Questões de Vestibular
Sobre produção gráfica em design gráfico
Foram encontradas 6 questões
CLAZIE, I. Portfólio digital de design: um guia prático para apresentar seus trabalhos on-line. São Paulo: Blucher, 2011 (adaptado).
De acordo com o atual cenário de desenvolvimento de portfólios digitais, avalie as afirmações a seguir.
I. Na construção de um portfólio, é fundamental inserir, em uma estrutura cronológica de informações, todos os trabalhos já realizados e criar um layout com tipografia clara, que evite conflito de figuras e letras.
II. Os conhecimentos sobre ramos de negócios e potenciais empregadores e clientes são importantes para começar uma pesquisa de desenvolvimento de portfólios, pois possibilitam descobrir o público-alvo e os tipos de trabalhos mais demandados.
III. O desenvolvimento de uma estratégia para a construção de portfólio digital é um passo importante quando se quer tirar o máximo proveito do resultado final, pois permite criar uma aproximação com o público-alvo a partir da formatação da identidade visual e da atualização constante de conteúdos.
É correto o que se afirma em
Uma imagem digital salva no espaço de cores RGB (red, green e blue) e manipulada em programa de edição de imagens pode conter 256 tons (ou mais) para cada canal de cor, que, se multiplicados, geram, aproximadamente, 16,7 milhões de tonalidades na tela do computador.
Considerando as informações apresentadas e que essa imagem colorida será impressa no sistema offset de impressão, avalie as afirmações a seguir.
I. As cores em quadricromia são impressas por meio de uma grade de pontos de diversos diâmetros chamada retícula convencional, criando o padrão roseta.
II. Se o objetivo é impressão, o espaço de cores RGB deve ser modificado para CMYK, o qual possui quatro canais de cores, sendo possível converter novamente a imagem para RGB sem perda de informação.
III. A ampliação da gama de cores em uma impressão em policromia é possível quando se opta por um sistema de impressão com seis ou sete cores.
É correto o que se afirma em
O apoio de Doritos® ao movimento começou no Brasil em 2017, quando o produto foi lançado. Desde então, a marca iniciou as parcerias com organizações não governamentais e expandiu sua atuação para todas as regiões do Brasil, além de aumentar a assistência a programas e projetos como abrigos, oficinas de capacitação e cursos profissionalizantes para membros da comunidade LGBTQIAPN+.
Com base no texto apresentado e nos conceitos relacionados a sistemas de identidade visual, avalie as afirmações a seguir.
I. A identidade visual é um conjunto de elementos organizacionais visíveis que pode possuir significados relacionados a um contexto específico, como no caso da campanha Doritos® Rainbow, que visa gerar emoções, reflexão e visibilidade para a comunidade LGBTQIAPN+.
II. A nova embalagem de Doritos® Rainbow pode ser considerada uma estratégia que visa exclusivamente o pink money (“dinheiro rosa”, como é chamada a renda proveniente da comunidade LGBTQIAPN+), uma vez que o redesign da identidade visual tem como objetivo uma imagem positiva da marca sem o real engajamento da empresa com o movimento.
III. A PepsiCo construiu, no caso da identidade visual do Doritos® Rainbow inspirada na simbologia do movimento LGBTQIAPN+, associações da marca com os valores do público, utilizando estratégias não só para comunicar e defender causas, mas também para garantir a competitividade e a lucratividade, já que o consumidor, após perceber o valor da marca e da causa, assimila-o como motivação ao consumo dos produtos.
É correto o que se afirma em
Considerando o texto apresentado e as especificidades metodológicas descritas, avalie as afirmações a seguir, acerca da fase de proposição.
I. Na fase de proposição, também conhecida como conceituação, o designer cria esboços e modelos visando encontrar a alternativa mais promissora.
II. A fase de proposição é proveniente da compreensão, pois a busca por elementos conceituais eficazes depende do problema explorado.
III. A análise de informações relevantes de empresas similares, ou seja, a relação de pontos fracos e pontos fortes dos semelhantes, acontece dentro da fase de proposição.
É correto o que se afirma em
Incorporar a cultura afro-brasileira a uma estética de quadrinhos de super-heróis norte-americanos é a premissa da HQ independente "Contos dos Orixás", do autor e ilustrador baiano Hugo Canuto.
Canuto conta que a ideia surgiu da vontade de ampliar a representatividade da cultura afro-brasileira dentro do mundo da cultura pop. "Eu, como baiano, acho importante falar de Orixás e acho que essa é uma maneira de quebrar preconceitos", disse. O preconceito com religiões de matriz africana se acentuou no Brasil nos anos recentes. Em 2019, houve um aumento de 47% no números de casos relacionados à intolerância religiosa, em comparação com o ano de 2017. As religiões africanas foram o alvo em 59% desses casos.
Visualmente, Canuto se inspirou nos quadrinhos norte-americanos para desenhar a história. A influência mais significativa é a do quadrinista americano Jack Kirby, figura central na Marvel das décadas de 1960 e 1970 e responsável pela concepção visual de personagens como Pantera Negra, Hulk, Thor e os X-Men.
Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/. Acesso em: 11 jul. 2022 (adaptado).
Considerando as informações do texto, os conceitos associados à semiótica e a imagem apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O autor da HQ “Contos dos Orixás” utilizou as três categorias dos signos (ícone, índice e símbolo) para incorporar a cultura afro-brasileira a uma estética de quadrinhos de super-heróis americanos.
PORQUE
II. A diagramação adotada na HQ "Contos dos Orixás" representa uma revista em quadrinhos de super-heróis; as armas são símbolos dos orixás e indicam que eles são guerreiros da cultura afro-brasileira.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Para o cartaz do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, do cineasta Glauber Rocha, que também era baiano, Rogério Duarte criou uma das maiores referências do design gráfico brasileiro: ao mesmo tempo que é reafirmada a preocupação modernista com grids e a diagramação simétrica das peças, Duarte acrescentava camadas exuberantes de cores quentes em torno da cabeça do personagem principal da película, representado como um cangaceiro da caatinga nordestina, ofuscando, assim, a nitidez da fotografia utilizada.
Disponível em: https://mareacarol.medium.com/. Acesso em: 1 jul. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas no texto e na imagem, juntamente com o seu conhecimento sobre as diversas dimensões da cor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O uso das cores quentes feito por Rogério Duarte, no cartaz do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, tem a função de reproduzir a temperatura de onde é ambientado o filme, gerando um certo desconforto visual.
PORQUE
II. A cor existe objetivamente como um elemento físico, mesmo que, no geral, nos relacionemos com ela de maneira subjetiva, pois cada cor é carregada de significados que podem ser distintos, dependendo do local e cultura.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.