Questões de Vestibular
Sobre magnetismo elementar em física
Foram encontradas 140 questões
https://novaescola.org.br/conteudo/1084/o-que-e-e-como-funciona-um-acelerador-de-particulas (Adaptado)
Cientistas, em um experimento, colocam uma partícula positiva de massa 2.10-17 kg carga elétrica 2 µC que se mantém em uma trajetória circular de raio 5 cm, graças ao campo magnético de 8,0.10-5 T, perpendicular à trajetória da partícula. A velocidade da partícula, em m/s, é igual a
https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/saiba-o-que-e-a-amas-anomalia-magnetica-do-atlantico-sul/ (adaptada)
Com base no texto, qual o papel do campo magnético da Terra?
Uma carga elétrica para um referencial em repouso gera um campo eletrostático; no entanto, quando em movimento retilíneo e uniforme, ela provoca uma corrente elétrica, que é a fonte de um campo magnético, o que mostra a íntima conexão entre campo elétrico e campo magnético, conforme expressa pelo eletromagnetismo.
Considere-se que gotas de óleo eletrificadas com cargas negativas sejam colocadas na presença de um campo elétrico que aponta para baixo, ao mesmo tempo em que sofrem a ação da aceleração da gravidade. Nesse caso, encontrar os pontos de equilíbrio para as gotas de óleo permitirá descobrir que as cargas negativas em geral são compostas por entidades discretas, de mesma carga elétrica e mesma massa, chamadas de elétrons.
O espectro eletromagnético representa apenas as frequências de ondas eletromagnéticas que são visíveis ao olho humano.
A figura a seguir ilustra as linhas do campo elétrico que define a interação eletrostática entre duas cargas elétricas puntiformes. Na figura, o campo elétrico é representado por vetores cujo módulo, cuja direção e cujo sentido são diferentes para cada ponto do espaço.
Em determinado instante, um elétron penetra nessa região com velocidade na direção e no sentido do eixo y. Nesse instante, o elétron ficará sujeito a uma força magnética
Se a intensidade I da corrente elétrica no condutor diminuir continuamente,
Quando partículas com carga elétrica são aceleradas, por exemplo postas a oscilar, os campos elétricos e magnéticos associados são variáveis no tempo e constituem ondas eletromagnéticas. Podemos dizer que:
Podemos representar a região ao redor de um ímã através:
Entre os problemas antes inexplicáveis e resolvidos nesse novo período, podem-se citar
A deflexão do ponteiro do galvanômetro para direita/esquerda indica que a corrente elétrica fluindo na espira, vista desde o ponto de suspensão do ímã, tem sentido horário/anti-horário.
Em t = O, o ímã é liberado e cai. Considere três instantes de queda, (1), (2) e (3), mostrados abaixo.
Escolha a alternativa que indica, aproximadamente, a posição do ponteiro do galvanômetro nos instantes mostrados acima.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
Para que uma carga positiva movendo-se paralelamente ao eixo z atravesse essa região sem sofrer desvio em sua trajetória, o módulo de sua velocidade deve ser igual a ........ e o sentido do seu movimento deve ser ........ .
O QUE É O VENTO SOLAR?
Nada menos que 1 milhão de toneladas de matéria o Sol ejeta a cada segundo. Ela é formada por elétrons e núcleos de átomos de elementos abundantes na estrela, como hidrogênio e hélio. Acelerados pelo calor solar, eles escapam do seu campo gravitacional. “Esse turbilhão tem um campo magnético próprio que interage com o da Terra e, assim, afeta o nosso planeta”, diz o astrônomo Enos Picazzio, da USP.
Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/ Acesso em: 20 de agosto de 2015.
Um desses elétrons que possui a carga elementar de 1,6 ˑ 10–19 C penetra no campo magnético do planeta cuja magnitude vale 1,2 ˑ 10–7 T. Desprezando os efeitos gravitacionais, qual é o raio da trajetória descrita por esse elétron de massa 9,10–31 kg, sabendo que tal partícula penetra perpendicularmente o campo magnético terrestre com uma velocidade de módulo 8 ˑ 106 m/s?