Questões de Vestibular de Conhecimentos Bancários

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2023 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2023 - UFPR - Administração Pública |
Q2513195 Conhecimentos Bancários
Se por um lado há uma discussão indefinida sobre as políticas econômicas serem ativas ou passivas, por outro, “os formuladores do governo federal consideram que a estabilidade econômica é uma de suas principais responsabilidades” (MANKIW, 1998, p. 278), e para tal a Política Fiscal é um instrumento. Sobre a Política Fiscal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Gestão Financeira |
Q2173974 Conhecimentos Bancários
Após a recessão econômica mundial ocasionada pela pandemia de Covid-19, muitos brasileiros veem o mercado de moedas digitais como uma aplicação financeira. Tais ativos financeiros, também conhecidos como criptomoedas ou moedas virtuais, assemelham-se a moedas, em seu sentido tradicional, com a grande diferença de que estas são controladas por um órgão ou governo — a Casa da Moeda, no caso do Brasil —, ao passo que aquelas, em sua maioria, não se submetem a um órgão regulador.
Prometendo descomplicar o sistema financeiro, as criptomoedas dispensam intermediários em suas transações, que são realizadas por meio de um sistema chamado blockchain, composto por dois mecanismos: o block, capaz de registrar a movimentação dos ativos, e o chain, função algorítmica que gera uma impressão digital, o que possibilita individualizar cada criptomoeda. Quando o assunto passa a ser a regulamentação das moedas digitais no cenário nacional, é imperioso destacar o Comunicado Bacen n. 25.306/2014, no qual se diferencia criptomoedas de “moeda eletrônica”.
Disponível em: https://exame.com/bussola/tributacao-de-criptomoedas-avanco-ou-violacao-da-legalidade/. Acesso em: 25 jun. 2022 (adaptado).

Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. As moedas virtuais não são emitidas, garantidas ou reguladas pelo Banco Central do Brasil e possuem forma, denominação e valor próprios.
II. As moedas virtuais podem ser usadas como aplicações financeiras, estando, nesse caso, a compra e a guarda delas sujeitas aos riscos de perda de todo o capital investido, em razão de fraudes e da variação de seu preço.
III. As moedas virtuais não se confundem com o padrão monetário do real, de curso forçado, ou com o padrão de qualquer outra autoridade monetária; assim, também não se confundem com a moeda eletrônica prevista na legislação, que se caracteriza como recurso, em reais, mantido em meio eletrônico.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Gestão Financeira |
Q2173972 Conhecimentos Bancários
No Brasil, a meta para a inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e cabe ao Banco Central (BC) adotar as medidas necessárias para alcançá-la. O índice de preços utilizado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE).
Disponível em: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/metainflacao. Acesso em: 25 jul. 2022 (adaptado).


Acerca da atuação do Banco Central do Brasil no cenário inflacionário atual do país, avalie as afirmações a seguir.
I. O Banco Central, para enfrentar a alta inflação, pode aumentar a taxa de juros (SELIC), como ação de política monetária, e apreciar a moeda nacional, como medida de política cambial.
II. O Banco Central, no cenário inflacionário atual, pode adotar uma estratégia elevando tanto o compulsório bancário, como ação de política monetária, quanto a arrecadação fiscal, como ação de política fiscal.
III. O Banco Central do Brasil pode adotar o aumento da taxa de juros (SELIC) e a redução do compulsório bancário, sendo ambas ações de política monetária.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Gestão Financeira |
Q2173969 Conhecimentos Bancários
O Banco Central pode atuar diretamente no mercado cambial, comprando e vendendo moeda estrangeira de forma ocasional e limitada, com o objetivo de conter movimentos desordenados da taxa de câmbio.
Outro mecanismo de interferência na cotação do dólar é a taxa de juros. Ao optar pela alteração dela, o Comitê de Política Monetária (COPOM) visa atrair ou afastar investidores estrangeiros, dependendo do interesse econômico brasileiro no momento.
As exportações e importações também podem influenciar a taxa de câmbio, pois elevariam ou reduziriam a oferta de dólares no país, já que as importações significam saída de dólares e as exportações, entradas. As reservas cambiais, por sua vez, são diretamente afetadas pela entrada e saída de divisas da economia.
Quando o país possui poucos dólares e ouro em suas reservas, há mais riscos de ataques especulativos e desvalorização da própria moeda. A esse respeito, analise o gráfico a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Conforme o exposto, é correto afirmar que o Brasil possuía, no final de 2021, um estoque de reservas cambiais
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906656 Conhecimentos Bancários
O objetivo do sistema financeiro é intermediar a alocação de recursos entre agentes deficitários e superavitários. Contudo, durante esse processo, há a possibilidade de ocorrer assimetria de informação entre a instituição financeira e o agente tomador de recursos, o que aumenta o risco do crédito.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A seleção adversa e o risco moral são dois importantes problemas microeconômicos derivados de assimetria de informação observada no mercado de créditos.
PORQUE
II. O risco moral faz com que a taxa de juros cobrada ao agente adimplente seja maior e a seleção adversa faz com que bons pagadores aumentem suas demandas por crédito.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: A
5: C