Questões de Vestibular Sobre agricultura brasileira em geografia

Foram encontradas 148 questões

Q1857045 Geografia
A expansão das atividades agropecuárias e a ação de madeireiras e mineradoras têm ocasionado a redução dos ecossistemas brasileiros há séculos, colocando uma série de espécies vegetais sob risco de extinção. No que diz respeito a medidas que assegurem a manutenção dos ecossistemas naturais brasileiros e de sua diversidade biológica, é imprescindível que:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: SÃO CAMILO Prova: VUNESP - 2019 - SÃO CAMILO - Processo Seletivo - 2º Semestre de 2019 - Medicina |
Q1798235 Geografia
Brasil – Estimativa de área irrigada

Imagem associada para resolução da questão

(FGV-EESP. Estudo sobre eficiência do uso da água no Brasil: análise do impacto da irrigação na agricultura brasileira e potencial de produção de alimentos face ao aquecimento global, 2016. Adaptado.)
No mapa, a letra A situa uma área onde a agricultura irrigada tem se mostrado expressiva. No contexto da agricultura nacional, essa área se destaca como grande produtora de
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2016 - UEG - Processo Seletivo UEG |
Q1783372 Geografia
A modernização da agricultura brasileira, que no início do século XXI está presente em quase todas as regiões do país, ainda é tratada na literatura como sendo de cunho “conservadora”, uma vez que essa modernização
Alternativas
Q1713630 Geografia
Brasil – Produção Agrícola Municipal – 2016
Imagem associada para resolução da questão (Atlas Escolar do IBGE. Disponível em https://mapas.ibge.gov.br/escolares/ensi no-medio/brasil.html.) Acessado em 17/09/2020.)


Os mapas anteriores apresentam três culturas temporárias de extrema importância para os mercados interno e externo. Com base na sua espacialização, podemos afirmar que os mapas 1, 2, e 3 representam, respectivamente, as culturas de
Alternativas
Q1709838 Geografia
Brasil – Produção Agrícola Municipal – 2017 Cana-de-açúcar 
Imagem associada para resolução da questão


Brasil – Produção Agrícola Municipal – 2017 Manga Imagem associada para resolução da questão

(Fonte: Atlas Escolar do IBGE. Disponível em https://mapas.ibge.gov.br/ escolares/ensino-medio/brasil.html). Acessado em 10/09/2020.
A produção agrícola nacional, para os mercados interno e externo, aparece como ponto fundamental para o Produto Interno Bruto nacional. Sobre as culturas de cana-deaçúcar e manga é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2018 - UECE - Vestibular - Geografia e História |
Q1405929 Geografia
Acerca do espaço agrário no Brasil, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 09 |
Q1404688 Geografia
Taxas anuais de crescimento Agricultura Indústria Total 1920-1929 4,1% 2,8% 3,9% 1933-1939 1,7% 11,2% 4,9% 1939-1945 1,7% 5,4% 3,2%
(D’ARAÚJO, M. C. A Era Vargas. R.J: Moderna, 1997, p. 50.)
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Geografia e História 2° Dia |
Q1403733 Geografia
Atente para as seguintes afirmações sobre a organização da produção agropecuária contemporânea:


I. Os sistemas agrícolas e a produção pecuária podem ser classificados como intensivos e extensivos, de acordo com o grau de capitalização, a maquinaria e o índice de produtividade neles apresentados.
II. Na agricultura familiar, os circuitos produtivos estão envolvidos com setores industriais e de serviços nos quais é imprescindível o uso de agrotóxicos, colheitadeiras, sistemas de irrigação e estruturas complexas de armazenagem e transporte.
III. O cultivo de espécies vegetais únicas em grandes extensões de terra, tais como soja, trigo e milho, favorecem a biodiversidade e impedem a proliferação de pragas na agricultura.

Está correto somente o que se afirma em
Alternativas
Q1401645 Geografia

    A partir do final da década de 1870, as novas condições econômicas e sociais que alteravam a realidade brasileira possibilitaram a organização do movimento abolicionista no Brasil. A progressiva introdução do trabalho livre dos imigrantes europeus nas fazendas, a crescente urbanização e a diversificação da economia do Centro-Sul provocaram uma verdadeira divisão entre os proprietários. Enquanto escravocratas e abolicionistas enfrentavam-se no Parlamento, proliferavam os jornais, os clubes e as associações abolicionistas, e intensificavam-se as manifestações e comícios nas ruas das cidades.

TEIXEIRA, F. M. P.; TOTINI, M. E. História econômica e administrativa do Brasil.

São Paulo: Ática, 1991 (adaptado).

Um grupo da camada social dominante brasileira que se opôs fortemente ao movimento citado era aquele composto pelos
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2016 - UNICENTRO - Vestibular - Geografia |
Q1401371 Geografia
A agricultura brasileira, ao introduzir os modos de produção capitalista, combinou o trabalho assalariado com relações camponesas de produção, através do trabalho familiar. Nesse contexto, transformou a organização do espaço geográfico e modificou os padrões de comportamento da sociedade. Analisando-se as informações e associando-as aos conhecimentos sobre a questão agrícola no Brasil, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2018 - UNICENTRO - Vestibular - Geografia |
Q1400171 Geografia
A safra agrícola de 2017 apresentou o maior crescimento desde o início da pesquisa, em 1975, devido às condições climáticas, ao aumento de quatro milhões de hectares de área plantada e, sobretudo ao aumento da produtividade (IBGE, 2017). Na safra 2017/2018, a produção de soja foi de 116.996 milhões de toneladas, em 35.100 milhões de hectares. Destas, 49,43% são exportadas em grãos, farelo ou óleo. Observa-se, no mapa abaixo que, embora esteja presente em todo território nacional, a maior produção concentra-se em algumas regiões e estados.
Imagem associada para resolução da questão
Sobre a agropecuária brasileira, de modo geral, e a soja em particular, é correto afirmar que
I. o estado do Paraná é o segundo maior produtor de cereais, leguminosas e oleaginosas no país, responsável por cerca de 17% da produção, e o maior produtor de feijão do país.
II. a soja é um produto agrícola de curto canal de comercialização e exportação. Sua comercialização não requer beneficiamento especial após a colheita. A maior parte da comercialização (70%) dá-se através de empresas privadas transnacionais (Bunge, Cargill, ADM, etc) e nacionais (A. Maggi,I. Riedi, Sperafico etc).
III. a concentração de cooperativas nos estados da região Sul está relacionada à estrutura produtiva dessa região, onde predominam pequenas e médias propriedades, em contraste com a predominância das grandes propriedades da região centro-oeste.
IV. há distribuição desigual na produção de soja, com maior produção nas regiões centro-oeste e sul, nos estados do Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás, respectivamente.
V. enquanto o agronegócio tem sua produção voltada para o mercado externo, a agricultura familiar produz 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1399933 Geografia

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estuda a criação de uma rede em torno da cadeia produtiva de alimentos no Brasil para conter o desperdício. O país é considerado um dos dez que mais desperdiçam comida em todo o mundo, com cerca de 30% da produção praticamente jogados fora na fase pós-colheita.

Disponível em: <http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/04/26/fao-quer-reduzir-o-desperdicio-de-alimentos-no-brasil/>. Acesso em: 22 jul. 2015.

Uma ação capaz de solucionar o problema apresentado no texto é
Alternativas
Ano: 2017 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2017 - PUC - RS - Vestibular - Primeiro Dia |
Q1398473 Geografia

A produção agrícola brasileira mais uma vez apresentou uma supersafra de soja. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.


I. A produção de soja brasileira está vinculada à demanda do mercado externo, de modo a contribuir para o equilíbrio da balança comercial do País.

II. As áreas rurais voltadas ao plantio deste grão podem extrapolar características climáticas específicas de cultivo, pois as sementes são resultado de avanços tecnológicos que minimizam as condições naturais.

III. Considerando as características da alimentação da população urbana do País, há um desencontro entre a produção de soja e trigo e a demanda do mercado interno.

IV. Ainda que economicamente esse produto agrícola gere grandes dividendos, em relação à DIT (Divisão Internacional do Trabalho) não proporciona significativa geração de emprego para o trabalhador rural.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Ano: 2019 Banca: FUVEST Órgão: FUVEST Prova: FUVEST - 2019 - FUVEST - Vestibular - Primeira Fase |
Q1398030 Geografia

Imagem associada para resolução da questão


Sobre a produção agrícola brasileira e os dados apresentados nos cartogramas, é correto afirmar:

Alternativas
Q1397347 Geografia
‘(...) (Agricultores) (...) vêm manifestando uma capacidade organizativa que responde em grande parte pela existência de políticas públicas inovadoras nas atividades agrícolas brasileiras. (...) Por exemplo, o mais importante é o quadro de mudanças institucionais a que esse setor vem dando lugar, por meio das comissões municipais de desenvolvimento rural, das novas cooperativas de crédito e da ampliação (...) da quantidade de agricultores com acesso ao sistema bancário. Independentemente do juízo que se faça destas políticas de governo, (essa agricultura) hoje é uma força política da maior importância no Brasil e responde por aquilo que durante tanto tempo foi tomado como uma espécie de contradição nos termos: a construção de uma sociedade civil no meio rural (...)’.
FONTE: Ricardo Abramovay. Para juntar economia e ética, sociedade e natureza (entrevista em 08 de outubro de 2010. Trecho adaptado). Endereço eletrônico: http://ricardoabramovay.com/entrevistas-agricultura. Acesso em 21 de julho de 2018.
A qual tipo de atividade rural, o autor se refere no trecho acima?
Alternativas
Ano: 2017 Banca: ACAFE Órgão: Univille Prova: ACAFE - 2017 - Univille - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1396237 Geografia

A agropecuária sempre exerceu, ao longo da história, papel de destaque na economia brasileira.

Sobre essa atividade econômica é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2017 - UEG - Vestibular - Língua Inglesa |
Q1395612 Geografia
Em virtude de suas características físico-naturais, o Cerrado brasileiro permaneceu distante dos interesses econômicos do país por muito tempo. Somente a partir do ano de 1970 esse domínio morfoclimático foi totalmente integrado ao processo produtivo e inserido no contexto da produção agrícola do país. O principal elemento natural que impediu a sua incorporação imediata à economia do país foi
Alternativas
Q1391069 Geografia
Sobre a agricultura canavieira no Brasil, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2018 - Esamc - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1390455 Geografia
Leia o texto a seguir:
O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo e os paranaenses ingerem em média 7,5 litros por pessoa a cada ano. “O Paraná fica entre a segunda e terceira colocação nacional de estados que mais consomem agrotóxicos, revezando com São Paulo. O Mato Grosso é o primeiro, mas nós somos grandes consumidores de veneno”, avalia a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Margaret Matos de Carvalho. (Cada paranaense consome 7,5 litros de agrotóxico por ano. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2018/03/14/ cada-paranaense-consome-75-litros-de-agrotoxico-por-ano/. Acesso em: 019 ago. 2018, às 14h10)
Em relação ao uso de agrotóxicos no Brasil está correto:
Alternativas
Q1377300 Geografia
    Trata-se de um compartimento geográfico caracterizado pela especialização produtiva obediente a parâmetros externos (em geral internacionais) de qualidade e custos. Essas regiões, preferencialmente, são as que atraem os investimentos públicos e privados, transformando grandes porções do território em áreas de exclusão. [...] O território brasileiro possui inúmeros exemplos de regiões competitivas. Alguns dos casos mais contundentes são as regiões produtoras de commodities agrícolas. A exportação de grande parcela da produção, a presença de firmas transnacionais, a implantação de sistemas técnicos especialmente concebidos para viabilizar a produção, a especialização funcional das cidades locais são características comuns presentes na maioria dessas regiões.

(Ricardo Castillo e Samuel Frederico. Dinâmica regional e globalização: espaços competitivos agrícolas no território brasileiro. Mercator, janeiro/abril de 2010.)
São exemplos de regiões competitivas agrícolas no território brasileiro as áreas produtoras de
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: A
5: B
6: A
7: B
8: A
9: B
10: E
11: A
12: B
13: D
14: B
15: E
16: B
17: C
18: E
19: E
20: B