Questões de Vestibular de Engenharia Mecânica - Termodinâmica

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2019 Banca: UFVJM-MG Órgão: UFVJM-MG Prova: UFVJM-MG - 2019 - UFVJM-MG - Vestibular - Seleção Seriada - Sasi - Segunda Etapa |
Q1345383 Engenharia Mecânica
Em 1985, um grande terremoto de magnitude 8,1 na escala Richter, ocorrido na costa oeste do México, ocasionou o desabamento de vários edifícios construídos na capital do país, a cerca de 400 km de distância da costa. A amplitude de aceleração das ondas sísmicas chegou a 2,00 m/s²2 e a frequência angular se concentrou em torno de 3 rad/s. Apesar da violência do terremoto, verificou-se que apenas os edifícios de altura intermediária desabaram, enquanto que os edifícios mais baixos e os mais altos permaneceram em pé.
Fonte: Halliday, D.; Resnick, R.; Walker, J. Fundamentos de Física, volume 2: gravitação, ondas e termodinâmica. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
O fenômeno responsável pelo desabamento dos prédios de altura intermediária, assim como a frequência natural de oscilação desses prédios, são, respectivamente.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336512 Engenharia Mecânica
As tempestades decorrem da formação das chamadas nuvens de tempestade. Uma nuvem de tempestade pode ser modelada considerando que as cargas negativas em seu interior se encontram na base da nuvem, enquanto as cargas positivas se encontram na parte superior da nuvem. Ainda, durante uma tempestade, o campo elétrico na superfície da Terra, logo abaixo da nuvem de tempestade, pode alcançar milhares de Volts por metro. Com base nessas afirmações, assinale o que for correto
As nuvens Cúmulus-Nimbus, que podem alcançar quilômetros de altura e atingir a extratosfera inferior, onde se encontra a camada de ozônio, são formadas pela convecção do ar quente e úmido que se desprende das camadas inferiores da atmosfera, principalmente nas regiões tropicais.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C