístico. Apesar da vocação para o real, pode-se dizer que:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Jornalismo |
Q1906501 Jornalismo
Ao veículo rádio são atribuídas características determinantes que irão moldar a estrutura da relação com sua audiência. Analise as afirmativas sobre estas características:
I.O imediatismo é atribuição inicial apontando como a transmissão dos fatos no momento em que ocorrem e a instantaneidade já que a mensagem radiofônica é recebida no momento da emissão
II. A interatividade e a mobilidade só foram atribuídas ao veículo rádio após a internet 3.0 com as ferramentas das mídias sociais.
III. A penetração é a característica que permite ao rádio chegar a diversos lugares, sendo que, ao mesmo tempo, também pode estar presente o regionalismo, que integra o ouvinte por meio das mensagens locais.
Sobre estas afirmações, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Jornalismo |
Q1906489 Jornalismo
Juarez Bahia, em sua obra "Jornal, História e Técnica" (1990) afirma que o Jornalismo Especializado é uma necessidade social porque "resulta do próprio desenvolvimento das relações em sociedade. É uma técnica de tratamento da notícia que se aperfeiçoa paralelamente à evolução dos meios de produção, das tecnologias industriais e comerciais, das aquisições culturais, das pesquisas e experiências científicas" (BAHIA, 1990, p. 214).
BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica: as técnicas de jornalismo. 4 ed. São Paulo 2010.
Sobre o conceito de Jornalismo Especializado é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Jornalismo |
Q1906482 Jornalismo
O assunto: "conquista de um campeonato mundial de natação", será noticiada para o público em geral, com curiosidade quanto à personalidade do atleta e ao ranking da disputa. Para o segmento especialista em treinamento desportivo, será relevante também a preparação do atleta e o ritmo das braçadas. Considerando o texto enunciativo, analise os itens a seguir:
I - A informação jornalística é o espaço privilegiado da reportagem especializada. Uma peculiaridade é destinar-se a públicos mais, ou menos, heterogêneos. A máxima heterogeneidade seria a audiência presumível de uma emissora de TV aberta (audiência de massa). A mínima heterogeneidade encontra-se entre leitores de revistas ou sites destinados a aficionados de uma atividade como engenharia naval ou surf. Quanto mais específico o público, mas se pode particularizar a linguagem.
II - Há relação entre interesse jornalístico e abrangência de público. Quanto maior o interesse jornalístico, maior a abrangência do público a que a informação se destina.
III- A criação de cadernos específicos para áreas como Cultura e Saúde, por exemplo, ou de suplementos especiais de fim de semana, como Literatura ou Decoração, assinala uma tendência consolidada no Jornalismo, que pressupõe conhecimento e domínio do tema por parte do jornalista e que envolve também a adoção de gêneros textuais diversos em um mesmo veículo.
IV- Situação predominante no Jornalismo atual é de jornalistas que se especializam para cobrir diferentes áreas de conhecimento. Em seis meses ou um ano de leitura e observação, qualquer jornalista competente é capaz de se "adestrar" para cobrir áreas tão específicas quanto o mercado de capitais ou o setor de saúde de uma metrópole.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: E
5: E
6: B
7: B
8: E