Questões de Vestibular
Sobre queda livre em física
Foram encontradas 107 questões

A imagem estroboscópica precedente foi gerada por um robô com IA treinado para descrever a queda livre de objetos no vácuo e representa a queda simultânea de uma maçã e de uma pena, ambas caindo de uma altura h. Na imagem, x representa o espaço percorrido entre intervalos de tempo iguais e consecutivos.
Com base nas informações precedentes, julgue o item a seguir.
A imagem sugere que o robô com IA não foi corretamente treinado conforme a física clássica newtoniana.
Um projétil lançado perpendicularmente ao solo com velocidade inicial de 98 m/s alcançará altura máxima de 490 m.

Sabe-se que o quadrado da velocidade com a qual um corpo em queda livre atinge a superfície é diretamente proporcional à aceleração da gravidade do planeta. Considere os valores aproximados apresentados na tabela:
PLANETA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE (m/s2)
Júpiter 25
Marte 4
Netuno 11
Terra 10
Vênus 9
Com base nessas informações, o planeta que apresenta a aceleração da gravidade mais próxima à do planeta P é:
Em relação a essa situação hipotética, julgue o seguinte item, considerando que as forças atuantes sobre João são somente as que foram apresentadas.
A velocidade máxima de João pode ser calculada transformando-se em energia cinética a diferença entre a energia potencial gravitacional de João em relação à distância d e o trabalho da força de arrasto ao longo dessa mesma distância.
Em relação a essa situação hipotética, julgue o seguinte item, considerando que as forças atuantes sobre João são somente as que foram apresentadas.
O movimento do paraquedista será interrompido quando a força de arrasto igualar-se em módulo a sua força peso.
Em relação a essa situação hipotética, julgue o seguinte item, considerando que as forças atuantes sobre João são somente as que foram apresentadas.
É correto concluir que a força de arrasto tem direção igual à da força peso, mas atua em sentido oposto.
Se um helicóptero de combate a incêndios despeja água a 180 m de altura em relação ao solo, em quanto tempo, em segundos, a água e as chamas mais altas entram em contato? Despreze efeitos resistivos e considere que a água é abandonada do repouso.
(https://viagem.estadão.com.br, 01.05.18. Adaptado.)

(aventurando.com.br)
Considerando que a resistência do ar seja desprezível, que a aceleração da gravidade do local seja igual a 10 m/s2 e que, nessa atração, o salto se dê a partir do repouso, o tempo total em que uma pessoa experimenta a sensação de queda livre antes de começar a ser freada pela corda elástica é de
Na ilustração abaixo, um objeto é solto do repouso de uma certa altura.
(Hewitt, Paul G. Física conceitual. Trad.Trieste Freire Ricci e Maria Helena Gravina.9 ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.p.67.)
Sendo o peso do objeto e
a força de resistência do ar, constata-se que,

Considere a corda com massa desprezível e perfeitamente elástica. Despreze o atrito com o ar, os efeitos dissipativos e a altura da pessoa. Também adote como zero o valor da velocidade da pessoa no início da queda e g= 10,0 m/s² .
Com base no movimento de queda da pessoa no “bungee jumping”, analise as afirmativas:
I. O tamanho natural da corda (sem distensão) é de 80m . II. Na posição 2 a pessoa terá máxima velocidade escalar durante a queda.
III. A constante elástica da corda é menor que 40N/m .
IV. No ponto mais baixo atingido pela pessoa a força peso é igual à força elástica da corda.
Assinale a alternativa CORRETA
Em um problema de queda livre, sabe-se a altura h e a constante de gravidade g. Podem-se combinar essas duas variáveis para criar uma constante com dimensão de tempo.
Dentre as opções abaixo, qual é a que define essa constante de tempo?
[...] O caminhão teria colidido com o helicóptero enquanto estava a cerca de 45 km/h, a 100 m da cabine de pedágio por onde havia acabado de passar. “Se não houvesse um caminhão ali, talvez fosse possível ter feito um pouso forçado”, afirmou o delegado Luís Roberto Hellmeister.
Antes de sumir entre os viadutos, a aeronave fez uma manobra no ar, mostrando que estava sem controle, e sumiu entre os viadutos. O delegado descarta que tenha ocorrido queda livre.
Para Hellmeister, as imagens mostram que o piloto tentou realizar um pouso de emergência, pelo fato de ter seguido uma linha reta antes de cair.[...]
(Adaptado de https://www.pragmatismopolitico.com.br/2019/02/ video-queda-de-helicoptero-ricardo-boechat.html)
Não ter “ocorrido queda livre” com o helicóptero significa que:
