Questões de Vestibular
Comentadas sobre geografia física em geografia
Foram encontradas 283 questões
Apesar da utilidade de todos os recursos tecnológicos, a produção agropecuária ainda depende amplamente da fertilidade natural do solo, da qualidade de sementes nativas e da distribuição regular de chuvas.
(Adaptado de: AB'SABER, A. Litoral do Brasil/Brazilian coast. São Paulo: Metalivros, p. 281, 2005.)
A partir de seus conhecimentos sobre o litoral brasileiro, assinale a alternativa correta.
No território ucraniano, o tipo de solo é _________ e o clima predominante é _________.
Os textos a seguir caracterizam dois biomas brasileiros.
Texto 1
No contexto da disponibilidade de água através da precipitação, destaca-se a questão do déficit hídrico na maior parte da área abrangida pelo bioma. O clima na região varia do superúmido (com pluviosidade em torno de 2 000 mm/ano), num pequeno trecho, até o semiárido, em área maior, com pluviosidade entre 300-500 mm/ano e chuvas restritas a poucos meses durante o ano.
Extraído de https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/
livros/liv97884_cap7.pdf
Texto 2
Todos os habitantes do(a) [-----] têm suas vidas marcadas pelo eterno ciclo das águas, desde o dourado, um peixe de escamas, até o ribeirinho. O início do período chuvoso ocorre, geralmente, de outubro a março com precipitação média de 1200 mm a 1400 mm e a estação de seca, entre abril e setembro. O ciclo hidrológico e a dinâmica hídrica do bioma são condicionantes importantes que garantem a alta biodiversidade e possibilitam o funcionamento ecológico de toda região.
Extraído de: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/
liv97884_cap7.pdf
Os textos 1 e 2 descrevem, respectivamente, a _________ e o(a) _________.
Adaptado de: http://lsie.unb.br/ugb/sinageo/6/10/411.pdf
Em relação à geologia do Rio Grande do Sul, é correto afirmar que a área dos municípios destacados no excerto se encontra sobre afloramentos de
TEXTO I
Seja no inverno ou no verão, as previsões do tempo frequentemente anunciam a chegada ou a aproximação de uma ‘frente fria’, preparando-nos para enfrentar alguns dias com temperaturas mais baixas e, de vez em quando, acompanhados de chuva. (...) Segundo especialista, a frente fria é uma zona de transição entre uma massa de ar quente e outra de ar frio, que, geralmente, se forma em regiões de grande contraste térmico. Quando a massa de ar se desloca, leva as condições de temperatura, de pressão e de umidade com as características de sua área de origem. Essas frentes alteram as condições climáticas dos lugares alcançados por elas em sua trajetória.
TEXTO II: Frente Fria

Eliza Kobayashi. Disponível em:https://novaescola.org.br/conteudo/2271/o-que-e-uma-frente-fria http://www.asalivre-es.com/curso-parapente/meteo/
Pode-se afirmar que a frente fria é uma consequência do(a)
Analise as informações a seguir sobre os recursos hídricos.
TEXTO I
O fato de a água possuir um ciclo de renovação por meio do processo de evaporação dos mares, dos rios e dos lagos garante sua renovação. Entretanto, este recurso vital à nossa sobrevivência está se esgotando. O principal problema está associado à relação entre o tempo necessário para essa renovação e o ritmo de exploração dos recursos hídricos. Para se ter ideia, de acordo com os dados da WBCSD (World Business Council for Sustainable Development), em 60% das cidades europeias com mais de 100.000 pessoas, a água subterrânea está sendo usada em um ritmo mais rápido do que pode ser reabastecida. Por essa razão, a escassez de água é um problema que já afeta quase todos os continentes, e, de acordo com dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em 2025, cerca de 1,8 bilhão de pessoas viverão em países ou regiões com escassez de água absoluta. Além disso, mais da metade da população mundial poderia estar vivendo sob estresse hídrico, o que corresponde a um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de água em determinada região.
TEXTO II
Índice de disponibilidade de água per capita (m³/pessoa/ano)
https://saveh.ambev.com.br/artigos/a-disponibilidade-de-agua-no-mundo-e-no-brasil. Saveh, 2020.
Em situação de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos, no Brasil, é destinado à (ao)
https://www.infoescola.com/biomas/florestas-equatoriais/
A descrição se refere à vegetação ilustrada em
Sobre as serras úmidas do Ceará, é correto afirmar que
PUTINI, Júlia. Caatinga perdeu mais de 10% de vegetação nativa nos últimos 37 anos, aponta MapBiomas. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/10/11/caatinga-perdeu-mais-de-10percent-de-vegetacao-nativa-nos-ultimos-37-anos-aponta-mapbiomas.ghtml. Acesso em: 18 out. 2022.
Analisando o excerto, observa-se que a relação entre os elementos geográficos que compõem essa porção do espaço representa o resultado de uma combinação dinâmica e instável entre variáveis físicas, bióticas e antrópicas que se comportam e evoluem dialeticamente de maneira indissociável e que, por isso, podem ser associadas
Overbeck, G. E. et al. Fisionomia dos Campos. Capítulo 3. In: Os Campos do Sul/Editores: Valério De Patta Pillar e Omara Lange. Porto Alegre: Rede Campos Sulinos – UFRGS, 2015.
Sobre os Campos Sulinos, suas características e correlações ambientais, analise as afirmações a seguir.
I. A diversidade dos Campos Sulinos é evidenciada quando se observa a sua ocorrência em outros biomas, como o Pampa na metade sul e oeste do Rio Grande do Sul, e na vegetação campestre do Planalto SulBrasileiro, onde faz parte do bioma Mata Atlântica. II. O termo “estepe” é utilizado para designar campos sob a ação do clima onde a baixa precipitação durante a estação quente impede o crescimento de vegetação florestal, o que não é o caso no Sul do Brasil. III. A aparência geral dos Campos, ou seja, sua fisionomia, é determinada, em grande parte, pela estrutura da vegetação e, de modo particular, pelo grau de cobertura, pela altura do estrato arbóreo e pela presença de espécies lenhosas.
Está correto o que se afirma em
( ) Em encostas que apresentam declividade acentuada, os movimentos de massa são fenômenos naturais, ou seja, fazem parte da dinâmica externa da crosta terrestre e são agentes que participam da modelagem do relevo ao longo do tempo.
( ) O movimento de massa e o processo de erosão fluvial que ocorrem nas encostas dos morros são ocasionados por, respectivamente: peso acumulado sobre o solo e grandes quantidades de chuva.
( ) Nas regiões serranas no Brasil, inclusive as próximas ao litoral, com Clima Tropical Semiúmido ou Úmido, são comuns os deslizamentos em condições climáticas extremas, como as dos meses de verão.
( ) As áreas de risco, como encostas de morros, costumam ser ocupadas, em grande parte, pela população de baixa renda, visto que a especulação imobiliária tem tornado o solo urbano mais caro, tornando inviável, para a população mais pobre, a aquisição de terrenos e moradias em áreas seguras e com boa infraestrutura.
Zelão (1960)
Todo morro entendeu quando o Zelão chorou
Ninguém riu, ninguém brincou, e era carnaval
No fogo de um barracão
Só se cozinha ilusão
Restos que a feira deixou
E ainda é pouco só
Mas assim mesmo o Zelão
Dizia sempre a sorrir
Que um pobre ajuda outro pobre até melhorar
Choveu, choveu
A chuva jogou seu barraco no chão
Nem foi possível salvar violão
Que acompanhou morro abaixo a canção
Das coisas todas que a chuva levou
Pedaços tristes do seu coração
SÉRGIO RICARDO Adaptado de m.letras.mus.br.
O climograma que melhor representa elementos climáticos da cidade onde poderia ocorrer o
evento descrito na letra da canção é:
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 24 jul. 2015 (adaptado).
A técnica contribuiu para o desenvolvimento do problema porque causou o(a)
Julgue o item, relativos às estruturas geológicas que compõem o relevo terrestre.
Nos terrenos mais antigos da crosta terrestre, chamados de
crátons, encontram-se jazidas de minerais metálicos.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 30 ago. 2013.
Qual fato geográfico favorece a ocorrência mostrada na imagem?