Questões de Vestibular de Geografia - Desenvolvimento
Foram encontradas 38 questões
Associe as etapas de integração econômica internacional à sua respectiva característica.
Etapas de integração econômica internacional:
1. Zona de Preferência Tarifária 2. Zona de Livre Comércio (ZLC) 3. União Aduaneira 4. Mercado Comum 5. União Econômica Monetária
Características das etapas de integração econômica:
( ) adota uma Tarifa Externa Comum (TEC). Nessa fase do processo de integração, um conjunto de países aplica uma tarifa para suas importações provenientes de países não pertencentes ao grupo, qualquer que seja o produto, e, por fim, prevê a livre circulação de bens entre si com tarifa zero. ( ) requer a circulação de serviços e fatores de produção, ou seja, de capitais e pessoas, além da livre circulação de mercadorias. ( ) estabelece que as tarifas incidentes sobre o comércio entre os países membros do grupo sejam inferiores às tarifas cobradas de países não membros. ( ) ocorre quando existe uma moeda comum e uma política monetária com metas unificadas e reguladas por um Banco Central comunitário. ( ) consiste na eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias que incidem sobre o comércio entre os países que constituem a zona.
Adaptado de ETAPAS DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA DO MERCOSUL. Disponível em https:// www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/ comissoes-mistas/cpcms/oqueeomercosul.html/ mercosulpolitico
A numeração correta dos parênteses, de cima para baixo, é
“De fato, nesta época, o país conseguiu crescer exponencialmente, cerca de 10% ao ano, e atingiu, em 1973, uma marca recorde do Produto Interno Bruto (PIB), que aumentou 14%. O avanço veio acompanhado também de uma forte queda de inflação. A taxa, medida na época pelo Índice Geral de Preço (IGP), caiu de 25,5% para 15,6% no período. O que não se explica diante desse número, entretanto, é o fato de o crescimento ter sido muito bom para empresários, e ruim para os trabalhadores. Para que o plano de crescimento funcionasse, os militares resolveram conter os salários, mudando a fórmula que previa o reajuste da remuneração pela inflação, o que levou a perdas reais para os trabalhadores.”
Extraído de: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/29/economia/1506721812_344807.html#?rel=lom
Com base no excerto, o fenômeno de significativo crescimento econômico ficou conhecido como
http://laps.ensp.fiocruz.br/linha-do-tempo/84
Sobre o Fórum Social Mundial, afirma-se que
I. é crítico ao consumismo, à desregulamentação da economia pelo Estado e às medidas de austeridade impostas dentro da lógica neoliberal. II. propõe o desenvolvimento econômico sustentável, a valorização das minorias e a construção de uma sociedade mais equitativa na distribuição dos recursos disponíveis. III. nasce em oposição ao Fórum Econômico Mundial de Davos, propondo um modelo econômico que associe políticas neoliberais a políticas de proteção social. IV. propõe o modelo de gestão através do Estado-mínimo, apresentando-se como um evento de partidos e governos de esquerda que defendem o controle político do Estado pelos partidos de esquerda tanto na Europa quanto na América Latina.
Estão corretas apenas as afirmativas
Alguns dos principais objetivos das ações de branding de território são: aumentar seu atrativo como lugares de investimento empresarial; melhorar sua posição competitiva no mercado turístico; fortalecer a identidade dos cidadãos com seu lugar de residência e aumentar sua autoestima; obter predisposição para consumir mercadorias características de um determinado lugar; facilitar o desenvolvimento do território.
VALDIR DALLABRIDA Adaptado de GRIEBELER, M. (org.). Dicionário de desenvolvimento regional e temas correlatos. Uruguaiana, RS: Conceito, 2021.
Uma iniciativa muito praticada nas ações de branding de território é a demarcação de áreas caracterizadas pela:
Ideias para adiar o fim do mundo
“O problema é que faz muito tempo que nós começamos a achar que todos os lugares são lugares para serem ocupados pelos humanos. Pelos humanos e pelas suas tralhas. Pelos humanos e as suas tralhas tecnológicas, seu aparato, seu maquinário, suas cidades estúpidas.”
Adaptado de canalcurta.tv.br.
No trecho citado do documentário, Ailton Krenak faz uma crítica às “tralhas tecnológicas” da humanidade.
Essa crítica está associada à defesa da:
Com relação aos países enumerados, é CORRETO afirmar que
Analise a charge a seguir:
Disponível em: lyneportgeog.blogspot.com.br. Acesso em: 3 nov. 2016.
Alternativas: A charge reporta as diferenças
socioeconômicas na regionalização do espaço
mundial. É correto afirmar que a regionalização,
representada na charge, refere-se:
Observe o mapa a seguir.
Sobre a regionalização do espaço mundial proposta no mapa, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A regionalização econômica corresponde à divisão do Mundo conforme o ordenamento cartográfico dos hemisférios norte e sul, definidos pela linha do Equador.
( ) A regionalização propõe a divisão em países do Norte, ou desenvolvidos, e países do Sul, ou em desenvolvimento.
( ) A divisão Norte-Sul expressa a distribuição da riqueza no planeta, com base no processo de concentração de renda.
( ) Austrália e Nova Zelândia foram incorporadas aos países do Sul devido ao processo de colonização e de exploração a que foram submetidas até o final do século XIX.
( ) Os países do Norte possuem elevado PIB (Produto Interno Bruto) e os países do Sul apresentam maiores taxas de pobreza, violência e problemas sociais.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
(www.humorpolitico.com.br)
Assinale a alternativa que contém a característica socioeconômica brasileira apresentada na charge.
O BRASIL SOB A LAMA
O Brasil viveu, na última semana, um pesadelo. O país ainda chora os 110 mortos e mais de 200 desaparecidos deixados pela avalanche de lama da sexta-feira passada, dia 25 de janeiro, em Brumadinho (MG), causada pelo rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Vale. A tragédia tem um precedente muito próximo, também no Estado de Minas Gerais, em Mariana. Em 5 de novembro de 2015, o rompimento de duas paredes de contenção na represa da Samarco matou 19 pessoas e deixou um irreparável rastro de destruição ambiental.
É assombroso constatar que, mais de três anos depois, o Brasil continua debatendo sobre os mesmos problemas que ocasionaram a primeira tragédia. Mais ainda, que durante todo este tempo nada tenha sido feito para melhorar a segurança de tais instalações. É terrível também ver como uma parte da sociedade continua demonizando a fiscalização ambiental e militando em uma dicotomia cega e antiquada entre preservação e desenvolvimento econômico.
Adaptado de brasil.elpais.com, 01/02/2019
NÃO HÁ DESENVOLVIMENTO SEM PROTEÇÃO AMBIENTAL
O desastre de Brumadinho é uma boa oportunidade para refletir sobre uma visão muito disseminada no Brasil de que a proteção ambiental é um entrave ao desenvolvimento. Muitos acreditam que devemos desenhar políticas econômicas sem analisar suas consequências ambientais. Isso está profundamente equivocado. Os livros de economia das melhores universidades do mundo já não falam mais de crescimento sem considerar os seus impactos ambientais, que no passado eram tratados como simples “externalidades”. Na visão antiga, qualquer forma de extrair minério é boa porque faz a economia crescer. Não entra nessa perspectiva a análise do custo das vidas e da degradação ambiental decorrente de desastres como os de Brumadinho ou Mariana. Se os órgãos ambientais tivessem exigido maiores investimentos da Vale na segurança das barragens antes de conceder a licença, isso teria sido visto como um “entrave ambiental”.
VIRGÍLIO VIANA
Adaptado de brasil.elpais.com, 16/03/2019.
Nos textos são apresentados alguns dos significados dos desastres humanos e ambientais causados pelo rompimento de barragens de rejeitos de mineração em Mariana e Brumadinho.
Os desastres mencionados indicam a permanência do seguinte critério na relação entre
desenvolvimento econômico e preservação ambiental:
Analise o texto sobre portos:
A classificação dos portos quanto à localização se refere a um determinado espaço em que se implanta a estrutura portuária. Deve-se ainda destacar que a localização é definida por diversas motivações, como o interesse de integrar com o transporte terrestre e até mesmo com o aéreo. Portos marítimos ou costeiros ou litorâneos referem-se aos que estão localizados em contato com o mar, e podem ser subdivididos em portos naturais, portos de mar aberto e portos abrigados.
Disponível em: http://educacao.globo.com/artigo/portos-brasileiros. html. Acesso em: 05 maio 2019.
O tipo de porto classificado acima é exemplificado pelo:
(Hindenburgo Pires. “Indústrias globais de vigilância em massa”.
In: Floriano J. G. Oliveira et al. (orgs.).
Geografia urbana, 2014. Adaptado.)
As informações geradas pelos consumidores, quando espacializadas, permitem estabelecer padrões que interessam, particularmente, às grandes empresas. A “vigilância alienada” abordada pelo excerto, bem como o emprego do geomarketing, contribui para
As informações dos dois gráficos estão traduzidas na tabela:
Leia atentamente o seguinte excerto sobre desenvolvimento sustentável:
“A natureza se levanta de sua opressão e toma vida, revelando-se à produção de objetos mortos e à coisificação do mundo. A superexploração dos ecossistemas, que os processos produtivos mantinham sob silêncio, desencadeou uma força destrutiva que [...] gera as mudanças globais que ameaçam a estabilidade e sustentabilidade do planeta [...]. O impacto dessas mudanças ambientais na ordem ecológica e social do mundo ameaça a economia como um câncer generalizado e incontrolável, mais grave ainda do que as crises cíclicas do capital”.
LEFF, Enrique. In: Saber ambiental – sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 56.
Considerando o excerto acima, assinale a afirmação
verdadeira.
No mundo virtual, milhões de pessoas falam, compram, compartilham dados e se reúnem para tratar dos mais variados assuntos.
Nas figuras, os números mostram a movimentação média, em 1 minuto, de algumas das principais empresas e ferramentas de internet nos anos de 2015 e 2017.
Sobre a internet e os números mostrados nas figuras, é correto
afirmar:
Compare as imagens noturnas, obtidas através de satélite de sensoreamento remoto, que mostram a luminosidade dos principais núcleos de povoamento da Síria:
Considerando o contexto sírio no período indicado nas imagens, uma explicação para a mudança
no padrão de distribuição espacial da população é:
O plano da Mattel de lançar uma boneca Hello Barbie conectada por Wi-Fi é uma grave violação da privacidade de crianças e famílias. A boneca usa um microfone embutido para captar tudo o que a criança diz a ela e tudo o que é dito por qualquer um ao alcance do microfone. Essas conversas serão transmitidas para servidores em nuvem para armazenamento e análise pela empresa. A Mattel diz que “aprenderá tudo o que as crianças gostam e não gostam” e “enviará dados” de volta às crianças, transmitidos via alto-falante embutido na boneca.
(Susan Linn. “Agente Barbie”. O Estado de S.Paulo, 22.03.2015. Adaptado.)
Sob aspectos filosóficos e éticos, o produto descrito apresenta como implicação