Questões de Vestibular Sobre reportagem em jornalismo

Foram encontradas 8 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Jornalismo |
Q2186507 Jornalismo
Atualmente, os jornalistas precisam ser conhecedores dos dados. Há algum tempo, costumava-se conseguir novas reportagens conversando com pessoas em bares; e é possível que, às vezes, se continue fazendo isso. Mas, hoje, fazem-se reportagens debruçando-se também sobre dados e equipando-se com as ferramentas corretas para analisá-los e identificar o que há de interessante neles. Dessa forma, é possível descobrir como as informações se encaixam e o que está acontecendo no país.
Disponível em: http://datajournalismhandbook.org/pt/introducao_2.html. Acesso em: 22 jun. 2018 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. O jornalismo de dados vem ganhando destaque atualmente, visto que reforça o papel do jornalismo como um dos instrumentos importantes da sociedade para a manutenção da democracia.
II. O jornalismo de dados originou-se da necessidade de adaptação que o trabalho de apuração das informações exige, em face da expansão das novas tecnologias.
III. O jornalismo de dados, focado na apuração e na coleta de dados, surgiu e foi incorporado ao trabalho jornalístico com o advento dos computadores.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Jornalismo |
Q2186505 Jornalismo
Os programas jornalísticos de TV que apresentam reportagens especiais mais longas que o telejornal diário seguem etapas de produção que se assemelham às produções de vídeos e filmes de curta e média metragens. Essas etapas se dividem em: pré-produção, produção e pós-produção. Cada uma delas abrange diversas fases de trabalho.
KELLINSON, C. Produção e direção para TV e vídeo: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 (adaptado).

Considerando as etapas de trabalho necessárias para produzir uma reportagem especial que vai cobrir um bloco inteiro de um programa jornalístico semanal gravado, avalie as afirmações a seguir.
I. A pesquisa, a pauta e a definição das marcações e locações para a gravação externa ou em estúdio devem ser realizadas durante a pré-produção.
II. A produção deve conter a captação de áudio e vídeo, decupagem e edição com inserção de offs, gráficos, arte e toda a sonoplastia e execução do script.
III. A pós-produção inclui a gravação final do script no estúdio, com as cabeças e chamadas, realizadas pelo apresentador, e a inserção de créditos.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Jornalismo |
Q2186504 Jornalismo
Ao elaborar reportagens investigativas, o profissional, muitas vezes, se vê às voltas com recursos polêmicos de apuração, como informações reveladas em off pelas fontes. Isso significa que, por alguma razão, a fonte não pode ou não quer se identificar. É algo que não chega a ser raro em reportagens que se definem por, justamente, querer revelar aquilo que alguém pretende esconder, mesmo sendo de interesse público.
Considerando esse contexto e a deontologia que rege a profissão de jornalista, avalie as afirmações a seguir.
I. O jornalista, quando recebe uma informação em off, só deve publicá-la depois de verificar sua veracidade por meio de consultas a outras fontes ou documentos.
II. O que permite a publicação de informações obtidas em off em reportagens com uma única fonte é o fato de elas tratarem de denúncia grave e de incontestável interesse público.
III. A fonte de uma informação revelada em off pode ser utilizada como a única em uma reportagem, desde que o leitor fique ciente de que se trata de fonte que não quis ou não pôde identificar-se.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Jornalismo |
Q2186485 Jornalismo
TEXTO 1
Em 20 de junho de 2022, o site de notícias The Intercept Brasil, em parceria com o portal Catarinas, publicou matéria na qual denunciava que uma menina de 11 anos, grávida após ser vítima de um estupro, estava há mais de um mês sendo mantida pela Justiça de Santa Catarina em um abrigo, com o intuito de evitar que ela realizasse um aborto legal. Segundo a matéria, publicada com a utilização de texto e vídeo, a menina foi levada ao hospital pela mãe, para realizar o procedimento dois dias após a descoberta da gravidez. Apesar do Código Penal permitir o aborto em caso de violência sexual, a equipe médica recusou-se a realizar o procedimento. Em seguida, a menina foi enviada ao abrigo pela justiça, sob a justificativa de haver risco de que a mãe efetuasse algum procedimento para operar a morte do bebê. A reportagem mostra em vídeo trechos dos depoimentos da mãe da vítima (imagem a seguir) e da própria menina. O caso teve ampla repercussão midiática e os mesmos trechos dos depoimentos foram reproduzidos em diversos telejornais.
Imagem associada para resolução da questão



TEXTO 2
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990) estabelece, entre outras disposições legais, o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade desses sujeitos.
Em seu art. 17, estabelece que “o direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais”.
Em 2009, o Estatuto foi alterado para incluir a privacidade entre as medidas específicas de proteção a crianças e adolescentes. Em seu art. 100, o documento estabelece que “a promoção dos direitos e proteção da criança e do adolescente deve ser efetuada no respeito pela intimidade, direito à imagem e reserva da sua vida privada” (Incluído pela Lei n. 12.010, de 2009).

Considerando os textos apresentados e os limites éticos do jornalismo em seu trabalho de defesa dos direitos humanos, avalie as afirmações a seguir.
I. Em matérias jornalísticas, antes de publicar imagens ou vozes, é importante que o profissional de imprensa avalie o grau de exposição da vítima para evitar submetê-la a novas situações vexatórias.
II. Nas reportagens sobre violências cometidas contra crianças e adolescentes, os jornalistas devem proteger a identidade das vítimas, o que implica a não identificação de imagens e vozes delas e de seus parentes.
III. Na cobertura jornalística de violências contra crianças e adolescentes, a prioridade das matérias deve ser a busca por justiça às vítimas por meio da denúncia e da exposição dos agressores e responsáveis pelos crimes ocorridos.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Jornalismo |
Q2186484 Jornalismo
Segundo os parâmetros internacionais aprovados pela Unesco em 2005, ações concretas de diversidade na mídia buscam representar a heterogeneidade humana contida no pensamento, na cultura e na fala de grupos sociais historicamente silenciados, como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, imigrantes, maiores de cinquenta anos e LGBTQIAPN+. No caso específico do jornalismo, ela pode incidir nas escolhas de outras pautas investigadas, fontes consultadas, formas de apuração, bem como em novas estratégias de apresentação e socialização de informações que sejam condizentes com as realidades vivenciadas por aquelas populações.
Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/. Acesso em: 27 jun. 2022 (adaptado).

Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os diferentes sistemas que definem hierarquicamente o lugar das pessoas na sociedade, de forma interseccional, silenciam as que acumulam características inferiorizadas socialmente, deixando-as de fora ou à margem das pautas e do conteúdo produzido pela grande mídia.
II. O preconceito e a discriminação são percebidos pela falta de representatividade ou sub-representação de determinados grupos nas redações e na comunicação corporativa, reproduzindo a desigualdade social nas organizações, com reflexo na produção jornalística.
III. As ações para democratizar a comunicação e dar voz à diversidade social e cultural de um povo passam pelo incentivo à cobertura de temas próximos da realidade das pessoas, da busca por fontes alternativas e do desenvolvimento de formatos, produtos e textos adequados aos públicos.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Jornalismo |
Q1906504 Jornalismo
Do ponto de vista técnico, escritores de folhetins e jornalistas obrigaram-se a reformar a modalidade escrita da língua, ou aproximando-a dos usos orais ou cultivando figuras de estilo espetaculares; ora exagerando no sentimentalismo, ora incorporando a invenção léxica e gramatical das ruas. Descobriu-se a importância dos títulos, que são como anúncios do texto, e dos furos, ou notícias em primeira mão: o jornal que publicasse primeiro o relato de um fato de interesse público seria lido em lugar dos concorrentes e ganharia pontos na preferência dos leitores em geral para as próximas edições. (LAGE, Nilson, 2001)
Na citação inicial, o pesquisador Nilson Lage problematiza Teoria e Técnica de Reportagen para a produção da escrita jornalística em relaçã aos títulos. Vamos imaginar o seguinte cenário: Você chegou para mais um dia de trabalho na redação de um jornal de grande circulação. O chefe de reportagem pediu para você suitar a reportagem da página 3 da edição daquele dia. E o mais importante: o retorno dessa suite tem que ser dado antes do almoço. O que o chefe de reportagem quer que você faça?
Escolha a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Jornalismo |
Q1906496 Jornalismo
A ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) reúne no seu site a opinião de diversos jornalistas sobre o assunto. Dentre eles, destaca-se o depoimento de Leonardo Sakamoto, da Repórter Brasil.
É o jornalismo de "precisão" e de fôlego que, através de pesquisa de campo e/ou trabalho de gabinete com dados e documentos, tem como objetivos a) trazer à tona informação de interesse público que alguém ou alguma instituição deliberadamente mantenha em sigilo e/ou b) retirar o véu de ignorância sobre determinado assunto, aprofundando significativamente o entendimento da sociedade sobre ele e trazendo novas interpretações que, principalmente, refutem a percepção corrente. (Disponível em: https://abraji.org.br/noticias/jornalismo-investigativo-definicoes-de-associados-e-seguidores)
Neste sentido, o jornalismo investigativo contempla uma pauta mais complexa e exige profundidade na checagem. Com relação a produção de uma reportagem investigativa, podemos dizer que:
I. Para fazer a denúncia, o repórter deve avaliar se há interesse público.
II. Ainda no planejamento, deve ser avaliado o risco para os jornalistas, se descobertos.
III. Pessoas que não estão envolvidas na denúncia devem ter imagem e voz preservados.
IV. O levantamento de informações que possam revelar um fato grave, de interesse social, conferem ao jornalista uma licença para subverter a lei.
V. Deve-se usar câmera escondida em qualquer situação.
Em relação as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Jornalismo |
Q1906494 Jornalismo
É exatamente a década de 1950, a da introdução da TV e, consequentemente, do telejornalismo, o verdadeiro marco que os autores como Habermas chamariam de encerramento da fase do "jornalismo literário" e a entrada na programação do chamado "jornalismo empresarial", com forte influência do Jornalismo interpretativo (marcado pela edição de revistas de reportagem e outros espaços em que são permitidos textos mais flexíveis e interpretativos) e do Jornalismo plural (um modelo em que cabem diversos estilos).
Ambos tipos de Jornalismo circulam em torno da ideia de:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: C
5: E
6: E
7: A
8: C