Questões de Vestibular
Comentadas sobre cartografia em geografia
Foram encontradas 122 questões

(Adaptado de: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/o-que-e-cartografia/ convenc-o-es-cartogra-ficas.html. Acesso em: 25/08/2023.)
Com base no excerto e na figura, assinale a alternativa correta.
Tebas, Madian, Monte Hor, esfingéticos nomes. Idumeia, Efraim, Gilead, histórias que dispensam meu concurso. Os mapas me descansam, mais em seus desertos que em seus mares, onde não mergulho porque mesmo nos mapas são profundos, voraginosos, indomesticáveis. Como pode o homem conceber o mapa? Aqui rios, aqui montanhas, cordilheiras, golfos, aqui florestas, tão assustadoras quanto os mares. As legendas dos mapas são tão belas que dispensam as viagens. Você está louca, dizem-me, um mapa é um mapa. Não estou, respondo. O mapa é a certeza de que existe O LUGAR, o mapa guarda sangue e tesouros. Deus nos fala no mapa com sua voz geógrafa.
PRADO, Adélia. Terra de Santa Cruz. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
No poema de Adélia Prado, é enfatizada a seguinte função da linguagem cartográfica:

Com base nas informações apresentadas, infere-se que a latitude aproximada do Catar é:
O texto acima diz respeito à:
Adaptado de: http://lsie.unb.br/ugb/sinageo/6/10/411.pdf
Em relação à geologia do Rio Grande do Sul, é correto afirmar que a área dos municípios destacados no excerto se encontra sobre afloramentos de
O mapa é a construção mais lógica e rigorosa do mundo das imagens. Há, contudo, quem pense que ele é obra, apenas, de especialistas e de acesso restrito a poucas pessoas. Por isso, ao longo da história, tem sido objeto de usos dos mais diversos, sobretudo, no campo político e militar. Não é, portanto, de estranhar que o mapa, também, serve para fazer a guerra. Porém, sua maior utilidade é para promover a paz, diminuir a discórdia e informar a todos os cidadãos indistintamente sobre a especificidade do território em que eles habitam. O mapa tem, portanto, várias dimensões e, entre elas, a que mais inibe as pessoas quanto ao seu uso e a sua leitura, é a sua dimensão técnica.
TEIXEIRA NETO, A. Cartografia, território e poder: dimensão técnica e política na utilização de mapas Boletim Goiano de Geografia, v. 26, n. 2, jul./dez., 2006.
A correta relação entre tipo de mapa, sua característica e sua utilização está, respectivamente, indicada em
Zanilatto, R. C.; Leme, A. M.; Pancher, A. M.; Basotti, I. S. A cartografia e as geotecnologias como subsídio para o ensino de geografia: capacitação de professores de geografia da rede pública, 2017.
Sobre essa temática são feitas as seguintes afirmações:
I- A projeção cartográfica é o resultado de um conjunto de operações que permite representar no plano, por meio de paralelos e de meridianos, os fenômenos que estão dispostos na superfície esférica. II- O dia e a hora do início dos solstícios e dos equinócios se mantêm constantes de ano para ano. III- Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são o resultado crescente da utilização conjunta de mapas digitais, elaborados com base em imagens de satélite e o auxílio do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e de banco de dados georreferenciados. IV- A cartografia temática limita o planejamento de intervenções no espaço geográfico porque restringe compreender os fenômenos que o compõem. V- Para facilitar a memorização dos signos (símbolos), principalmente nos mapas, podemos explorar a analogia entre sua forma e o que eles representam.
As afirmações corretas são, apenas
Sobre as serras úmidas do Ceará, é correto afirmar que
PUTINI, Júlia. Caatinga perdeu mais de 10% de vegetação nativa nos últimos 37 anos, aponta MapBiomas. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/10/11/caatinga-perdeu-mais-de-10percent-de-vegetacao-nativa-nos-ultimos-37-anos-aponta-mapbiomas.ghtml. Acesso em: 18 out. 2022.
Analisando o excerto, observa-se que a relação entre os elementos geográficos que compõem essa porção do espaço representa o resultado de uma combinação dinâmica e instável entre variáveis físicas, bióticas e antrópicas que se comportam e evoluem dialeticamente de maneira indissociável e que, por isso, podem ser associadas
Ideias para adiar o fim do mundo
A respeito das coordenadas geográficas, julgue o item a seguir.
Os símbolos utilizados nas representações cartográficas,
seguidos de seus respectivos significados, são designados
por meio das coordenadas geográficas.
A respeito das coordenadas geográficas, julgue o item a seguir.
As coordenadas geográficas formam um sistema de
localização que se estrutura por meio de linhas imaginárias,
traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e
leste-oeste, e medidas em graus.
A respeito das coordenadas geográficas, julgue o item a seguir.
As coordenadas geográficas são elementos do mapa que
servem para indicar a localização de qualquer ponto da
superfície terrestre.
Por meio da identificação da projeção cartográfica do mapa, é possível apontar a sua direção, pois, com isso, indica-se o lado para onde fica o norte.
Na legenda cartográfica, os símbolos zonais indicam elementos naturais ou artificiais cujo aspecto mais importante é a extensão, e não a largura.
Considere que, para se descobrir a escala verdadeira de um mapa cuja escala se encontrava ilegível, tenha sido medida, no mapa, a distância entre duas cidades, encontrando-se o valor de 40 cm. Nesse caso, se a distância real entre essas duas cidades é de aproximadamente 480 km em linha reta, então a escala numérica verdadeira do mapa é 1:1.200.000.
Se um deslizamento de terras abarcar uma área pequena, cuja abrangência chega a aproximadamente 4.000 m2 , então ele deve ser representado em um mapa com escala aproximada de 1:1.000, que é uma escala grande.

I. A escala do mapa 1 é maior que a escala do mapa 2.
II. O denominador da escala do mapa 2 é maior, pois está mais reduzido.
III. Nas duas escalas, um centímetro do mapa corresponde à mesma quantidade de quilômetros na área real.
IV. A distância gráfica entre dois pontos no mapa 2 é maior do que a distância gráfica desses mesmos pontos no mapa 1.
Estão corretas apenas as afirmativas
“A relação das escalas cartográfica e geográfica é inversamente proporcional, ou seja, quanto maior for a área compreendida por um fenômeno, menor deverá ser a escala cartográfica adequada para a sua representação e quanto menor for a área de ocorrência de um fenômeno, maior deverá ser a escala cartográfica necessária para a sua representação.”
Marques AJ, Galo M de LBT. Escala geográfica e escala cartográfica: distinção necessária. Bol. Geogr. 2009. Adaptado.
No que diz respeito à escala, que é um dos elementos mais importantes nas representações cartográficas por estabelecer uma relação de proporção, assinale a afirmação verdadeira.