Questões de Vestibular
Sobre indução e transformadores elétricos em física
Foram encontradas 114 questões
A partir das informações apresentadas, infere-se que a potência de geração elétrica da torre de energia eólica é superior a 60 kW.
Pela configuração do equipamento representado na figura II, conclui-se que a razão entre os raios das engrenagens do rotor e do gerador é maior que 80.
No gerador desenvolvido a partir de energia eólica, ocorre um processo de conversão de energia mecânica em energia elétrica.
Considerem-se duas bobinas feitas com fios isolados eletricamente e enroladas em núcleos de ferro idênticos, conforme a figura. A partir da análise da figura e com base nos conhecimentos sobre eletromagnetismo, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
() Os núcleos das bobinas repelem-se mutuamente.
( ) Os núcleos das bobinas atraem-se, obedecendo a 3a lei de Newton.
( ) O campo magnético resultante em cada núcleo tem a mesma intensidade.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
Existem diferentes opções de produção de energia elétrica, e todas elas apresentam vantagens e desvantagens. Relacione, a seguir, as colunas que representam a forma de produção de energia elétrica com o impacto ambiental que ela provoca:
Forma de produção:
1. Usinas hidrelétricas.
2. Usinas termoelétricas.
3. Baterias.
4. Usinas termonucleares.
Impacto ambiental:
( ) Gases na atmosfera que aumentam o efeito estufa.
( ) Contaminação do solo, do ar e da água por radionuclídeos.
( ) Degradação do solo por materiais pesados.
( ) Alagamento de grandes áreas e mudança do ecossistema da região.
A seqüência correta dessa associação é:
Sempre quando temos uma diferença de potencial muito grande entre nuvens ou entre nuvens e terra, podemos ter uma descarga elétrica. É justamente a essa descarga elétrica que damos o nome de raio. Dentro das nuvens, ocorrem as chamadas correntes de convecção. Muitas vezes, essas correntes de ar são tão fortes que as colisões entre o granizo e os cristais de gelo dentro da nuvem eletrizam os cristais com carga positiva e o granizo com carga negativa.
Disponível em:<https://www.infoenem.com.br/> .
Caso essa eletrização seja muito alta, ocorre a indução de uma carga positiva na superfície da Terra, estabelecendo um campo elétrico. Assim, se o campo se tornar muito intenso,
Pesquisadores anunciaram ter utilizado nanotecnologia num protótipo capaz de recarregar celulares com a energia da vibração gerada pelo barulho do ambiente. O equipamento, do tamanho de um celular convencional, utiliza nanotubos de óxido de zinco que geram eletricidade ao serem distendidos ou comprimidos pelo barulho de conversas, de música ou de trânsito.
Disponível em: www.pagina22.com.br. Acesso em: 14 ago. 2015 (adaptado).
O equipamento em questão é capaz de obter energia elétrica através de que tipo de onda?
Nessas condições, o módulo da força eletromotriz induzida na bobina no intervalo entre 0ms e 0,6ms, em V, é igual a
As figuras representam arranjos de fios longos, retilíneos, paralelos e percorridos por correntes elétricas de mesma intensidade. Os fios estão orientados perpendicularmente ao plano desta página e dispostos segundo os vértices de um quadrado. A única diferença entre os arranjos está no sentido das correntes: os fios são percorridos por correntes que entram (⊗) ou saem (ʘ) do plano da página.
O campo magnético total é nulo no centro do quadrado
apenas em
Surgirá uma corrente elétrica induzida na espira caso ela
Em 1831, Michael Faraday (1791-1867), físico e químico inglês, descobriu a indução eletromagnética, ao verificar que toda vez que o fluxo magnético através de um circuito variava, surgia, nesse circuito, uma força eletromotriz induzida.
O gráfico mostra como o fluxo magnético varia com o tempo, em uma bobina, e, com isso, o valor absoluto da força eletromotriz máxima induzida na bobina, em volts, no intervalo de 1s a 2s, é igual a
Uma partícula eletrizada com a carga igual a 3.10−6 C desloca-se com velocidade de módulo igual a 2.102 m/s, formando um ângulo de 30° com a linha de indução magnética de um campo magnético uniforme de intensidade 1,6.10−3 T, conforme mostra a figura.
A força magnética, em 10−8 N, que atua sobre a partícula é igual a
( ) O módulo do campo magnético é proporcional ao número de espiras por unidade de comprimento do solenoide.
( ) A intensidade do campo magnético diminui quando uma barra de ferro é introduzida no seu interior.
( ) O módulo do campo magnético é proporcional à intensidade da corrente elétrica que percorre o solenoide.
A partir da análise dessas proposições, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
( ) O princípio de funcionamento de um transformador tem como base a lei de Faraday da indução eletromagnética.
( ) A bobina primária, sendo percorrida por uma corrente elétrica contínua, induz uma voltagem contínua entre as extremidades da bobina secundária.
( ) O núcleo de um transformador é construído com o material ferromagnético porque ele é facilmente imantado por um campo magnético produzido por uma corrente alternada que percorre a bobina primária.
( ) As forças eletromotrizes, no primário e no secundário, estão na razão direta das intensidades de correntes que passam por essas bobinas.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
A figura representa a curva característica de um gerador que alimenta um resistor de resistência elétrica R.
Nessas condições, é correto afirmar que a potência máxima transferida para o resistor é igual, em W, a
Considerando g = 10,0 m/s2, o menor valor da corrente que anula as trações nos fios é
De acordo com seus conhecimentos e com as informações dadas, das regiões I, II, III, IV, aquelas em que podem existir pontos nos quais o campo magnético resultante criado pelas correntes seja "não nulo", são