Questões de Vestibular
Sobre astronomia em geografia
Foram encontradas 22 questões
Os GNSS (Sistemas Globais de Navegação por Satélite, do inglês) são capazes de oferecer o posicionamento de algo em qualquer ponto da superfície da Terra. As aplicações dos GNSS incluem o monitoramento de barragens e grandes obras, a delimitação de imóveis rurais, o controle de frotas e a navegação, incluindo a terrestre, a aérea e a marítima.
Os sistemas de navegação com constelação completa para cobrir todo o globo são: o GPS (americano), o Glonass (russo), o Galileo (europeu) e o Beidou (chinês). Há ainda os sistemas parciais, como o Irnass (indiano) e o QZSS (japonês). O primeiro sistema começou a ser desenvolvido, nos Estados Unidos, em 1973.
Considerando o contexto histórico do surgimento dos GNSS e reconhecendo os países que controlavam essa
tecnologia até o início do século XXI, identifica-se que os objetivos prioritários iniciais dessas nações estavam ligados
ao seguinte campo de interesses:
Eratóstenes (276-194 a.C), matemático, poeta, geógrafo e bibliotecário da Biblioteca de Alexandria, nascido na Grécia Antiga há mais de 2000 anos, calculou as dimensões da Terra pela primeira vez com um erro muito pequeno. Seus cálculos utilizavam um modelo ........ da Terra que, na realidade, apresenta a forma ........ .
“O porta-voz da Presidência da República, informou nesta sexta-feira (5) que não haverá horário de verão neste ano (...): ‘após estudos técnicos que apontam para a eliminação dos benefícios por conta de fatores como iluminação mais eficiente, evolução das posses, aumento do consumo de energia e mudança de hábitos da população, decidimos que não haverá Horário de Verão na temporada 2019/2020’”.
Fonte: Portal G1. 5 de abril de 2019. “Governo informa que neste ano não haverá horário de verão”. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/04/05/gover no-anuncia-fim-do-horario-de-verao.ghtml
Acerca das discussões sobre o Horário de Verão no Brasil, é correto afirmar que
Um vídeo do astrônomo Carl Sagan em seu programa dos anos 1980, Cosmos, conta a história de Eratóstenes, demonstrando como os gregos antigos já haviam descoberto que a Terra é uma esfera (geoide). Para fazer isso, Eratóstenes observou a sombra de duas colunas no solstício de verão; uma coluna foi colocada em Alexandria e outra em Siena (atualmente Assuan), ambas no Egito. Ele notou que em Siena, ao meio dia, o Sol ficava em seu ponto mais alto e a coluna lá instalada projetava uma sombra com ângulo diferente daquela projetada em Alexandria. Sagan explica então que, se a Terra fosse plana, ambas as estruturas produziriam sombras iguais, mas como o planeta é esférico, o sombreamento varia.
Disponível em https://revistagalileu.globo.com/. Adaptado. 2019
Disponível em https://www.youtube.com/. Adaptado.
A esfericidade do Planeta Terra demonstrada por Eratóstenes
e relembrada por Carl Sagan explica, em conjunto com outros
fatores,
Observe as figuras:
(PETERSEN, James F.; SACK, Dorothy; GABLER, Robert E. Fundamentos da Geografia Física. 1ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014. p.52, 487.)
A quantidade de radiação solar incidente afeta
Observe a seguinte tirinha da Mafalda:
(Disponível em:<https://cageos.files.wordpress.com/2012/09/426399_ 325544644160246_1865618114_n.jpg> . Acesso em: 01 ago. 2018.)
Mafalda, na tirinha, comenta que “a Terra gira, gira...” O que caracteriza este movimento?
Respectivamente, estes movimentos provocam as seguintes consequências diretas no espaço geográfico do Planeta Terra:
Esse período do ano é conhecido como
Analise a imagem.
A visão mais comum que temos da Terra, vista do espaço sideral, esconde sua forma e sua superfície irregulares. Dentre
as superfícies terrestres observadas na imagem analisada, é
correto afirmar que a superfície
Faça parte desta experiência:
Para essa experiência serão utilizados: mesa, lanterna, blusa preta e um espelho grande, a experiência deve ser realizada a noite.
Procedimento: Coloque a lanterna em cima da mesa. Não deve haver nenhuma outra fonte de luz no quarto. Com a blusa preta vestida, você deve se posicionar a cerca de 30 cm da lanterna. Agora você deve ir rodando lentamente para a esquerda até ficar de costas para a luz projetada pela lanterna, posteriormente deve segurar o espelho e incliná-lo de tal modo que ele reflita a luz projetada pela lanterna para a parte da frente da sua blusa. Rode de novo para a esquerda até ficar de frente para a luz e, enquanto roda, observe o que passa a acontecer com a parte da frente da blusa.
Resultado: quando você está virado para a lanterna, a projeção da luz na parte da frente da sua blusa é brilhante e desaparece quando completa a meia volta e fica de costas para a lanterna. Quando é utilizado o espelho para refletir a luz da lanterna, esta volta a incidir na parte da frente da blusa, mas não é tão brilhante quanto quando incidia diretamente.
Fonte: VANCLEAVE, Janice. Ciências da Terra para jovens: 101 experiências fáceis de realizar. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993. p29.
Qual processo a experiência está representando?
TEXTO 2
O milagre de viajar
Quisera eu, então, decifrar
os dias repletos de sombras moventes,
à exaltação do que, insalubre, vaga
pelos olhos dos homens.
Quisera, enfim,
saber por que das causas e quilhas
de barco nenhum
flui das tinas
dos dias
o fumo
o rum(o)
do que se foi e nunca mais será,
como da via o milagre
de viajar!
(VIEIRA, Delermando. Os tambores da tempestade. Goiânia:
Poligráfica, 2010. p. 142.)
Os versos “os dias repletos de sombras moventes,” “o rum (o)” e “de viajar” do Texto 2 nos remetem a aspectos da orientação cartográfica, bem como a sua utilização em nosso cotidiano na superfície terrestre. Acerca do uso da sombra que se move ao longo do dia e do rumo no auxílio de nossos deslocamentos, considere a ausência de nuvens e analise as afirmativas a seguir:
I - Estando sobre o Trópico de Capricórnio durante o Solstício de Inverno para o Hemisfério Sul, durante o período claro, um poste na posição vertical em algum momento, terá sua sombra projetada para o Sul.
II - Estando sobre o Trópico de Capricórnio no Solstício de Verão para o Hemisfério Sul, um observador verifica que, ao longo do período claro, o deslocamento da sombra de um poste na posição vertical descreve um arco voltado para o Norte.
III - Estando sobre o Trópico de Câncer e, ao meio-dia, vendo que um poste na posição vertical não projeta sombra, um observador deduzirá que se trata de Solstício de Inverno para o Hemisfério Sul.
IV - Estando sobre o Trópico de Câncer, ao meio-dia, ao ver a sombra de um poste na posição vertical projetada para o Norte, um observador deduzirá que se trata do Solstício de Verão para o Hemisfério Norte.
Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:
(STEIN, Carlos; Hömrich, Sady; Bowie, David. O astronauta de mármore. In: Nenhum de Nós. Cardume, 1989. (CD).
O que faz com que, daqui da Terra, vejamos sempre a mesma face da Lua, deve-se ao fato de:
A Terra tem dois principais movimentos:o primeiro gira em torno de seu próprio eixo,chamado de rotação,e,o segundo, gira em volta do sol,movimento conhecido como translação; esses movimentos são responsáveis pelas estações do ano e pelas horas do dia.
Marque a opção correta quanto aos movimentos da Terra.
Foguete de carga da Nasa explode segundos após lançamento Foguete Antares foi lançado da Instalação de Voo Wallops, na Virgínia. Veículo levaria suprimentos para a Estação Espacial Internacional
Fonte G1, em São Paulo -28/10/2014 20h32-Atualizado em29/10/2014 01h38
O fato acima mostra que o homem ainda continua sua expansão na exploração espacial, algumas vezes tendo sucesso, outras não. Esta corrida ficou bem acirrada na época da guerra fria com uma disputa entre EUA e URSS.
Em que ano o homem conseguiu colocar o pé na lua?
I-O período lua nova é antecedido pela gradativa oposição do satélite com o Sol, na sequência Sol - Terra - Lua, caracterizando a fase crescente.
II-A Lua não gira em torno da Terra, e sim em torno de um centro de massa do sistema Terra-Lua, mostrando sempre a mesma face para um observador fixo da superfície terrestre.
III-Devido ao efeito da ação gravitacional da Lua, ao longo do dia temos duas marés baixas e duas altas.
IV-Quando da sequência Sol-Terra-Lua, caracterizando a fase da lua nova, as marés são mais intensas, devido ao efeito cumulativo da atração gravitacional dos dois astros.
Dos itens analisados, marque a alternativa em que todos estão corretos:

A expressão "FACE SUL" indica que o imóvel recebe frontalmente ampla incidência de luz solar pela manhã e sombreamento à tarde, graças ao posicionamento da fachada do prédio estar direcionado para a Baía de Todos-os-Santos.