Questões de Vestibular
Sobre radiojornalismo em jornalismo
Foram encontradas 3 questões
I. No rádio, mesmo curta, a matéria jornalística deve responder, imediatamente, às questões clássicas: o que aconteceu? com quem? como? quando? onde? por que?
II. Não há necessidade de lide no radiojornalismo. As notas e matérias obedecem a um estilo próprio de roteirização.
III. É prerrogativa do texto do radio eliminar o supérfluo para melhorar a compreensão por parte do ouvinte porque o rádio precisa selecionar e focar em informações prioritárias.
I.O imediatismo é atribuição inicial apontando como a transmissão dos fatos no momento em que ocorrem e a instantaneidade já que a mensagem radiofônica é recebida no momento da emissão
II. A interatividade e a mobilidade só foram atribuídas ao veículo rádio após a internet 3.0 com as ferramentas das mídias sociais.
III. A penetração é a característica que permite ao rádio chegar a diversos lugares, sendo que, ao mesmo tempo, também pode estar presente o regionalismo, que integra o ouvinte por meio das mensagens locais.
Sobre estas afirmações, assinale a alternativa correta:
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca da condução de entrevistas para o rádio.
I. O entrevistador deve interromper o entrevistado com firmeza e educação se o entrevistado falar sem parar. Pedir para que ele seja mais objetivo e conciso nas respostas.
II. O entrevistador concorda quando o entrevistado contextualiza antes de responder uma pergunta. Caso contrário, corre o risco de perder o controle da entrevista.
III. O entrevistador repete a pergunta se o entrevistado questionar o que ele quis dizer. Como formulada antes, com mais calma e clareza.
Assinale a opção correta.