Questões de Vestibular
Sobre histórico em geografia
Foram encontradas 57 questões

Ainda que a divisão social do trabalho tenha se tornado mais complexa na manufatura, o trabalho artesanal permaneceu sendo a base do processo de produção.
ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos, volume I, 3. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2013, p. 256.
Sobre essa relação entre industrialização e urbanização, tem se que:

https://thumbs.dreamstime.com/br
A imagem acima representa as quatro revoluções industriais que o mundo conhece. Analise as assertivas a seguir: 1. Se caracteriza por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico. 2. Se concentra na energia mecânica e nos motores a vapor. Iniciou-se no final do século XVIII sendo a mecanização da indústria têxtil um dos casos mais conhecidos. 3. Com o advento da tecnologia de informação, a informatização (computadores mainframe, computadores pessoais e a internet) entram na fábrica para automatizar tarefas mecânicas e repetitivas. Isso começa a ocorrer no século passado, a partir dos anos 1970, existindo até hoje. 4. Se caracteriza pela eletrificação da fábrica, pela utilização dos métodos científicos de produção culminando com a fábrica de produção em massa, cujo exemplo mais famoso é linha de montagem de Henry Ford em 1913.
A ordem cronológica que corresponde às Revoluções Industriais de acordo com os acontecimentos é
Fonte: JORNAL DO BRASIL, 19 DE FEVEREIRO DE 1997.
A crítica apresentada pela charge refere-se
Após a leitura, com atenção, das afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta:
I. A Primeira Revolução Industrial se caracteriza pela substituição da manufatura pela maquinofatura e a Segunda Revolução Industrial se caracteriza pelo uso da eletricidade e do petróleo, responsável pelo impulso na indústria automobilística.
II. A Terceira Revolução Industrial é também chamada de “informacional” e promoveu um grande avanço no fluxo de informações, rapidez dos transportes e formação de redes digitais ocasionando transformações na organização do trabalho.
III. As atuais “transnacionais”, antes
denominadas multinacionais, formaram-se a
partir dos trustes e oligopólios com filiais em
diversos países do mundo.
LOPES, André. Elas vão substituir você. VEJA. São Paulo: Abril, e. 2567, a. 51, n.5, 31 jan. 2018, p. 80-83.
Ao longo da história da humanidade, mudanças nas técnicas e nas relações de produção estiveram associadas
Essa fase produtiva, à qual o texto se refere, é denominada:
Os fatores locacionais da indústria são elementos socioespaciais necessários para atrair o maior número possível de fábricas e empresas em um determinado local.
Os conhecimentos referentes aos fatores de localização industrial permitem afirmar:
Leia o texto.
Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial (FEM), escreveu, em artigo publicado na “Foreign Affairs”, que:
A 1a revolução industrial usou água e vapor para mecanizar a produção entre o meio do século XVIII e o meio do século XIX.
A 2a revolução industrial usou a eletricidade para criar produção em massa a partir do meio do século XIX.
A 3a revolução industrial usou os eletrônicos e a tecnologia da informação para automatizar a produção na segunda metade do século XX.
Agora, no século XXI, a 4a revolução industrial é caracterizada pela fusão de tecnologias entre as esferas física, digital e biológica.
https://tinyurl.com/y72sm8v5> Acesso em: 17.09.2018. Adaptado.
De acordo com a tendência expressa no texto, a última
revolução industrial citada pelo autor caracteriza-se por
Muitas invenções e descobertas dessa fase foram fruto de pesquisas científicas sistemáticas realizadas em laboratórios de universidades ou de indústrias. Os empresários passaram a investir no trabalho dos cientistas, buscando inventos que gerassem lucros.
A indústria química, por exemplo, benefiiou-se dessa aproximação, o que resultou na produção de fibras sintéticas, inseticidas, celuloide [...], borracha vulcanizada [...], corantes artificiais, adubos, explosivos [...], entre outros.
DOMINGUES, Joelza Esther. História em Documento. Imagem e texto. 8. 2ªed. São Paulo: FTD, 2013. p.192.
O texto descreve a relação entre ciência e indústria característica da
Podemos afirmar corretamente que a sociedade de massas surgiu
O Fordismo se caracteriza pela
No século XIX, o movimento mais amplo é a Revolução Industrial, cuja força-motora é a Grã-Bretanha, que passa a ocupar, sem o menor esforço, o lugar da Espanha e de Portugal na América do Sul, tanto para escoar seus produtos industriais como para controlar os circuitos comerciais. Os novos Estados endividam-se para comprar as maravilhas da indústria inglesa e os ingleses contentam-se em fazer negócios. Em Cuba, as companhias norte-americanas apropriam- -se das terras açucareiras. Pouco depois, as planícies da América Central são atacadas: está nascendo o império bananeiro, controlado por Boston.
(Marc Ferro. Histórias das colonizações, 1996. Adaptado.)
O excerto alude
Assinale a alternativa que corresponde ao Toyotismo:
O modo de produção industrial caracterizado corresponde
A charge satiriza uma determinada característica do método de produção industrial taylorista/fordista, mostrada do ponto de vista do operário.
Nesse contexto, é correto afirmar que, no método de produção abordado, ocorre