Questões de Vestibular
Sobre mídia em publicidade e propaganda
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Disponível em: https://www.instagram.com. Acesso em: 14 jun. 2022 (adaptado).
TEXTO 2
Tornou-se imperativo para as marcas conectarem-se com os consumidores por meio de mídias sociais. Uma pesquisa da NM Incite revelou que os consumidores que recebem atendimento positivo ao cliente por meio de mídias sociais são três vezes mais propensos a se tornarem defensores da marca.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017 (adaptado).
A partir do texto apresentado e da imagem extraída do perfil oficial de uma marca de sandálias brasileira no Instagram, avalie as afirmações a seguir.
I. A gestão de relacionamento com clientes na era digital é um aprofundamento da gestão de relacionamento tradicional, que via os consumidores como parte ativa na relação com a empresa.
II. A humanização das marcas na era digital leva à adoção de um tom informal que incentiva a aproximação dos clientes, como no exemplo da resposta à usuária que reclamou que a sapatilha machucou seu pé.
III. O uso de algoritmos para filtrar as citações mais relevantes da marca pelos usuários das redes sociais não é recomendável na gestão de relacionamento digital, ainda que seja recomendável a automatização das respostas com o uso de bots.
IV. A interação dos consumidores com outros usuários das redes sociais digitais também está na zona de abrangência da gestão de relacionamento com o cliente, pois os próprios consumidores podem atuar como defensores espontâneos da marca.
É correto apenas o que se afirma em
RODRÍGUEZ, A. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Editora Senac, 2006 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Diante da complexidade e dos custos elevados da produção de imagens, a publicidade em podcasts é uma alternativa mais acessível e preserva o potencial semântico e cognitivo da comunicação sonora presente nos produtos audiovisuais.
PORQUE
II. O formato podcast difundiu-se amplamente na comunicação digital contemporânea, incorporando os avanços do rádio e do cinema como mídias que tratam o som, transmitem sensações espaciais e organizam os discursos no fluxo narrativo de seus produtos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Disponível em: https://8dpro.com/blog/como-calcular-taxas-de-conversao-do-funil-de-vendas. Acesso em: 13 jun. 2022 (adaptado).
Sobre o emprego de taxas de conversão para a avaliação de estratégias de marketing no e-commerce, assinale a opção correta.
Acerca da produção gráfica de peças publicitárias, assinale a opção correta.
PÚBLIO, M. A. Como Planejar e executar uma campanha de Propaganda. 2. ed. São Paulo: ed. Atlas, 2012 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O período e a continuidade da campanha são variáveis importantes no planejamento de mídia: a primeira refere-se à extensão de tempo de determinada campanha; a segunda, à época do ano mais propícia para se anunciar um produto ou um serviço, considerando-se aspectos como sazonalidade e ciclo de vendas.
II. A frequência média ideal de uma campanha é a indicação do número de vezes em que o público-alvo deverá entrar em contato com as peças da campanha para que a mensagem se fixe em sua mente, e, em conjunto com a capacidade de alcance da veiculação programada, é responsável por determinar a intensidade da campanha publicitária.
III. A cobertura geográfica de uma campanha abrange as áreas de atuação do anunciante ou mercados novos prospectados, podendo ser ela um bairro, uma cidade, um estado, um país ou global; além disso, ela revela a quantidade de pessoas que deverão ser expostas pelo menos uma vez à mensagem publicitária da campanha.
É correto o que se afirma em
A pesquisa foi realizada entre 23 de março e 11 de abril de 2016 e ouviu 15.050 pessoas com mais de 16 anos de todo o país. O objetivo do estudo é conhecer os hábitos de consumo de mídia da população brasileira para a elaboração de comunicação e divulgação do Governo Federal. Essa foi a terceira edição da Pesquisa Brasileira de Mídia, que começou a ser realizada em 2013.
Considerando as ideias apresentadas acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A internet representa atualmente uma oportunidade dos anunciantes falarem com segmentos específicos de consumidores.
PORQUE
II. A dificuldade em atingir camadas específicas da população, em especial as classes D e E, explica os elevados custos das emissoras de televisão para atingi-los.
1. Jornal.
2. Televisão.
3. Mala direta.
4. Rádio.
5. Revista.
6. Outdoor.
( ) Taxa elevada de exposição repetitiva, pouca concorrência, mas nenhuma seletividade de audiência, além de limitações a criatividade.
( ) Próprio para comunicação de massa com custo baixo e alta seletividade demográfica e geográfica, mas não oferece padronização em tabelas de preços, prendendo pouco a atenção do público e a exposição é transitória.
( ) Flexível e oportuno, possui boa cobertura local de mercado com ampla aceitação e alta credibilidade, mas possui vida curta, baixa qualidade de reprodução e público reduzido.
( ) Alta seletividade demográfica e geográfica, credibilidade e prestígio, com reprodução em alta qualidade e vida longa, mas não oferece geralmente garantia para a posição, e a contratação publicitária deve ser muito antecipada.
( ) Personalizado, com inexistência de concorrência na mesma mídia, flexibilidade e audiência seletiva, mas o custo é relativamente elevado.
( ) Apela para os sentidos alcançando grande atenção e cobertura abrangente, mas o custo é muito elevado, com grande concorrência, menor seletividade e exposição transitória. A sequência está correta em:
I. Criação e mídia caminham juntas, não dá para criar sem considerar o meio em que a mensagem será veiculada.
II. Atendimento e criação vivem eternamente uma disputa, cada qual querendo fazer prevalecer seus pontos de vista sobre o melhor direcionamento para o trabalho publicitário.
III. A responsabilidade final sobre a qualidade da produção gráfica, eletrônica ou digital das peças publicitárias é da área da criação.
IV. A turma de criação deve ficar isolada dos planejadores que vão elaborar o planejamento de comunicação para determinada campanha, para não os influenciar antecipadamente com suas ideias preconcebidas.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas: