Questões de Vestibular
Sobre contabilidade nacional / pib em economia
Foram encontradas 9 questões
IBGE. Sistema de Contas Nacionais Trimestrais. Valores Correntes. Disponível em: https://www.ibge.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2022 (adaptado).
Considerando os dados da tabela e os conceitos de contabilidade social, avalie as afirmações a seguir.
I. O PIB a preços de mercado corresponde ao PIB medido em termos reais, o que significa que os valores apresentados na tabela eliminam o efeito da inflação e são comparáveis entre si ao longo do tempo.
II. A despesa de consumo da Administração Pública, apresentada na Tabela, não é incluída no cálculo do PIB a preços de mercado, a fim de se evitar a chamada “dupla contagem”.
III. O saldo externo de bens e serviços deve ser somado aos demais componentes da demanda agregada, incluindo a variação de estoques, para obtenção do valor do PIB a preços de mercado.
É correto o que se afirma em
DE CARVALHO, F. J. C. et al. Economia Monetária e Financeira: Teoria e Política. 3. ed. São Paulo: GEN Atlas, 2015 (adaptado).
Considerando as relações entre as variáveis financeiras expressas nessa equação, avalie as afirmações a seguir.
I. O Banco Central, ao alterar as taxas de juros das operações de redesconto e empréstimos aos bancos comerciais, está interferindo diretamente na razão d.
II. O multiplicador monetário, ao ser ajustado por meio do aumento das reservas dos bancos, constitui estratégia dos bancos centrais para enfrentar as crises de liquidez.
III. O aumento da aversão ao risco dos bancos comerciais contrai os meios de pagamento, em momentos de crises financeiras, como no caso do estouro da bolha do subprime.
IV. A razão e representa o percentual fixado legalmente dos depósitos à vista — que devem ser recolhidos ao Banco Central —, além de refletir a aversão dos bancos comerciais a recorrer a auxílios do Banco Central.
É correto apenas o que se afirma em
A utilidade de uma coisa faz dela um valor de uso. Essa utilidade condicionada pelas propriedades do corpo da mercadoria, pois ela não existe sem esse corpo. O seu caráter não depende do fato de a apropriação de suas qualidades úteis custar muito ou pouco trabalho aos homens. O valor de uso se efetiva apenas no uso ou no consumo. O valor de troca aparece inicialmente como a relação quantitativa, a proporção na qual valores de uso de um tipo são trocados por valores de uso de outro tipo, uma relação que se altera constantemente no tempo e no espaço. Na própria relação de troca das mercadorias, seu valor de troca apareceu-nos como algo completamente independente de seus valores de uso. No entanto, abstraindo-se agora o valor de uso dos produtos do trabalho, obteremos seu valor.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro 1, cap. 1. São Paulo: Boitempo, 2011 (adaptado).
Texto 2
Portanto, o único elemento que era comum a todas as mercadorias e diretamente comparável em termos quantitativos era o tempo de trabalho necessário para sua produção. Quando Marx considerou, abstratamente, as mercadorias, ignorando todas assuas diferenças e peculiaridades, elasforam reduzidas às incorporações materiais do trabalho em sua produção. As mercadorias, assim consideradas por Marx, eram definidas como valores.
HUNT, E. K. História do pensamento econômico: uma perspectiva crítica. Rio de Janeiro: Campus, 1982 (adaptado).
Considerando os textos apresentados, de acordo com a perspectiva marxista, avalie as afirmações a seguir.
I. O elemento comum às mercadorias que se apresenta na relação de troca ou no valor de troca das mercadorias é o seu valor.
II. O conceito de valor presente na obra de Marx decorre de bases teóricas utilitaristas.
III. A quantidade de trabalho socialmente necessária ou o tempo de trabalho socialmente necessário para a produção da mercadoria determinam a grandeza de seu valor.
IV. O valor da força de trabalho, assim como ocorre com as demais mercadorias, é determinado pela quantidade de trabalho socialmente necessária para sua (re)produção.
É correto apenas o que se afirma em
Considerando o tema do trecho acima, avalie as afirmações a seguir:
I. Sob a ótica da procura ou da despesa, o PIB é a soma das remunerações do trabalho, do capital de empréstimo e do capital de risco, dos impostos líquidos de subsídios sobre a produção e importação, e dos aluguéis. II. O PNB do país ficaria maior que o PIB de R$ 7,257 trilhões, caso o país tivesse apresentando um valor de renda recebida do exterior superior ao montante de renda enviada ao exterior. III. Os valores de bens e serviços intermediários, como matérias-primas, componentes, energia, são incluídos no cálculo do PIB em separado aos valores dos bens e serviços finais. IV. A formação bruta de capital fixo, que atingiu variação de 2,2%, não inclui o gasto das empresas em depreciação, correspondendo, portanto, ao aumento "puro" de capacidade produtiva em 2019.
Está (ão) correta(s) apenas:
O GEM classifica os países por meio de indicadores como o produto interno bruto (PIB), a renda per capita e a quota de exportação de produtos primários. A combinação desses indicadores classifica os países em três grupos, de acordo com as seguintes características:
1. predominância de atividades com forte dependência dos fatores trabalho e recursos naturais;
2. avanço da industrialização e ganhos em escala, com predominância de organizações intensivas em capital;
3. empreendimentos intensivos em conhecimento e adquiridos pela expansão e modernização do setor de serviços.
GEM - Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil: 2016, Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; Curitiba: IBQP, 2017 (adaptado).
Considerando esse texto e sabendo que Brasil, África do Sul, Turquia, Chile, Polônia e Jamaica pertencem ao mesmo grupo, é correto afirmar que esses países são orientados
Considerando-se que o quadro apresenta informações do PIB de uma economia fictícia com dois bens, é correto inferir:
O PIB real aumentou em 92,3%, e o deflator implícito do PIB aponta que os preços cresceram em média
14% entre 2011 e 2012.
Ano Veículos Habitações
Preço Quantidade Preço Quantidade
2011 20 40 50 10
2012 24 50 55 30
Considerando-se que o quadro apresenta informações do PIB de uma economia fictícia com dois bens, é correto inferir:
É impossível o PIB real diminuir quando o PIB nominal aumenta, pois o crescimento de um é a condição
para o aumento do outro.