Questões de Vestibular
Sobre termologia/termometria em física
Foram encontradas 38 questões
Com um termômetro graduado na escala Fahrenheit, o valor obtido da temperatura de ebulição da água será igual a:

A temperatura, na escala Celsius (ºC), que corresponde a 45 ºM é de

Um professor de física construiu um coletor solar rudimentar, colocando duas placas metálicas (uma preta e uma branca) expostas ao sol, fixando previamente um termômetro em cada uma delas, como ilustra a Figura acima (fig. P. 92, Física2/GREF-São Paulo: Editora da USP, 1998, 4ª ed.), para verificar a variação da temperatura com o tempo, em cada chapa. Após a realização de seu experimento, ele concluiu corretamente que, em intervalos de tempo iguais:
Qual das alternativas possui propriedades físicas que podem ser utilizadas para construção de termômetros para realizar medidas de variações de temperaturas?
A primeira lâmpada comercial, desenvolvida por Thomas Edison, consistia em uma haste de carbono, que era aquecida pela passagem de uma corrente elétrica a ponto de emitir luz visível. Era, portanto, uma lâmpada incandescente, que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica. Posteriormente, passou-se a utilizar, no lugar da haste, filamentos de tungstênio, cuja durabilidade é maior. Hoje, esse tipo de lâmpada tem sido substituído pelas lâmpadas fluorescentes e de LED.
As lâmpadas fluorescentes são construídas com tubos de vidro transparente revestidos internamente e contêm dois eletrodos (um em cada ponta) e uma mistura de gases em seu interior — vapor de mercúrio e argônio, por exemplo. Quando a lâmpada fluorescente é ligada, os eletrodos geram corrente elétrica, que, ao passar através da mistura gasosa, excita seus componentes, os quais, então, emitem radiação ultravioleta. O material que reveste o tubo tem a propriedade de converter a radiação ultravioleta em luz visível, que é emitida para o ambiente.
A lâmpada de LED é mais econômica que a incandescente, pois dissipa menos energia em forma de calor. Em geral, essas lâmpadas têm eficiência de 15 lumens por watt. Um lúmen (unidade padrão do Sistema Internacional) é o fluxo luminoso emitido por uma fonte puntiforme com intensidade uniforme de 1 candela e contido em um cone de ângulo sólido de um esferorradiano. A tabela a seguir apresenta características específicas das lâmpadas incandescentes, fluorescentes e de LED.
A partir do texto acima e considerando que 6,63 × 10-34 J-s seja o valor da constante de Planck, que 3 × 108 m/s seja a velocidade da luz e que a temperatura em graus Kelvin seja exatamente igual à temperatura em graus Celsius acrescida de 273, julgue o item.
Uma lâmpada de LED gasta um quarto da energia que gasta
uma lâmpada incandescente, para produzir a mesma
luminosidade.
A velocidade máxima do vento no furacão Irma em setembro/2017 chegou a 346 km/h, o que o classifica como um furacão de categoria 5.
Segundo um modelo teórico desenvolvido no MIT (Massachuttes Institute of Thecnology), um furacão pode ser tratado como uma máquina de calor de Carnot. A tempestade extrai calor do oceano tropical quente (água como fonte de calor) e converte parte do calor em energia cinética (vento).
Nesse modelo, a velocidade máxima Vmáx pode ser obtida da equação
Nessa equação, Toce e Tatm são, respectivamente, a temperatura da superfície do oceano e a temperatura no nível do topo da nuvem a cerca de 12 a 18 km, ambas em K, e E corresponde à taxa de transferência de calor do oceano para a atmosfera.
Considere, no modelo, os seguintes processos.
I - Diminuição da temperatura na superfície do oceano.
II - Aumento na diferença de temperatura entre a superfície do oceano e o topo da nuvem na atmosfera.
III- Diminuição na taxa de transferência de calor.
Quais processos contribuem para o aumento
da velocidade máxima do vento em um
furacão?

Inicialmente a câmara é imersa em um recipiente contendo água e gelo em fusão, sendo a medida da altura h da coluna de mercúrio (figura) de 2cm. Em um segundo momento, a câmara é imersa em água em ebulição e a medida da altura h da coluna de mercúrio passa a ser de 27cm. O estudante, a partir dos dados obtidos, monta uma equação que permite determinar a temperatura do gás no interior da câmara (θ), em graus Celsius, a partir da altura h em centímetros. (Considere a temperatura de fusão do gelo 0°C e a de ebulição da água 100°C).
Assinale a alternativa que apresenta a equação criada pelo estudante.
Sabemos que a temperatura do corpo humano pode ser considerada normal se estiver entre 36°C e 37,5°C.
Imagine que você esteja viajando ao exterior, num país onde a temperatura utilizada é o °F (Fahrenheit), e utiliza um termômetro nesta escala para medir sua temperatura corporal. Analise as afirmativas a seguir:
(2) Se sua temperatura for 104°F, você está com uma temperatura considerada normal.
(4) Se sua temperatura for 104°F, você está com uma temperatura de 40°C (elevada).
(8) Se sua temperatura for 97°F, você está com uma temperatura considerada normal.
(16) Se sua temperatura for 97°F, você está com uma temperatura muito elevada.
(32) Se sua temperatura for 98,6°F, você está com uma temperatura de 37°C (normal).
Assinale a alternativa que contém o somatório das
afirmativas INCORRETAS.
Ondas sonoras se propagam longitudinalmente no interior dos gases a partir de sucessivas e rápidas compressões e expansões do fluido. No ar, esses processos podem ser considerados como transformações adiabáticas, principalmente devido à rapidez com que ocorrem e também à baixa condutividade térmica deste meio. Por aproximação, considerando-se que o ar se comporte como um gás ideal, a energia interna de uma determinada massa de ar sofrendo compressão adiabática _________; portanto, o _________ trocado com as vizinhanças da massa de ar seria responsável pela transferência de energia.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as informações e as afirmativas sobre o gráfico a seguir.
O gráfico abaixo representa a temperatura (T) em função da quantidade de calor fornecido (Q) para uma substância pura de massa igual a 0,1 kg, inicialmente na fase sólida (trecho a).
I. A temperatura de fusão da substância é 30ºC.
II. O calor específico da substância na fase sólida é constante.
III. Ao longo de todo o trecho b, a substância encontra-se integralmente na fase líquida.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
As três placas de um mesmo material metálico, A, B e C, representadas na figura abaixo são submetidas a um mesmo aumento na temperatura.
Assumindo que todas as placas inicialmente estejam
em equilíbrio térmico entre si, o maior aumento na
dimensão paralela ao eixo x e o maior aumento na
área ocorrem, respectivamente, nas placas
Considere duas garrafas idênticas, uma
contendo 1 kg de leite e outra contendo 1 kg de
água, ambas inicialmente a 15 °C e expostas à
temperatura ambiente de 21 °C. A capacidade
térmica do leite integral é, aproximadamente, 3,93
kJ·K-1
·kg-1 e da água é 4,19 kJ·K-1
·kg-1
. Considere
que a condutividade e a emissividade térmica sejam
as mesmas para os dois líquidos. Com base nessas
informações, é correto afirmar que, ao atingir o
equilíbrio térmico com o ambiente,
Dados: dágua = 1,0 g/cm3 ; dgelo = 0,9 g/cm3 ;
calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g;
calor específico da água = 1 cal/gºC e
pressão atmosférica = 1 atm.