Questões de Vestibular
Sobre estética da comunicação em publicidade e propaganda
Foram encontradas 6 questões
Disponível em: https://propmark.com.br/coca-cola-desafia-tente-nao-ouvir-estes-anuncios-impressos. Acesso em: 14 jun. 2022 (adaptado).
Considerando o anúncio impresso apresentado, produzido para a campanha “Try not to hear this” (“Tente não ouvir isso”) de uma marca de refrigerantes, avalie as afirmações a seguir.
I. Na fotografia publicitária, o achatamento da profundidade de campo e a captação dos detalhes de um movimento são possíveis por meio do emprego de lentes teleobjetivas, com uma velocidade rápida de disparo do obturador da câmera.
II. A paleta de cores frias estabelece distanciamento para com a ação representada e cria um enigma sobre a identidade do indivíduo que abre a lata de refrigerante.
III. O anúncio se apresenta como alternativa à persuasão discursiva na publicidade contemporânea, atribuindo à direção de arte o papel de criadora de estímulos imagéticos e sonoros.
IV. O posicionamento do título, em tipografia reduzida, próximo ao lacre da lata de refrigerante é necessário para o efeito de sinestesia da peça.
É correto apenas o que se afirma em
Disponível em: http://www.clubedecriacao.com.br. Acesso em: 24 de jun. 2022.
Com relação à peça publicitária apresentada, avalie as afirmações a seguir.
I. A diagramação utilizada divide o anúncio em uma composição visual em que se lança mão de movimento diagonal, sendo a fotografia colocada em situação de predominância, dada sua função para a compreensão do conceito criativo da peça.
II. A cor azul é mais recorrente nessa peça publicitária e remete à cor do logotipo do anunciante, já a cor laranja foi utilizada por ser complementar à azul e contribuir, por meio do contraste estabelecido com a cor azul, para colocar em destaque parte importante da mensagem.
III. O enquadramento utilizado na fotografia destaca como área de maior interesse o cartaz de papelão, localizado no centro geométrico da página, o que é reforçado não apenas pela relação figura-fundo, com o cartaz em primeiro plano, mas também pelo contraste cromático (cartaz) com o fundo (demais elementos do layout).
IV. A predominância do uso da cor azul e a presença do laranja na peça publicitária podem ser justificadas pela economia de tintas e redução de custos, no caso de impressão do anúncio em policromia.
É correto apenas o que se afirma em
(FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Blucher, 2011.)
Acerca do tema tratado nesse fragmento de texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A proposição publicitária de um produto só poderá dar ênfase a uma determinada cor ao se decidir a categoria social e a faixa etária, especialmente, do público consumidor potencial.
PORQUE
II. Inúmeros estudos sobre a percepção revelam que as cores possuem grande carga emocional e oferecem significados específicos para cada tipo público, como, por exemplo, a cor vermelha, que é apreciada por crianças de 0 a 10 anos, pois é a idade da espontaneidade e da efervescência.
A respeito dessa asserção, assinale a opção correta.
Esse artista era:
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A concepção de experiência assume papel de destaque quando se trata de entender o comportamento de consumo, principalmente ao se investigar aspectos hedônicos inerentes a esse fenômeno e presentes na contemporaneidade. Alguns estudos reconhecem importantes elementos experienciais do consumo, como: hedonismo, simbolismo, natureza e estética.
PORQUE
II - Considera-se que o ponto de venda em si é capaz de proporcionar uma ambiência que influencia a tomada de decisão do consumidor, por meio da utilização dos elementos sensoriais que compõem a atmosfera de loja. As cores e a iluminação, especificamente, correspondem aos estímulos sensoriais frequentemente utilizados pelos profissionais de marketing para comunicar significados através do canal visual.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I- As linhas verticais atraem os olhares dos leitores para o alto, induzindo-os a uma sensação de extensão.
II- Além de proporcionarem uma sensação de movimento, as linhas curvas geram também a sensação de instabilidade e de graciosidade.
III- As linhas mais finas induzem a uma sensação de resolução e indiferença à delicadeza e à fragilidade que poderiam lhe imputar.