Questões de Vestibular Sobre comunicação e programação visual em design gráfico

Foram encontradas 1 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172070 Design Gráfico
A produção gráfica tropicalista usava um leque de referências e conceitos de vários outros movimentos estéticos, como a psicodelia, o neo Art Nouveau e a Pop Art,tendo como umdos principaisrepresentantes brasileiros desse então recente modo de criação o designer Rogério Duarte (1939-2016). Nascido em Ubaíra (Bahia), Duarte foi um designer, ilustrador, músico, escritor, tradutor e professor, sendo considerado um dos criadores da Tropicália.
Para o cartaz do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, do cineasta Glauber Rocha, que também era baiano, Rogério Duarte criou uma das maiores referências do design gráfico brasileiro: ao mesmo tempo que é reafirmada a preocupação modernista com grids e a diagramação simétrica das peças, Duarte acrescentava camadas exuberantes de cores quentes em torno da cabeça do personagem principal da película, representado como um cangaceiro da caatinga nordestina, ofuscando, assim, a nitidez da fotografia utilizada.
Disponível em: https://mareacarol.medium.com/. Acesso em: 1 jul. 2022 (adaptado).

Imagem associada para resolução da questão



Considerando as informações apresentadas no texto e na imagem, juntamente com o seu conhecimento sobre as diversas dimensões da cor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O uso das cores quentes feito por Rogério Duarte, no cartaz do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, tem a função de reproduzir a temperatura de onde é ambientado o filme, gerando um certo desconforto visual.
PORQUE
II. A cor existe objetivamente como um elemento físico, mesmo que, no geral, nos relacionemos com ela de maneira subjetiva, pois cada cor é carregada de significados que podem ser distintos, dependendo do local e cultura.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: A