Questões de Vestibular
Sobre agricultura brasileira em geografia
Foram encontradas 138 questões

(FGV-EESP. Estudo sobre eficiência do uso da água no Brasil: análise do impacto da irrigação na agricultura brasileira e potencial de produção de alimentos face ao aquecimento global, 2016. Adaptado.)
No mapa, a letra A situa uma área onde a agricultura irrigada tem se mostrado expressiva. No contexto da agricultura nacional, essa área se destaca como grande produtora de

Os mapas anteriores apresentam três culturas temporárias de extrema importância para os mercados interno e externo. Com base na sua espacialização, podemos afirmar que os mapas 1, 2, e 3 representam, respectivamente, as culturas de

Brasil – Produção Agrícola Municipal – 2017 Manga

(Fonte: Atlas Escolar do IBGE. Disponível em https://mapas.ibge.gov.br/ escolares/ensino-medio/brasil.html). Acessado em 10/09/2020.
A produção agrícola nacional, para os mercados interno e externo, aparece como ponto fundamental para o Produto Interno Bruto nacional. Sobre as culturas de cana-deaçúcar e manga é correto afirmar:
(D’ARAÚJO, M. C. A Era Vargas. R.J: Moderna, 1997, p. 50.)
I. Os sistemas agrícolas e a produção pecuária podem ser classificados como intensivos e extensivos, de acordo com o grau de capitalização, a maquinaria e o índice de produtividade neles apresentados.
II. Na agricultura familiar, os circuitos produtivos estão envolvidos com setores industriais e de serviços nos quais é imprescindível o uso de agrotóxicos, colheitadeiras, sistemas de irrigação e estruturas complexas de armazenagem e transporte.
III. O cultivo de espécies vegetais únicas em grandes extensões de terra, tais como soja, trigo e milho, favorecem a biodiversidade e impedem a proliferação de pragas na agricultura.
Está correto somente o que se afirma em

Sobre a agropecuária brasileira, de modo geral, e a soja em particular, é correto afirmar que
I. o estado do Paraná é o segundo maior produtor de cereais, leguminosas e oleaginosas no país, responsável por cerca de 17% da produção, e o maior produtor de feijão do país.
II. a soja é um produto agrícola de curto canal de comercialização e exportação. Sua comercialização não requer beneficiamento especial após a colheita. A maior parte da comercialização (70%) dá-se através de empresas privadas transnacionais (Bunge, Cargill, ADM, etc) e nacionais (A. Maggi,I. Riedi, Sperafico etc).
III. a concentração de cooperativas nos estados da região Sul está relacionada à estrutura produtiva dessa região, onde predominam pequenas e médias propriedades, em contraste com a predominância das grandes propriedades da região centro-oeste.
IV. há distribuição desigual na produção de soja, com maior produção nas regiões centro-oeste e sul, nos estados do Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás, respectivamente.
V. enquanto o agronegócio tem sua produção voltada para o mercado externo, a agricultura familiar produz 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estuda a criação de uma rede em torno da cadeia produtiva de alimentos no Brasil para conter o desperdício. O país é considerado um dos dez que mais desperdiçam comida em todo o mundo, com cerca de 30% da produção praticamente jogados fora na fase pós-colheita.
Disponível em: <http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/04/26/fao-quer-reduzir-o-desperdicio-de-alimentos-no-brasil/>
A produção agrícola brasileira mais uma vez apresentou uma supersafra de soja. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. A produção de soja brasileira está vinculada à demanda do mercado externo, de modo a contribuir para o equilíbrio da balança comercial do País.
II. As áreas rurais voltadas ao plantio deste grão podem extrapolar características climáticas específicas de cultivo, pois as sementes são resultado de avanços tecnológicos que minimizam as condições naturais.
III. Considerando as características da alimentação da população urbana do País, há um desencontro entre a produção de soja e trigo e a demanda do mercado interno.
IV. Ainda que economicamente esse produto agrícola gere grandes dividendos, em relação à DIT (Divisão Internacional do Trabalho) não proporciona significativa geração de emprego para o trabalhador rural.
Estão corretas as afirmativas
Sobre a produção agrícola brasileira e os dados apresentados
nos cartogramas, é correto afirmar:
FONTE: Ricardo Abramovay. Para juntar economia e ética, sociedade e natureza (entrevista em 08 de outubro de 2010. Trecho adaptado). Endereço eletrônico: http://ricardoabramovay.com/entrevistas-agricultura. Acesso em 21 de julho de 2018.
A qual tipo de atividade rural, o autor se refere no trecho acima?
A agropecuária sempre exerceu, ao longo da história, papel de destaque na economia brasileira.
Sobre essa atividade econômica é correto afirmar, exceto:
O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo e os paranaenses ingerem em média 7,5 litros por pessoa a cada ano. “O Paraná fica entre a segunda e terceira colocação nacional de estados que mais consomem agrotóxicos, revezando com São Paulo. O Mato Grosso é o primeiro, mas nós somos grandes consumidores de veneno”, avalia a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Margaret Matos de Carvalho. (Cada paranaense consome 7,5 litros de agrotóxico por ano. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2018/03/14/ cada-paranaense-consome-75-litros-de-agrotoxico-por-ano/. Acesso em: 019 ago. 2018, às 14h10)
Em relação ao uso de agrotóxicos no Brasil está correto:
O agronegócio no Brasil é responsável por grande parte do Produto Interno Bruto (PIB), além de participar das exportações e da geração dos empregos. Com relação ao agronegócio brasileiro, marque V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) O agronegócio é um conjunto de atividades econômicas envolvidas com a agropecuária e a agricultura, que inclui insumos, equipamentos e serviços que garantem a produção, transformação, distribuição e consumo de alimentos.
( ) As exportações de commodities no Brasil, apesar de serem responsáveis por grande parte do PIB, ainda não podem ser consideradas participantes do agronegócio.
( ) O agronegócio na região Norte e Nordeste teve forte crescimento nos últimos anos, mas esbarra nas pressões ecológicas, visto que coloca em risco a capacidade ambiental de ecossistemas importantes do Brasil.
( ) O Pró-álcool, idealizado pelo Governo Federal na década de 1970, foi pioneiro no uso do biocombustível em grande escala nacional, e isto foi um passo importante para o agronegócio brasileiro.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a seguinte: