Questões de Vestibular
Sobre vetores em física
Foram encontradas 67 questões
A aceleração do objeto é
A figura I, precedente, mostra um caçador usando um arco e flecha em uma floresta, enquanto a figura II representa uma idealização da caça de uma onça, com o uso de uma flecha, lançada de uma altura h do solo, com inclinação θ e velocidade inicial vo. Na figura II, a flecha e a onça, separadas por uma distância d, são compreendidas como sistemas pontuais, estando uma árvore posicionada a uma distância L do ponto de lançamento da flecha.
Considerando as informações precedentes e a aceleração da gravidade g = 10 m/s2, tan 60 º 1,74 e cos 60 º 0,5, julgue o item a seguir.
Grandezas vetoriais, como velocidade e aceleração, são caracterizadas por módulo, direção e sentido.
Um vídeo bastante popular na Internet mostra um curioso experimento em que uma garrafa de água pendurada por uma corda é mantida suspensa por um palito de dente apoiado em uma mesa.
O "truque" só é possível pelo uso de outros palitos, formando um tipo de treliça. A figura à direita da foto mostra uma visão lateral do conjunto, destacando duas das forças que atuam sobre o palito 1.
Nesta figura, é a força que o palito 2 exerce sobre o palito 1 (aplicada a uma distância L do ponto A na borda da mesa), é a componente vertical da força que a corda exerce sobre o palito 1 (aplicada a uma distância d do ponto A) e θ é o ângulo entre a direção da força e a vertical. Para que o conjunto se mantenha estático, porém na iminência de rotacionar, a relação entre os módulos de e deve ser:
Note e adote: Despreze o peso dos palitos em relação aos módulos das forças e .
São exemplos destas grandezas:
Disponível em: https://imagesvisions.blogspot.com. Acesso em: 19 mar. 2019.
A componente horizontal da velocidade da bola se mantém até o gol, mesmo após o chute, por causa da
Um drone voando na horizontal, em relação ao solo (como indicado pelo sentido da seta na figura), deixa cair um pacote de livros. A melhor descrição da trajetória realizada pelo pacote de livros, segundo um observador em repouso no solo, é dada pelo percurso descrito na
A figura foi obtida em uma câmara de nuvens, equipamento que registra trajetórias deixadas por partículas eletricamente carregadas. Na figura, são mostradas as trajetórias dos produtos do decaimento de um isótopo do hélio (62He) em repouso: um elétron (e-) e um isótopo de lítio (63Li), bem como suas respectivas quantidades de movimento linear, no instante do decaimento, representadas, em escala, pelas setas. Uma terceira partícula, denominada antineutrino ( ⊽, carga zero), é também produzida nesse processo.
O vetor que melhor representa a direção e o sentido da quantidade de movimento do antineutrino
Analise o caso apresentado e a seguir as proposições feitas pelo professor a seus alunos.
Brincar de jogar pião fez e ainda faz parte da infância das pessoas. Ver o pião girando sem cair é algo que encanta as crianças. Agora, podemos perceber conhecimentos físicos envolvidos no rodar do pião. Nesse sentido, considere um pião girando em MCU, conforme figura a seguir, com duas esferas iguais (A e B) grudadas sobre ele nas posições indicadas.
I As esferas A e B estão sujeitas a mesma Força centrípeta.
II As velocidades angulares das esferas A e B são iguais.
III O vetor velocidade linear da esfera A é constante.
IV O módulo da velocidade linear da esfera A é menor que o módulo da velocidade linear da esfera B.
Todas as afirmações corretas estão em:
Quando necessário, adote:
• módulo da aceleração da gravidade: 10 m.s-2
• calor latente de vaporização da água: 540 cal.g-1
• calor específico da água: 1,0 cal.g-1. °C-1
• densidade da água: 1 g.cm-3
• constante universal dos gases ideais: R = 8,0 J.mol-1.K-1
• massa específica do ar: 1,225.10-3 g.cm-3
• massa específica da água do mar: 1,025 g.cm-3
• 1cal = 4,0 J
Uma corrente de 6 A percorre 1000 espiras de um solenoide de 200 cm de comprimento. Calcule a intensidade do vetor indução magnética, em tesla.
Considere a constante de impermeabilidade no vácuo µ0 = 4π.10-7 T.m/A
O diagrama vetorial da figura esquematiza as forças exercidas por dois elásticos em um dente de uma pessoa que faz tratamento ortodôntico.
Admitindo-se F = 10,0N, sen45o = 0,7 e cos45o = 0,7, a intensidade da força aplicada pelos elásticos no dente, em N, é igual a
Para os dois observadores, o módulo do vetor aceleração da caixa é igual ao módulo da aceleração da gravidade.
Para um observador parado no solo, o módulo do vetor deslocamento da caixa é maior que H.