Questões de Vestibular Sobre reflexão em física

Foram encontradas 60 questões

Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3108388 Física


Avanços da tecnologia têm permitido o desenvolvimento de novas formas de geração de energia sustentável. Dois processos usuais de transformação de energia solar em energia elétrica são ilustrados nas figuras I e II, precedentes: a conversão de energia solar com a utilização de espelhos côncavos e a conversão de energia eólica com a utilização da velocidade do vento, respectivamente.

No método de geração de energia representado na figura I, um processo conhecido como concentração solar, espelhos côncavos são usados para concentrar a luz solar em um ponto focal (acumulador de energia), onde a energia solar é transformada em calor e, em seguida, convertida em eletricidade. Esse processo é frequentemente utilizado em usinas de energia solar termossolares.

Na geração de energia representada na figura II, a partir do rotor da hélice, a energia cinética do vento é convertida em energia mecânica. Um multiplicador de velocidade, conjunto de engrenagens sem escorregamento, transforma a rotação lenta das hélices (20 rotações por minuto) em uma rotação mais rápida (1.800 rotações por minuto) capaz de operar o gerador de eletricidade. A quantidade da energia que o vento transfere para o rotor dependerá da densidade do ar (p), da área circular de varredura do rotor (A = 9.000 m2 ) e do deslocamento de uma massa de ar (m) a uma velocidade (v). A potência do vento (Pv) associada ao deslocamento da massa de ar é definida por Pv = 1/2 ∆m/∆t ve o fluxo de massa de ar que atravessa as pás do rotor é dado por ∆m/∆t = pAv
Tendo como referência as figuras I e II e as informações precedentes, e considerando que a densidade do ar seja 1,2 kg m-3, julgue o próximo item.

Os raios solares que incidem paralelos ao eixo óptico (eixo principal) do espelho côncavo convergem para o ponto central do espelho.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2023 - UNICAMP - Vestibular Indígena |
Q2073483 Física
Dois fenômenos importantes da propagação da luz são a reflexão e a refração. Experimentos mostram que a velocidade da luz é alterada quando ela se propaga em meios diferentes. Isso explica a formação do arco-íris ou a aparência torta de uma caneta quando parte de seu corpo é colocado dentro de um copo de água. A figura a seguir mostra fenômenos de reflexão e refração.
26_.png (175×184)

 É verdadeiro afirmar que os raios da figura são classificados como
Alternativas
Q1405540 Física
As superfícies esféricas podem causar perturbações acústicas importantes porque elas atuam como verdadeiros espelhos acústicos, concentrando as ondas sonoras refletidas. Observa-se que profissionais da área do jornalismo fazem a utilização de microfones acoplados a essas calotas espelhadas côncavas com a finalidade de captar sinais sonoros enfraquecidos. Tais microfones são posicionados nas superfícies refletoras de forma que estejam localizados
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2018 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 3ª Etapa |
Q1405446 Física

Imagem associada para resolução da questão

De acordo com a figura, a luz solar, ao incidir na gota d’água,sofre

Alternativas
Ano: 2018 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2018 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 3ª Etapa |
Q1405442 Física
Dentre os fenômenos ópticos, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1369809 Física
Quando estamos próximos a uma cachoeira, é comum observarmos a formação de um arco-íris. Ele ocorre devido à incidência dos raios de luz solar sobre as gotículas de água que ficam em suspensão na atmosfera. O raio de luz, no interior da gotícula, antes de atingir nossos olhos sofre, sequencialmente, uma:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FAINOR Órgão: FAINOR Prova: FAINOR - 2019 - FAINOR - Vestibular - 2019.1 |
Q1369448 Física
Hoje em dia muito se fala a respeito da fibra óptica. Na verdade, a comunicação hoje está muito avançada graças a esse artefato. A troca de dados entre empresas, por exemplo, ocorre com menor perda de dados do que antes de seu uso. Seu funcionamento se deve principalmente à
Alternativas
Q1368243 Física
George Orwell descreveu, no livro 1984, uma sociedade totalitária onde o Big Brother (O Grande Irmão) estabelecia, com a colaboração das tecnologias da informação, um rígido controle social. No que diz respeito ao controle do Estado sobre os cidadãos e as cidadãs, pode-se considerar que Orwell fez uma previsão razoável. Com as tecnologias informadas pela ciência contemporânea as possibilidades desse controle estão disponíveis. O modelo de ondas está presente na maioria delas. Dessa forma um Big Brother atual poderia realizar os seguintes controles, EXCETO
Alternativas
Q1358073 Física
FÍSICA - Formulário e Constantes Físicas
As fibras ópticas constituem um dos dispositivos ópticos mais importantes da atualidade, já que são utilizadas nas mais diversas áreas, como em telecomunicações, medicina, aeronáutica e indústria do petróleo, entre outras. Com relação às fibras ópticas e aos princípios relacionados à propagação da luz em seu interior, assinale o que for correto.
O fenômeno da reflexão interna total garante que a luz que penetra em uma das extremidades de uma fibra óptica ideal venha emergir em sua outra extremidade.
Alternativas
Q1353592 Física
A fibra óptica é um filamento de vidro ou de material polimérico que tem capacidade de transmitir luz. Na atualidade, esse tipo de fibra é largamente utilizado em diversos ramos das telecomunicações, substituindo os conhecidos fios de cobre e melhorando as transmissões de dados na medicina e na engenharia civil, entre outras áreas.
Em uma transmissão por fibra óptica, um feixe luminoso incide numa das extremidades da fibra e, devido às características ópticas desta, esse feixe chega à outra extremidade.
A Figura 1, abaixo, representa a transmissão de luz através de uma fibra óptica, enquanto a Figura 2 mostra a secção transversal da mesma fibra, onde são indicados o núcleo, cujo índice de refração é nN,e o revestimento, de índice de refração nR.
Imagem associada para resolução da questão Figura 1 Figura 2
A transmissão da luz dentro da fibra é possível graças a uma diferença de índices de refração entre o revestimento e o núcleo. Isso ocorre devido à
Alternativas
Ano: 2009 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2009 - UEPB - Vestibular - QUÍMICA E FÍSICA - 2º DIA |
Q1353473 Física
Num dia de sol intenso, com o intuito de diminuir a intensidade da radiação solar que penetra em sua cozinha, através de uma porta de vidro transparente, a dona de casa decidiu abri-la. Com base nesta atitude, analise as seguintes proposições:

I - Ela foi feliz com tal procedimento, porque a intensidade da radiação solar na cozinha diminuiu, já que os raios solares são concentrados na cozinha pela porta de vidro.
II - Ela foi feliz com tal procedimento, porque a intensidade da radiação solar diminuiu devido à convecção solar provocada pela radiação.
III - Ela não teve sucesso com este procedimento, pois ao abrir a porta de vidro, parte da luz solar que antes era refletida, agora não é mais, assim a intensidade da radiação solar no interior da cozinha aumentou.
IV - Ela não teve sucesso, uma vez que a intensidade da radiação solar no interior de sua cozinha permanece constante.

Das proposições acima apresentadas, está(ão) correta(s):
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFAC Órgão: UFAC Prova: UFAC - 2009 - UFAC - Vestibular - Dia 2 |
Q1353358 Física
Na figura abaixo é mostrado a propagação de um feixe de luz (a) que incide sobre uma placa transparente de faces paralelas. Como consequência dessa incidência são originados outros feixes denominados (b), (c), (d), (e) e (f).
Imagem associada para resolução da questão
ALONSO, M., FINN, E. Física, Volumen II: Campos y Ondas, México, D. F.: Addison-Wesley Iberoamericana, 1985, p. 810. (com adaptações).
Análise as seguintes afirmações:
(I) Os raios (a) e (c) são paralelos. (II) Os raios (f) e (e) não são paralelos. (III) Os raios (f) e (e) são paralelos. (IV) Os raios (a) e (c) não são paralelos. (V) Os raios (b) e (d) são simétricos em relação a um eixo perpendicular à face inferior que passa pelo ponto P.
Alternativas
Q1344718 Física
Os governadores da Amazônia Legal estiveram reunidos nos dias 15 e 16 de outubro em Macapá para o VI Fórum de Governadores. Na ocasião, foi elaborada a carta de Macapá que apresenta, como prioridade, a inclusão da Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação (REDD) na proposta do governo brasileiro, a ser apresentada na 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática, no mês de dezembro, em Copenhague, na Dinamarca, contemplando as florestas tropicais com mecanismos de mercado compensatórios e não compensatórios por desmatamento evitado. Espera-se, com isso, que o Amapá possa finalmente usufruir das compensações pela manutenção de suas florestas.
Para combater a degradação ambiental, o uso de satélites constitui uma importante ferramenta nesta atividade, pois permite o monitoramento de áreas de desmatamento e identificação de focos de queimadas. As imagens dos satélites são obtidas a partir da medição da radiação que é refletida pela vegetação.
Sobre a radiação refletida de volta ao espaço pela vegetação, observada por satélites, pode-se afirmar:
Alternativas
Q1340195 Física
A fotografia mostra uma esfera metálica refletora exposta em uma das unidades do Sesc, na cidade de São Paulo.
Imagem associada para resolução da questão

Nessa fotografia, pode-se observar imagens menores e direitas, formadas pela esfera, de pessoas em pé, próximas a ela. Com relação a essas imagens, pode-se afirmar que elas são

Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEPA Órgão: UEPA Prova: UEPA - 2011 - UEPA - Vestibular - PROVA OBJETIVA – 1a Fase |
Q1340001 Física
A Lagoa dos Índios é um patrimônio ambiental amapaense que precisa ser cuidado, pois apresenta importante função tanto paisagística quanto climática. A agressão a esse ecossistema ocorre principalmente na forma de poluição do corpo d’água produzida por seus frequentadores. Considere que um ambientalista, preocupado com as consequências dessa poluição, tenta retirar uma garrafa do leito da lagoa e verifica que a garrafa não está exatamente na posição que parecia estar. A explicação para esse fenômeno deve-se:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336451 Física
Considere um feixe de luz monocromática que se propaga no ar (índice de refração igual a 1) e incide obliquamente à superfície de uma amostra de gelatina (índice de refração = √2 ), conforme ilustra a figura abaixo, onde estão apresentados somente os raios luminosos de interesse.


A mudança de direção de propagação do feixe de luz, ao passar do ar para a gelatina, é um fenômeno chamado de refração. 
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336450 Física
Considere um feixe de luz monocromática que se propaga no ar (índice de refração igual a 1) e incide obliquamente à superfície de uma amostra de gelatina (índice de refração = √2 ), conforme ilustra a figura abaixo, onde estão apresentados somente os raios luminosos de interesse.


A capacidade de visualização do feixe luminoso no interior da gelatina é explicada pelo efeito Tyndall.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336449 Física
Considere um feixe de luz monocromática que se propaga no ar (índice de refração igual a 1) e incide obliquamente à superfície de uma amostra de gelatina (índice de refração = √2 ), conforme ilustra a figura abaixo, onde estão apresentados somente os raios luminosos de interesse.


O sistema coloidal gelatina é classificado como uma emulsão.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336448 Física
Considere um feixe de luz monocromática que se propaga no ar (índice de refração igual a 1) e incide obliquamente à superfície de uma amostra de gelatina (índice de refração = √2 ), conforme ilustra a figura abaixo, onde estão apresentados somente os raios luminosos de interesse.


Como o ângulo de incidência na face 2 é inferior ao ângulo limite de incidência para esse par de meios, podemos afirmar que não ocorrerá o fenômeno de reflexão total nessa face. 
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336447 Física
Considere um feixe de luz monocromática que se propaga no ar (índice de refração igual a 1) e incide obliquamente à superfície de uma amostra de gelatina (índice de refração = √2 ), conforme ilustra a figura abaixo, onde estão apresentados somente os raios luminosos de interesse.


Utilizando os conceitos de refração e reflexão da luz, podemos afirmar que os ângulos θ2, β e θ1 valem 30°, 60° e 45°, respectivamente. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: D
5: A
6: D
7: D
8: A
9: C
10: C
11: B
12: A
13: C
14: B
15: C
16: C
17: C
18: E
19: C
20: C