Questões de Vestibular
Sobre crescimento em geografia
Foram encontradas 77 questões
De acordo com o mapa, um continente teve o maior acréscimo de megacidades no século XXI. Esse acréscimo é explicado, principalmente, pelo seguinte processo social ocorrido nos últimos cinquenta anos:
Ponta de areia Ponto final Da Bahia-Minas Estrada natural Que ligava Minas Ao porto, ao mar Caminho de ferro Mandaram arrancar Velho maquinista Com seu boné Lembra o povo alegre Que vinha cortejar Maria-fumaça Não canta mais Para a moça, as flores Janelas e quintais Na praça vazia Um grito, um ai Casas esquecidas Viúvas nos portais
Escrita em 1975, a canção trata das transformações pelas quais a região em destaque passava. Ao interpretá-la à luz da Geografia, assinale a alternativa correta.
Adaptado de dailymail.co.uk, 29/06/2022.
Um fator demográfico que contribui para explicar a proporção de idosos na região metropolitana de Londres é:
A Europa Ocidental e os Estados Unidos, a partir da década de 1960, foram palcos de uma revolução nos comportamentos e costumes que mudaria a vida social e cultural no Ocidente. Atente para o que se afirma a seguir sobre esse movimento, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) A expansão do capitalismo, na década de 1950, não possui qualquer relação com os movimentos da década de 1960, visto que estes movimentos fizeram da crítica ao capitalismo sua maior bandeira.
( ) O surgimento da juventude como ator político foi uma das características marcantes da época.
( ) A crítica às igrejas tradicionais levou a uma maior expansão do ateísmo e as questões de espiritualidade deixaram de ser consideradas importantes.
( ) A revolução sexual ocorrida na década de 1960 foi uma herdeira direta da descoberta da pílula anticoncepcional e dos antibióticos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
O país de território mais extenso, o país mais populoso e o país mais povoado, respectivamente, são
País tem um crescente problema de escassez de mão de obra devido ao rápido envelhecimento da população. Há dois anos, a China deu o histórico passo de acabar com a política do filho único e permitir que todos os casais do país tivessem dois filhos, mas a medida não parece ter bastado para resolver seus problemas demográficos, o que levou o governo a estudar o fim de qualquer restrição familiar. Por mais paradoxal que possa parecer, a China, país mais populoso do mundo, com quase 1,4 bilhão de pessoas, tem um crescente problema de escassez de mão de obra devido ao rápido envelhecimento da população. O governo esperava amenizar a questão com a mudança de 2016, mas a medida não teve o sucesso esperado. [...] Para ampliar o alerta, em julho as autoridades divulgaram um dado preocupante. Após um crescimento da taxa de natalidade no país em 2016, coincidindo com o fim da “política do filho único”, o número de crianças nascidas no país caiu em 630 mil em 2017.
A política do filho único mencionada no artigo jornalístico pode ser, corretamente, associada aos conceitos da Teoria Populacional
“A população mundial vai atingir a marca de 7 bilhões de pessoas na próxima segunda-feira (31), de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), que usou estimativas de demografia e selecionou a data de forma simbólica para debater o tema e discutir ideias de crescimento e sustentabilidade”.Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/populacao-mundial-chega-7-bilhoes-de-pessoas-diz-onu.html. Acessado em 28/10/2011
Essa expectativa reacende o debate entre especialistas sobre demografia. Sobre os desafios relacionados ao crescimento populacional, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
“A cada ano, nascem 81 milhões de pessoas, o equivalente à população da Alemanha. Mantido esse ritmo, passaremos dos atuais 7,3 bilhões de habitantes para 9,6 bilhões em 2050, de acordo com as projeções da ONU. Embora não dê para estimar o máximo de pessoas que cabe no planeta, sabemos que os recursos que temos por aqui são limitados. A quantidade de água (em suas diferentes formas) e de terra é a mesma há milênios e, apesar de todo o avanço da ciência, nada indica que a humanidade será capaz de ampliá-las. Quando se combina muita gente a uma mesma quantidade de recursos, o resultado é a escassez. Apenas para ficar no básico, pode faltar água e alimento para todo mundo — que dirá saneamento básico, moradia, energia elétrica.” BARROS, Mariana. Cidades sem fronteiras. Veja.com. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/blog/cidades-sem-fronteiras/debate/superpopulacao/>. Acesso em: 12 mar. 2016.
A teoria ou reflexão demográfica implícita no texto é conhecida como:
Examine o gráfico.
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm
Sobre os fatores que explicam as variações no ritmo de crescimento da população brasileira entre
1872 e 2010, reveladas pelo gráfico, é CORRETO afirmar:
Observe o gráfico:
Com base na análise do gráfico acima assinale a proposição CORRETA.
Fonte: OCDE
A análise do gráfico permite afirmar que
SCARLATO, Francisco Capuano. População e Urbanização Brasileira. In: ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008, p.383-384.
Nos estudos da geografia da população, as teorias demográficas tentam explicar a relação entre o crescimento populacional e a pobreza. Considerando os estudos populacionais, para além da abordagem numérica, analise as alternativas que seguem:
I. Thomas Malthus foi um dos primeiros teóricos a estudar as relações entre população e as leis do crescimento econômico, influenciando, inclusive, Charles Darwin, criador da mais conhecida teoria da evolução biológica.
II. Os recenseamentos realizados pelos países membros da ONU tornaram-se importantes instrumentos de controle da fome no mundo subdesenvolvido.
III. A implantação do registro civil obrigatório na República significou a tomada, por parte do Estado, do controle político dos registros de nascimentos, mortes e casamentos, até então pertencente à Igreja.
IV. Na perspectiva reformista, o declínio da taxa de crescimento da população brasileira pela queda da fecundidade vem favorecendo a distribuição da renda nacional. V. Enquanto o estudo da demografia explica as leis de crescimento econômico e mudança na estrutura da população, a geografia da população explica os fatores das suas diferentes formas de distribuição espacial.
Estão corretas as alternativas:
I. Os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia apresentam uma elevada concentração de pessoas.
II. As regiões Norte e Centro-Oeste são as áreas mais despovoadas do país.
III.O Brasil é um dos países mais populosos do mundo; isso faz com que seja também muito povoado, pois tem uma densidade demográfica média alta.
IV.O crescimento demográfico no Brasil vem-se mantendo desde os anos 1960. Isso é reflexo da redução da taxa de fecundidade brasileira, entre outros fatores.
V. As indústrias da Região Sudeste, especialmente na cidade de São Paulo, exerceram enorme poder para atrair a força de trabalho para os centros urbanos.
Considerando V, para Verdadeiro, e F, para Falso, a opção que contém a sequência correta é
I - O século XX apresentou o mais rápido processo de urbanização conhecido pela humanidade, fazendo com que ao final deste período a população mundial já fosse majoritariamente urbana.
II - As megacidades com mais de dez milhões de habitantes se concentram majoritariamente nos países onde o processo de industrialização clássica favoreceu a urbanização acelerada e uma rede urbana macrocefálica.
III - Os países subdesenvolvidos, em grande parte agrários, apresentam um crescimento mais acelerado das suas metrópoles que os países centrais mais urbanizados, motivo pelo qual o maior número de megacidades tende a se intensificar nesse grupo de países.
IV - O crescimento explosivo das cidades no terceiro mundo transfere a pobreza presente no campo para suas metrópoles, cujo crescimento é concomitante com a falta de infraestrutura, desemprego ou subemprego, aumento da violência, surgimento de favelas e outros tantos problemas geralmente denominados de urbanos.
Estão corretas apenas as proposições:
A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
Observe os dados do IBGE para os três maiores municípios do Vale do Jequitinhonha
Fonte:http://cidades.ibge.gov.br/v4/brasil/mg/diamantina/panorama; http://cidades.ibge.gov.br/v4/brasil/mg/almenara/panorama; http://cidades.ibge.gov.br/v4/brasil/mg/aracuai/panorama
Comparando os dados dos três municípios, é CORRETO afirmar que:
1) Em aproximadamente 170 anos, o primeiro bilhão de habitantes foi quadruplicado.
2) No final do século passado, a população aumentou em 1 bilhão de habitantes em cada 15 anos.
3) Embora a população mundial esteja crescendo muito, ela tende a se estabilizar.
4) Quando a população mundial era em torno de 450 milhões de habitantes, o crescimento populacional ocorria porque a taxa de mortalidade era menor que a taxa de natalidade.
Estão corretas apenas:
Conforme o texto, a expectativa é que a população mundial continue crescendo. De acordo com dados já divulgados, o aumento previsto pela ONU está projetado para: